Criar landing pages que convertem é indispensável para atingir a meta de geração de leads da sua empresa!
Na geração de leads, tudo se trata de uma estratégia de convencimento. É necessário usar os melhores argumentos para convencer o visitante a se converter – seja baixando um material, seja solicitando um orçamento. Por isso, uma landing page convincente é importante.
O material anunciado pode ser riquíssimo; a consultoria superinteressante; mas se a landing page não é estrategicamente pensada, os visitantes não viram leads. Se você quer criar landing pages que convertem e impulsionar a geração de leads, confira as nossas dicas.
Identifique o nível do funil de vendas: topo, meio ou fundo
O primeiro passo para construir landing pages que convertem é saber em qual nível do funil de vendas a página se estabelece. Essa informação é valiosa para definir o discurso utilizado, pois o estágio do funil faz toda a diferença na sua articulação.
Landing pages que convertem: topo de funil
Caso se trate de uma página de topo de funil, por exemplo, que, possivelmente, é o primeiro contato do lead com um formulário da sua empresa, o discurso precisa ser menos específico.
No topo de funil, compreendemos que o lead não é qualificado. Por isso, aposte em ideias mais gerais, que não dependem muito de um conhecimento prévio. As chances de aumentar as conversões e não assustar os leads são muitas.
Também não exija informações demais nesta etapa. Uma vez que o lead teve pouco ou nenhum contato prévio com sua empresa, pedir dados sensíveis como endereço e telefone pode desencorajar qualquer pessoa.
Landing pages que convertem: meio de funil
Na etapa do miolo do funil, uma relação já deve ter sido iniciada. Mesmo que indiretamente, os visitantes destas LPs devem ter tido algum contato com sua marca ou pelo menos ter buscado pela sua “dor”, pois já reconhece que tem um problema.
Considere oferecer nestas Landing Pages materiais e conteúdos um pouco mais avançados que explorem a “dor” da persona.
Tente mostrar a eles as implicações destas dores. Por exemplo: se sua empresa não vende, ela não gera receita recorrente e com isso não consegue provisionar investimentos em infraestrutura, produtos e marketing. Dessa forma fica bem mais difícil enxergar o futuro desta empresa.
Landing pages que convertem: fundo de funil
Uma landing page de fundo de funil pode trazer um discurso mais aprofundado, pois entende-se que o foco sejam leads com mais maturidade.
É aqui que acontecem as famosas levantadas de mão. São conversões de fundo de funil solicitando um contato comercial, uma consultoria ou orçamento.
Os leads que convertem aqui estão muito mais prontos para fechar uma venda do que os leads das landing pages de topo de funil.
Ou seja, o discurso é o principal fundamento para dar foco em landing pages que convertem.
Formatos diferentes para explicar o material/serviço
Landing pages que convertem são aquelas que exploram os formatos disponíveis. Vídeos, listas, imagens, ícones: há diversos meios de comunicar-se com o visitante e tornar o discurso mais convincente.
Se o assunto é muito teórico e difícil de didatizar em texto, que tal produzir um vídeo? Esse tipo de decisão pode fazer toda a diferença na conversão dos leads – e na qualidade deles também.
Rápido carregamento
Com toda certeza um dos fatores que comprometem a experiência do visitante em uma landing page é o carregamento. Se acontecer de forma muito lenta, as informações são apresentadas de forma incompleta, e todo o seu discurso – minuciosamente preparado – será em vão.
Por isso, se você quer fazer landing pages que convertem, atente-se à velocidade de carregamento da página. Você pode tornar o carregamento mais fluido reduzindo o tamanho de imagens, ícones, etc.
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