Gerar tráfego pago para e-commerce é o desejo de 11 em cada 10 empreendedores que decidiram abrir uma loja virtual. O termo está bem em alta e não se ouve falar em outra coisa no mundo do marketing digital.
Mas afinal de contas, como fazer tráfego pago para e-commerce? Existem formatos que funcionam melhor nestas campanhas de tráfego? Será ele, o tráfego pago, a única saída para atrair visitantes à sua loja?
Leia até o fim para aprender sobre isso e muito mais.
O QUE É TRÁFEGO PAGO?
Como dito anteriormente, o tráfego pago é o termo da moda. Muita gente têm o primeiro contato com o marketing digital através do tráfego pago, e não há nada de errado nisso.
Mas, é importante dar um passo atrás antes de seguir adiante. Por isso, vamos recorrer ao bom e velho dicionário para nos ajudar. Segundo o Aurélio temos:
Tráfego: “Circulação, movimento, fluxo de automóveis no trânsito / Movimentação feita pelos usuários ao acessar um site, normalmente se refere às visitas que um site pode receber.”
Pago: Quitado; cujo valor foi liquidado; que se pode pagar, quitar: carro pago.
Temos então na segunda definição da palavra tráfego o exato significado no contexto de marketing digital, atrair usuários para acessar um site.
Já o termo pago é bem comum e tem o mesmo sentido no ambiente digital.
Então quer dizer que tráfego pago é apenas a atração de usuários por meio de anúncios? Sim, se você quiser se referir a um dos objetivos de campanha, o Tráfego. E não se você estiver pensando que Mídia Paga é Tráfego Pago.
Isso porque o termo em alta é usado, por muitos profissionais da nossa área, de maneira errada, resumindo todo um mundo de possibilidades com anúncios online a um termo que diz respeito a apenas um dos objetivos da Mídia Paga.
Dito isto, a sugestão de um título mais apropriado aos Gestores de Tráfego seria Gestores de Mídia paga ou anúncios online, por exemplo.
ANTES DE COMEÇAR O TRÁFEGO PAGO
Contudo, termos a parte, vamos falar sobre as campanhas de atração de tráfego para o seu e-commerce. Antes de começar a investir em Facebook Ads, Google Ads, TikTok Ads ou qualquer outra plataforma de Ads, o mais importante é conferir se está tudo em ordem na sua loja.
Se você também possui uma loja física já entendeu o que queremos dizer. Você não convida as pessoas para conhecer sua loja sabendo que os produtos estão fora do lugar, com preços errados e a maquininha de cartão inoperante, certo?
Com o seu e-commerce é a mesma coisa. Antes de investir nos anúncios, certifique-se de que seu site é rápido, os produtos estão bem organizados em categorias com tags e ótimas descrições.
Além disso, tem mais uma série de fatores que você precisa rever antes de colocar a campanha na rua, ou melhor na rede.
Mas não se preocupe, fizemos um post com tudo o que você precisa saber para melhorar a taxa de conversão do e-commerce.
TRÁFEGO PAGO PARA E-COMMERCE
Com a casa em ordem, hora de pôr a mão na massa.
Mas se você nunca fez um anúncio para o seu e-commerce ou está apenas começando, deve estar se perguntando:
- Quanto devo investir?
- Como montar minha estratégia de Tráfego Pago?
- Tráfego ou Conversão, qual objetivo é melhor?
É normal se perguntar isso no começo, por isso vamos falar a seguir de cada uma delas.
Quanto investir em Tráfego pago para E-commerce?
Essa é uma questão mais complexa do que parece. Para chegar a esse número você precisa saber exatamente em que fase está seu e-commerce. Está apenas começando ou já sabe bem quais são seus produtos estrela, ou seja, produtos que mais vendem.
Fora isso há também as questões externas como concorrência, sazonalidade, mercado e logística. São fatores externos que influenciam muito na decisão da verba para suas campanhas de tráfego pago.
Para se aprofundar nesta questão não deixe de ler este artigo que repassamos a fundo as 4 principais estratégias para definir sua verba de mídia paga:
Quanto Investir em Mídia Paga?
Como montar minha estratégia de Tráfego Pago?
A melhor estratégia para seu e-commerce é a que traz mais resultados com o menor investimento. Dito isto, é preciso se planejar com antecedência para entrar com tudo no mercado.
Comece elencando um calendário anual com todas as datas de promoções, ofertas e períodos de liquidação.
Convenhamos, natal, dia das mães, dia dos namorados e black friday tem todo ano, então não é tão complicado se planejar com antecedência para conseguir ofertas atrativas e estoque suficiente para atender essas datas.
Feito isso, comece a planejar os períodos de campanha. Com a verba já definida, é possível destinar um valor a cada ação e até mesmo traçar metas de faturamento com base no ano anterior, por exemplo.
Se a sua loja está começando agora e não tem dados do último ano, sem problemas, busque pelas médias de faturamento de seu setor naquelas datas onde você irá rodar campanhas de tráfego.
Este assunto é extenso o suficiente para escrever um livro, e foi exatamente isso que fizemos. A boa notícia é que você pode baixar gratuitamente clicando abaixo e aprender mais sobre como montar um planejamento de mídia paga para varejo.
Tráfego ou Conversão, qual objetivo é melhor?
A resposta é um grande e belo DEPENDE.
Isso porque os objetivos correspondem a diferentes etapas de compra do consumidor no funil de vendas.
Se você ainda não conhece o conceito, não deixe de assistir o vídeo abaixo.
É muito importante saber para qual etapa do funil você vai anunciar antes de decidir o objetivo de campanha adequado.
Se você vende carros, por exemplo, será quase impossível realizar vendas para pessoas que não conhecem ou nunca viram sua marca. Por mais que você selecione o objetivo de conversão nas campanhas o resultado não virá, e o pior, você gastar muito dinheiro.
Então o objetivo da campanha não está ligado ao quanto de resultado você está “comprando” e sim a ação ideal que você deseja receber das pessoas que vão visualizar aqueles anúncios.
Por isso ter a sua persona bem definida é tão importante.
Fora isso, você também se aprofundar na questão de objetivos de campanha neste outro artigo que temos aqui no blog:
Tráfego ou conversão no Facebook Ads, qual usar?
MELHORES FORMATOS DE ANÚNCIOS PARA GERAR TRÁFEGO
Se você já leu até aqui deve ter percebido que Marketing Digital, felizmente ou infelizmente, não tem receita de bolo. Não existem verdades absolutas sobre nada e tudo muda o tempo todo.
Mas, com base em nossa experiência de quase uma década no jogo vamos elencar a seguir alguns dos melhores formatos em Google Ads e Facebook Ads para gerar mais tráfego para seu e-commerce:
GOOGLE ADS
No Google não tem muito segredo. A plataforma nasceu com o intuito de gerar tráfego para os anunciantes. Só muitos anos e com muitos milhões de dólares depois é que o Google começou a ter uma inteligência de anúncios para conversão, alcance, consideração de marca e remarketing.
No quesito tráfego destacam-se os formatos:
- Texto Dinâmico
Trata-se da versão atualizada dos links patrocinados. Aqueles anúncios que aparecem nos resultados de busca. A intenção do usuário é clicar, se o seu anúncio fizer sentido você levá-lo direto à sua loja. - Discovery
Muito similar aos anúncios do facebook, este formato permite que você crie os anúncios com imagens e texto para serem exibidos no Youtube, no App Google e na rede display.
Como você já deve imaginar a essa altura, é claro que temos um artigo super completo sobre o assunto. Por lá detalhamos ainda mais os formatos e estratégias. Clique e leia:
Como gerar Tráfego no Google Ads?
FACEBOOK ADS
Já a plataforma de anúncios do Tio Mark foi concebida para ser uma solução bem completa de anúncios com objetivos bem definidos para as etapas do funil. É claro que o face ads é bem mais novo que o Google Ads, mas até aqui já podemos apontar alguns formatos de sucesso para gerar visitas em sua loja online:
- Carrossel
O formato que permite exibir inúmeras fotos é perfeito para mostrar a variedade de produtos em sua loja e com isso atrair um novo possível comprador. - Vídeos
Com a chegada dos Reels ao Instagram, o Facebook Ads tem recompensado os anunciantes que usam vídeos para gerar tráfego com ótimos resultados.
Para não deixar o Face com ciúmes do Google, também criamos este artigo com dicas ainda mais avançadas para geração de tráfego por lá:
Como Gerar Tráfego com Facebook Ads
NÃO SE ESQUEÇA DO TRÁFEGO ORGÂNICO E SOCIAL
Ah sim, falamos muito sobre como fazer tráfego pago para seu e-commerce, mas este não é o único jeito de atrair pessoas para seu e-commerce.
Na verdade o tráfego pago é o irmão caçula destes dois que também funcionam bem demais. De antemão uma das grandes diferenças entre eles é justamente não ter que pagar para as pessoas irem até sua loja, isso não é ótimo?
Por aqui sempre ressaltamos o valor que o tráfego orgânico e social possuem pois geralmente, o que observamos em números no Google Analytics é que as pessoas vindas por estes 2 canais são mais engajadas, visitam mais páginas e compram muito mais.
As taxas médias de conversão do público que vem tráfego pago são de 10x a 20x menor do que as taxas de conversão de visitantes vindos de redes sociais e google orgânico.
Sendo assim, nossa dica é investir em paralelo em estratégias de Social e SEO. A médio e longo prazo a construção de uma audiência forte e engajada nas redes sociais vai fortalecer e muito as vendas da sua loja online.
Em paralelo a isso, realizar as otimizações de SEO em todas as páginas de produtos, categorias, promocionais e institucionais vão levar seu e-commerce à primeira página do Google sem ter que pagar para aparecer ali.
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Gostaria de conversar sobre gestão tráfego pago e SEO Google.
Oi Thalita. Claro, recebemos seu contato e nosso time já está em conversa com você. 😉 Obrigado!