Quando se trata de anúncios on-line no Facebook Ads, principalmente quando se é iniciante, fica aquela dúvida ao escolher o objetivo de campanha: Tráfego ou Conversão? Em qual devo investir? Como escolher? Quando usar? Qual o melhor?
Não se desespere, nesse artigo iremos entender o que cada um significa, em qual investir e em quais situações cada um é mais adequado. Então leia até o final para que você possa preencher seus conhecimentos acerca desses 2 objetivos de campanha tão polêmicos e sair daqui expert no assunto.
Antes de tudo, é necessário saber qual a diferença entre Tráfego e Conversão, para entender qual deles você deverá investir ao subir suas campanhas em Facebook ads.
Campanhas com objetivo de Tráfego
O objetivo de tráfego tem como finalidade apresentar o seu anúncio para o seu público-alvo ou leitor com maior probabilidade de sair de um ponto A para o ponto B.
Isso acontece, pois tráfego significa movimentação ou fluxo contínuo de algo… no caso do digital, é fluxo contínuo de dados ou pessoas em determinado endereço da web.
Ou seja, ele faz com que uma pessoa saia do Facebook, por exemplo, e seja direcionado para uma página de um site, um blogpost como este, uma Landing Page ou outro destino fora daquele o anúncio foi exibido.
Campanhas com objetivo de Conversão
O objetivo de conversão tem como finalidade não só gerar o fluxo de dados e pessoas, mas também fazer com que o seu anúncio seja apresentado para as pessoas com maior probabilidade de praticarem determinadas ações no endereço de destino.
Essas ações podem ser cadastros, compras, inscrições, visualizações de conteúdo ou páginas importantes. Basicamente a conversão é o objetivo final que você deseja que aconteça para que sua campanha tenha sucesso.
Tráfego ou Conversão, qual escolher?
Agora que você entendeu a diferença entre tráfego e conversão, vamos para o próximo passo, que é saber em qual deles você deve investir.
Antes de tomar essa decisão, é preciso entender o que se quer alcançar, se são apenas mais visitantes para o blog, canal do youtube, perfil da rede social ou página específica da web, nesses casos, indicamos investir no objetivo de tráfego, pois o fluxo será mais qualitativo, com um custo mais barato e os resultados mais satisfatórios.
Se deseja fazer com que as pessoas baixem seu material, se cadastrem no site para um evento ou realizem uma compra, por exemplo, indicamos investir no objetivo de conversão, pois assim chegarão pessoas mais qualificadas a realizarem essas ações no seu site.
Tráfego ou Conversão, qual o melhor?
Como dito anteriormente, ambos os objetivos podem ser utilizados em sua estratégia de Marketing Digital. Então o simples fato de saber que o objetivo de tráfego é mais voltado para geração de visitas e conversão possui foco em gerar ações importantes em seu site, não será suficiente para tomar a decisão certa.
Para isso, você deve se atentar para o nível de consciência do seu público e o estágio da sua empresa também, além do objetivo desejado.
O seu público ainda irá descobrir aquilo que você oferece? Sua empresa é nova e ainda não é conhecida pelo seu público? Nesse caso, o melhor será investir em campanhas com o objetivo de tráfego, pois assim, as pessoas irão começar a conhecer e descobrir o seu conteúdo e a sua marca para criar um relacionamento com ela.
Além disso, o algoritmo do Facebook precisa entender o perfil ideal do seu público nesse estágio antes de partir para as conversões, pois ele ainda não tem nenhum dado e não entende qual o tipo de perfil mais propenso a realizar uma ação desejada.
Porém, se o seu produto já estiver ‘‘na boca e na consciência” das pessoas e se sua empresa já tem uma autoridade e reconhecimento além de já vir alcançando alguns objetivos, o melhor será investir em campanhas com o objetivo de conversão, pois aqui há uma identificação de qual perfil é propenso a realizar a ação desejada em seu site.
Agora é juntar as peças e alinhar o caminho a ser percorrido, entendendo tudo isso e aplicando de forma correta os resultados irão aparecer e crescer cada vez mais.
Então pegue papel e caneta, comece a planejar e anotar os detalhes: Qual objetivo quero alcançar? Qual o nível de consciência do meu público? Qual o estágio da minha empresa? Quais resultados quero atingir? E com as respostas, você irá saber definitivamente qual objetivo de campanha se encaixa melhor para a sua estratégia.
Entendendo tudo isso, você nunca mais irá ter dor de cabeça na hora de escolher o melhor objetivo de campanha a ser usado.
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