Alguns erros de e-mail marketing podem prejudicar os resultados da sua campanha, o que não é nada bom para a sua estratégia digital.
Afinal, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para as empresas alcançarem e engajarem seu público-alvo, mas para isso precisa ser bem utilizada.
Nesse contexto, a falta de personalização e até mesmo falhas técnicas são deslizes que podem impactar negativamente a eficácia das suas ações de e-mail marketing.
Por isso, neste artigo, vamos abordar 12 erros comuns de e-mail marketing e mostrar como você pode evitá-los para garantir campanhas de sucesso.
Confira!
1. Assunto desinteressante
O assunto é o primeiro ponto de contato com o destinatário, logo, deve ser objetivo e atrativo.
No entanto, muitas empresas cometem o erro de criar linhas de assunto genéricas e desinteressantes, o que pode fazer com que o e-mail vá direto para o spam.
Para evitar que isso aconteça, seja criativo e pense em um assunto que torne sua mensagem irresistível.
2. Ignorar a segmentação das mensagens
Enviar e-mails genéricos para toda a lista de contatos pode resultar em baixas taxas de abertura e conversão.
Segmentar sua lista com base em dados demográficos, comportamentais e de interesse aumentará a relevância das mensagens, pois nem todos os leitores, leads ou clientes são iguais.
Assim, para ter mais retorno, é fundamental enviar e-mails personalizados, com o nome do destinatário e conteúdo relevante.
3. Disparos em excesso, um dos erros de e-mail marketing mais comuns
Aqui está mais um erro de e-mail marketing: encher a caixa de entrada do destinatário com e-mails excessivos.
Essa prática pode levar à irritação e ao desengajamento, portanto, mantenha uma frequência consistente e relevante de envio.
4. Não segmentar os e-mails conforme a jornada de compra
Vale lembrar que os leads se encontram em diferentes estágios do ciclo de compra e, por isso, apresentam necessidades e interesses distintos.
Desse modo, deixar de segmentar sua lista com base na fase da jornada de compra, é certamente um dos erros de e-mail marketing mais cometidos.
Por outro lado, fazer essa segmentação permite enviar mensagens mais relevantes e direcionadas – o que vai aumentar a aberturas dos e-mails e também as chances de conversão.
Veja como identificar problemas da persona para criar conteúdo relevante
5. Ausência e excesso de Call-to-Action (CTA)
Falando em conversão, cada e-mail deve ter um objetivo claro e incluir um CTA que direcione os destinatários para a ação desejada.
Assim, se você não usar nenhum CTA, terá baixas taxas de conversão, porém, isso não significa que você deva usar muitos CTAs ao longo de sua mensagem, pois isso pode tirar o foco e dificultar a compreensão do conteúdo.
Por fim, tenha bom senso. Inclua um simples CTA com link para a landing page que esclareça mais sobre a sua oferta
6. Outro erro de e-mail marketing: formulário de inscrição extenso
Um formulário de inscrição longo e complexo pode desencorajar os visitantes a se inscreverem em sua lista de e-mails.
Portanto, simplifique o processo de inscrição para aumentar as taxas de clique, abertura de e-mail e conversão.
7. Ignorar testes A/B
Não realizar testes A/B para otimizar elementos como imagem, assunto, linguagem, design, CTA, entre outros, pode resultar em oportunidades perdidas para melhorar o desempenho das campanhas.
Lembre-se: o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas requer aprimoramento contínuo, logo use os testes A/B a seu favor!
Resumindo, essa é a chave para uma campanha de e-mail marketing de sucesso.
8. Conteúdo irrelevante, um dos piores erros de e-mail marketing
Enviar conteúdo que não seja relevante para os interesses e necessidades do destinatário é um desperdício de tempo e recursos.
Certifique-se de que a mensagem de e-mail que você está entregando seja valiosa e útil para a sua audiência.
9. Usar um remetente desconhecido
Usar um remetente não reconhecível ou genérico pode classificar seus e-mails como spam, algo que você não quer, certo?
Ok! Então, é essencial utilizar um remetente reconhecível e confiável para aumentar a taxa de abertura.
10. Não Investir em design profissional
Além disso, e-mails mal planejados e pouco atraentes podem prejudicar a credibilidade da sua marca e afastar os destinatários.
Por exemplo, imagens de baixa resolução passam uma má impressão e podem não salvar o seu conteúdo, por mais que ele seja bom.
Invista em design profissional para criar e-mails visualmente atraentes e impactantes.
11. Enviar promoções demais
Encher os e-mails com excesso de promoções e vendas também é um erro evitável, afinal, essa prática pode fazer com que eles sejam percebidos como spam.
O ideal é equilibrar o conteúdo promocional com conteúdo educacional e informativo.
12. Não acompanhar métricas
Não monitorar as métricas de e-mail marketing, como taxas de abertura, cliques e conversões impede que você avalie o sucesso de suas campanhas e faça ajustes necessários.
Se o e-mail marketing permite mensurar a performance de suas ações, por que não fazer isso?
Para encontrar e definir os indicadores certos, basta selecionar as métricas mais importantes para a sua campanha e acompanhá-las constantemente.
Agora que você já viu os principais erros de e-mail marketing, vale salientar que é essencial evita-los para obter sucesso em suas campanhas.
Na prática, segundo as dicas que você leu neste artigo, você vai melhorar significativamente o desempenho e o ROI de suas estratégias de e-mail marketing.
Por último, aprender com esses erros e fazer ajustes contínuos são medidas que te ajudarão a manter a relevância e eficácia das suas campanhas no longo prazo.
E para tornar seus e-mails ainda mais assertivos, conte com a ajuda do time RG.
Saiba como podemos refinar a sua estratégia de e-mail marketing.