Atire a primeira pedra quem nunca acessou um site, selecionou um produto e estava decidido a fechar a compra, mas pelo valor exorbitante do frete, acabou abandonando o carrinho e deixando para depois o produto desejado.
O frete alto é só um dos fatores que afastam os consumidores no momento de compra e reduzem a taxa de conversão no e-commerce.
Nosso país é, geograficamente, muito amplo; o que faz com o que as taxas de entrega sejam, muitas vezes, bem salgadas aos consumidores. Mas além da distância, outros fatores como peso e volume também influenciam no cálculo das taxas de entrega.
Numa situação como o exemplo, onde um cliente em potencial desiste da compra, todos saem perdendo, já que a sua loja dedicou esforço para conduzir o usuário por toda a jornada de compra e logo no checkout, quando finalmente a venda deve acontecer, surge o impasse do valor do frete.
Por isso, os e-commerces devem se preparar para assegurar uma experiência de compra persuasiva aos visitantes.
Neste artigo, vamos te contar como o frete influencia negativamente o seu número de vendas. Você também vai entender como driblar o problema e fazer mais gols – ou vendas!
O grande vilão da conversão no e-commerce: o frete!
Segundo pesquisa do Reclame Aqui, 63,9% dos entrevistados afirmaram que o alto valor de frete era motivo para não finalizar a compra.
Em outras palavras, isso quer dizer que uma alta porcentagem das pessoas que chegam até o carrinho de compras desistem quando percebem o valor cobrado pela entrega. Outro fator que conta nesse momento é o prazo de entrega.
Sendo assim, é necessário que o e-commerce ofereça políticas de frete mais direcionadas para seu público ideal. Grande parte das objeções são evitadas quando tem-se clientes de cidades mais próximas. Mas se a intenção é comercializar para todo o Brasil, faz sentido arregaçar as mangas e negociar as taxas cobradas, veja só:
Frete grátis em valor mínimo de compra
Atrair clientes com um ticket médio maior é positivo para o faturamento de uma loja virtual. Sendo assim, o frete grátis pode ser usado como um verdadeiro argumento de venda.
Retirada
Muitos clientes são apressados e demandam o produto de forma em tempo recorde. Um bom caminho para suprir essa necessidade é possibilitar a retirada dos produtos em um ponto físico. Além disso, é oferecida uma experiência Omnichannel aos clientes.
Negociação com fornecedores
Hoje, o volume de empresas que oferecem serviços de transporte de mercadorias é gigantesco. Vale entender quais são os parceiros mais estratégicos para o seu negócio, considerando os valores praticados, localização e proximidade com o seu estoque.
Foco em regiões específicas
Tendo em mente a base de cálculo do frete, podemos concluir que endereços mais próximos propiciam custos mais convidativos. Por isso, crie campanhas direcionadas para regiões específicas, trazendo tráfego mais qualificado para a sua loja.
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