Escolher as palavras-chave no Google Ads é uma etapa crucial para criar uma campanha bem-sucedida.
Afinal, elas ajudam a segmentar o seu anúncio para que ele chegue ao público certo no momento ideal.
Por outro lado, se você não souber fazer a escolha desses termos, vai acabar exibindo o anúncio para pessoas que não têm interesse em comprar o seu produto ou ainda não estão no momento certo.
E o que isso significa?
Perda de tempo e de dinheiro.
Então, se você ainda seleciona as palavras da sua campanha de forma aleatória, sem pesquisa nem planejamento, esse artigo é para você.
Continue a leitura e aprenda a escolher as melhores palavras-chave no Google Ads.
Por que usar palavras-chave no Google Ads
A princípio, a utilização de palavras-chave é um recurso relacionado às técnicas de SEO – Search Engine Optimization, isto é, uma estratégia de marketing digital para gerar tráfego orgânico.
Logo, para atrair a atenção das pessoas que usam buscadores, como o Google, é preciso saber o que elas estão pesquisando, quais termos elas usam nas pesquisas.
Assim, fica mais fácil produzir conteúdo focado nas necessidades dos usuários.
Calda Longa ou Curta?
Diferente do Faceboook ads, a plataforma de anúncios do Google nasceu como uma mídia de intenção. Isso quer dizer que os usuários fazem buscas com a intenção de comprar ou se informar sobre algo.
E o que vai determinar a intenção do usuário é a fase em que ele se encontra no seu funil de vendas.
Isso faz toda a diferença no momento de planejar as palavras-chave uma vez que usuários no topo do funil farão buscas por termos mais amplos e genéricos enquanto que os usuários na etapa de fundo de funil farão buscas mais específicas.
Palavras-chave de Calda Curta
As palavras-chave de topo, consideradas mais amplas, as short tails, são termos mais curtos compostos muitas vezes por uma ou duas palavras. Por serem termos amplos eles são perfeitos para gerar tráfego e atrair mais cliques em seus anúncios.
Elas costumam ter o custo por clique (cpc) mais barato, uma vez que muitas pessoas estão buscando por elas.
Palavras-chave de Calda Longa
Já as palavras-chave de fundo são mais específicas, também conhecidas como long tails ou palavras-chave de calda longa. Estas não recebem a mesma quantidade de cliques que as palavras de topo, mas são excelentes para gerar conversões.
Aqui o cpc vai ser mais alto. Isso porque bem menos pessoas estarão neste momento de compra.
A seguir dois exemplos de palavras-chave, uma de topo e outra de fundo. Topo: “Carros Usados”, “Site de carros usados”
Fundo: “Caminhonete usada 2018 1.6 preta”, “Caminhonete Preta Seminovos bh”
Planejador de Palavra-Chave do Google Ads
Com o Planejador de Palavras-Chave do Google, você consegue identificar quais são os termos mais relevantes para o sue negócio na plataforma de anúncios.
Trata-se de uma solução dentro do próprio Google Ads que veio evoluindo junto com a plataforma de anúncios.
Além de fornecer ideias de palavras-chave, a ferramenta gratuita também exibe uma estimativa de lance, te ajudando a entender quais são os termos nos quais vale mais a pena investir.
O Planejador do Google mostra ainda a frequência de busca das keywords, bem como o número de anunciantes que já usaram as mesmas palavras.
Desse modo, é possível traçar um planejamento para as campanhas pagas, o que melhora seus resultados.
Leia também: Como gerar tráfego no Google Ads?
Google Trends
Outra ferramenta interessante do próprio Google para medir o interesse por assuntos e termos é o Google Trends.]
A ideia da ferramenta é ser um termômetro global de buscas no Google. A dica é usar o Trends para mapear os termos mais amplos de sua campanha.
A ferramenta mostra o histórico de interesse pelo termo pesquisado e até mesmo a tendência de buscas para os próximos meses. Outro recurso interessante são os assuntos relacionados que a plataforma mostra.
Outras táticas para escolher as melhores palavras-chave no Google Ads
Além de utilizar o planejador do Google e o Google Trends, há outras estratégias que você também deve ser considerar ao escolher as keywords da sua campanha de anúncios.
A seguir, confira algumas dicas que aumentarão suas conversões:
Foque na intenção de busca do usuário
Em primeiro lugar, pense como a sua persona.
Em outras palavras, avalie os termos que têm relação direta com o seu produto ou serviço e descubra quais deles o usuário irá digitar ao pesquisar.
Essa é uma técnica essência para gerar leads qualificados.
Além disso, leve em conta o momento do seu potencial cliente na jornada de compra.
Assim, você impacta pessoas realmente interessadas no que você está oferecendo e que estão perto da tomada de decisão.
Escolha as palavras-chave no Google Ads conforme o texto do anúncio
Muitos anunciantes escolhem keywords que não têm coerência alguma com aquilo que está sendo anunciado.
Não faça isso!
Escolha as palavras- chave considerando o texto do anúncio, pois, assim, o Google tende a aumentar a relevância dele, o posicionando melhor nas páginas de pesquisa.
Além disso, a página de destino também precisa fazer sentido pois o Google sempre prioriza a experiência do usuário. Vai pagar mais barato pelo clique quem proporcionar a melhor experiência.
Liste as variações e palavras relacionadas
Apesar de pensar com a cabeça do usuário, as palavras que você cadastrou em seu anúncio nem sempre serão as mesmas que esse usuário usou.
Portanto, tente diversificar a semântica do anúncio, usando variações e termos relacionados à palavra-chave escolhida.
Nesse sentido, vale usar sinônimos, expressões coloquiais, siglas e outras formas que o usuário costuma usar na hora de buscar a solução que você oferece.
Acompanhe de perto os Termos de Pesquisa
Quando você adiciona uma palavra-chave no Google Ads em correspondência ampla, você está autorizando o Google a usar sua inteligência e exibir seu anúncio para termos que você não mapeou, mas que se relacionam a ele de alguma forma.
Esses termos de pesquisa também acionam seus anúncios mas ficam em uma área separada das suas palavras-chave. Como o Google é bem inteligente, por ali surgem diversas oportunidades de boas palavras.
Utilize palavras-chave negativas
Caso você não saiba, as palavras-chave negativas são termos que, se digitados pelo usuário, fazem com que o seu anúncio não apareça nas buscas.
Bem, a ideia é excluir os termos que podem prejudicar o desempenho da campanha, deixando o anúncio ainda mais segmentado.
Com isso, evitará que seu anúncio apareça para pesquisas que contenham a sua palavra-chave negativa.
Além disso, você também pode cadastrar as variações dos termos que deseja negativar.
Por exemplo, sinônimos, palavras com erros gramaticais ou de digitação, entre outros.
Agora que você já uma base para escolher as palavras-chave no Google Ads, é hora de colocar essas dicas em prática.
O Google Ads é uma ferramenta muito eficiente, com alto poder de segmentação e geração de receita.
Se utilizada da forma certa, sem dúvida você terá os resultados esperados e bem mais rápido do que imagina.
Então, não perca tempo e veja como começar a anunciar no Google Ads
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