Uma boa campanha de remarketing pode aumentar expressivamente as taxas de conversão do seu e-commerce.
Você sabia disso?
Mas, para ter resultados efetivos, é necessário segmentar e personalizar a campanha.
Afinal, com uma abordagem mais específica, você terá mais chances de sucesso.
Veja como aplicar o remarketing do jeito certo em seu e-commerce.
Entenda o que é remarketing
Remarketing é uma estratégia usada para conquistar aquele cliente que já demonstrou algum interesse em seus produtos, mas que por algum motivo, não finalizou a compra.
Mas, como impactar esse cliente?
Bem, quando se trata de e-commerce, há uma maneira simples de descobrir isso.
Basta analisar o relatório de carrinhos abandonados.
Você também pode usar remarketing para os clientes que ainda não chegaram nesta etapa.
Porém, também é possível mapear os dados da pessoa que clicou no seu anúncio ou banner, através de cookies.
Desse modo, você consegue reunir dados sobre o comportamento dos usuários para iniciar sua campanha de remarketing.
Como fazer uma campanha de remarketing para e-commerce?
Uma campanha de remarketing bem-sucedida parte desta atenção com a captação de informações sobre como o cliente se porta no seu e-commerce.
Nesse sentido, quanto mais refinado o trabalho de segmentação da base, melhor.
Afinal, para fazer a melhor oferta ao visitante, é preciso levantar diversas informações.
Para começar, é essencial avaliar o perfil de compra de quem manifestou interesse em um item da sua loja.
Além disso, o histórico de compras também te ajuda a construir uma audiência mais precisa.
Ou seja, essas informações permitem entender se é pertinente exibir um produto mais barato ou se oferecer um desconto no produto de valor elevado fará mais efeito.
Campanha de remarketing no Google Ads
Em geral, o uso do remarketing está associado ao Google.
Até mesmo porque, programando uma campanha no Google Ads, essa é uma das opções para a segmentação dos anúncios.
Ao escolher esta alternativa, a plataforma mostra seu anúncio apenas para quem acessou seu e-commerce e interagiu com os seus produtos.
Vale ressaltar que esta estratégia costuma funcionar muito bem dependendo do estágio que o cliente ocupa na jornada de compra.
Isso porque a tomada de decisão de compra pode ser reforçada com uma mensagem da loja.
Mas essa mensagem, além de relevante, deve ser mostrada na hora certa.
Portanto, antes de fazer a segmentação, vale a pena estudar os sites e os melhores horários para fazer o remarketing.
Anúncios de remarketing em redes sociais
Além do Google Ads, você também pode fazer remarketing no Facebook e Instagram, pois, essas redes têm gerado excelentes resultados.
A campanha de remarketing no Facebook, por exemplo, exibe o produto do feed de notícias do cliente que visitou seu e-commerce e não concluiu a compra.
Neste caso, também é importante analisar qual argumento de vendas será mais eficaz para uma abordagem assertiva.
Resumindo, não deixe de planejar a estratégia da sua campanha.
Quer uma dica?
Use ferramentas do Facebook Ads para personalizar o anúncio. A ideia é mostrar ao cliente que você deu atenção à demanda dele, preparando uma oferta exclusiva.
E-mail-Marketing
Com o poder de convencimento dos e-mails, suas campanhas de remarketing podem atingir taxas de conversão ainda maiores.
Estruture automações de e-mail marketing em plataformas de automação de marketing como o RD Station para recuperar carrinhos ou enviar ofertas que complementem a experiência do visitante da sua loja.
Também é possível criar e-mails que ofereçam produtos complementares aos que foram comprados pelos leads. É uma campanha de remarketing diferente que funciona muito bem.
A estratégia para o remarketing é a mesma, independente do canal usado.
Ou seja, reforçar a decisão de compra do usuário para que ele concretize a compra.
Tenha em mente que conversão nem sempre está relacionada à venda propriamente dita.
O ideal é abordar o consumidor em momentos diferentes da jornada de compra, enviando uma mensagem de acordo com o perfil dele.
Por exemplo, enquanto alguns clientes esperam pelo cupom de desconto, outros buscam por um material informativo sobre o produto.
Afinal, são estágios diferentes, percebe?
Por isso, a importância de personalizar a mensagem – função desempenhada de forma eficiente pelo e-mail marketing.
Por que fazer campanhas de remarketing em seu e-commerce?
Um dos maiores problemas enfrentados pelos players do setor é relacionado ao abandono do carrinho de compra.
A alta desistência na hora de fechar uma compra é uma das principais razões para a baixa taxa de conversão das lojas virtuais.
Embora o remarketing seja muito eficiente nesse aspecto, ele não só ajuda a melhorar a aumentar a taxa de conversão, como também promove outros resultados, como:
- Aumento das vendas do e-commerce;
- Crescimento da taxa de recompra;
- Redução do custo por aquisição de clientes (CAC);
- Mais visibilidade para a loja, ajudando no branding.
Contudo, esses resultados só são possíveis porque as campanhas são direcionadas a um público que está mais inclinado a comprar.
Por fim, lembre-se de mensurar o impacto da sua campanha de remarketing de maneira contínua.
Afinal de contas, esse processo é o que permite ajustar e aprimorar a estratégia para gerar resultados cada vez melhores.
Você já aplica ações de remarketing em seu e-commerce?
Ainda não?
Então lamento informar, mas você está perdendo vendas!
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