Você que anuncia online já conhece todos os objetivos de campanha no Facebook ads? Ou foca somente em tráfego?
O famoso tráfego pago no facebook ads não se resume tão somente às campanhas de geração de tráfego. A plataforma de anúncios da Meta, que hoje é uma das maiores do mundo, é bastante abrangente e oferece diversos objetivos de campanha.
Mas se você está apenas embarcando neste mundo do marketing digital e da mídia paga, é provável que alguns questionamentos tenham surgido em sua mente. Como escolher o objetivo de campanha certo? Essa escolha interfere no custo? E também, por que existem tantas opções?
Hoje vamos falar sobre os objetivos de campanha no Facebook ads. A seguir vamos detalhar cada um dos objetivos de campanha, e explicar como e por que escolhê-los e em qual momento.
Por que existem os objetivos de campanha no Facebook ads?
Desde que o tio Zuck resolveu monetizar sua maior criação, o Facebook, com anúncios, a empresa se empenhou em otimizar e construir uma poderosa plataforma de anúncios bem ao estilo Google ads.
Com o crescimento no número de anunciantes dentro da plataforma e principalmente com o aumento nas possibilidades de posicionamento de anúncios, o Facebook resolveu implementar os objetivos de campanha.
Tais objetivos serviram e servem até o momento para orientar o anunciante, em especial aqueles com menor experiência, a escolher o objetivo certo e com isso ter mais sucesso em suas campanhas.
Como uma boa plataforma de anúncios em formado self-service o propósito é não apenas ter lucro com os anunciantes, mas ajudá-los a alcançar seus objetivos. Por isso, direcioná-los da maneira certa é fundamental para que todos tenham uma relação ganha ganha.
Objetivos de campanha e Funil de Vendas
Se você conhece um pouco sobre Inbound Marketing e Funil de Vendas logo ao observar os objetivos macro vai entender que são de fato baseados no funil.
Isso acontece, pois, a jornada de compra do consumidor também acontece de forma bastante clara e objetiva dentro do Facebook ads. Por isso mesmo, cada uma das metas disponíveis para criação de anúncios se liga com as etapas de topo, meio e fundo de funil.
Objetivos de Topo de Funil = Reconhecimento
Aqui o objetivo macro das campanhas de Facebook e Instagram é impactar a sua persona. Ficar na memória do seu público e ter a sua marca reconhecida.
Geralmente o ideal nesta etapa é criar anúncios de aprendizado e descoberta. Traduzindo para a metodologia de inbound, nesta etapa as pessoas ainda estão descobrindo que possuem uma dor que precisa ser sanada.
Objetivos de Meio de Funil = Consideração
A etapa seguinte no funil de vendas é o meio. Nos objetivos de campanha no Facebook ads é a etapa de consideração. Momento este em que o seu público começa a considerar seu produto e/ou serviço.
Nesta fase é onde entram as campanhas de tráfego, geração de leads, envolvimento e ações no sentido de que seu público comece a interagir ativamente com sua marca.
Objetivos de Fundo de Funil = Conversão
Nesta fase o objetivo é bem claro, gerar resultado! Seja realizar vendas complexas, geralmente contratação de serviços, assinaturas e etc. Ou mesmo vendas mais simples seja on ou offline.
O Facebook oferece soluções para te ajudar a vender seja no site ou na loja física. Mas é importante que o público alcançado por estes anúncios tenha recebido também as comunicações das etapas anteriores.
Agora é o momento de mergulharmos juntos em cada uma das opções de campanhas disponíveis no Facebook ads.
Para tornar a leitura mais ágil e dinâmica vamos falar um pouco sobre cada objetivo, descrever as melhores práticas sobre quando e como usar e trazer também alguns exemplos de anúncios para ilustrar. Bora lá?
Objetivos de campanha no Facebook ads: Reconhecimento
Reconhecimento de Marca
Conforme dissemos acima, este objetivo de campanha foca em apresentar sua marca ao público. Especialmente se sua empresa possui menos de 5 anos de existência, você precisará utilizar muito este objetivo. Isso porque as pessoas não compram de marcas que elas nunca ouviram falar.
Nesta fase o Facebook ads oferece 2 tipos de objetivos de campanhas diferentes. Falaremos sobre eles na sequência.
Quando usar?
No começo de qualquer estratégia de marketing digital. Se sua marca é jovem considere sempre ter uma campanha de reconhecimento rodando. Defina bem sua persona e conte a história da sua empresa.
Melhores práticas
As pessoas estão nas redes sociais para se conectarem com algo que as inspire, encante ou desperte curiosidade. Tente contar sua história de forma que prenda a atenção das pessoas.
Exemplo prático:
Alcance
O outro objetivo presente na etapa de “topo” no funil de conversão e relacionamento com os clientes, é o Alcance. O nome é bem direto, logo este objetivo de campanha é adequado para alcançar mais pessoas com seus anúncios. A diferença deste objetivo para o reconhecimento de marca é que aqui o Facebook ou Instagram vão entregar seus anúncios para o máximo de pessoas possível, dentro da sua segmentação, é claro.
Já o objetivo de reconhecimento de marca, que vimos acima, está mais alinhado à lembrança de marca. Facebook e Instagram poderão mostrar mais de uma vez seu anúncio para a mesma pessoa a fim de que ela se lembre da sua marca.
Melhores práticas
Combine os dois objetivos do “topo” para construir uma estratégia de impacto eficiente no digital. Crie uma campanha de alcance e outra de reconhecimento de marca direcionada a todas as pessoas que foram impactadas na campanha de alcance. Assim você já estará impactando novamente a pessoas que recebeu seu anúncio pela 1ª vez no objetivo de alcance.
Exemplo prático:
Objetivos de campanha no Facebook ads: Consideração
Descendo mais um pouco em nosso funil chegamos à etapa de meio, aqui nomeada como consideração pelo Facebook ads. Como dissemos acima, trata-se de um momento onde as pessoas começarão a interagir com sua marca.
Esta é também a etapa com o maior número de objetivos de campanha disponíveis no Facebook ads. São ao todo 6 tipos e vamos falar sobre cada um a seguir.
Tráfego
Talvez o mais famoso e que está na boca do povão nos últimos anos hehe. O objetivo de tráfego em campanhas de Facebook ads é indicado para quem possui um site, blog ou um link. No geral trata-se de um objetivo que vai tirar a pessoa do Facebook ou Instagram.
Melhores práticas
É importante considerar alguns fatores antes de investir neste objetivo. Tanto Facebook, quanto Instagram são redes sociais e uma das principais métricas de qualquer rede social é a retenção de usuários. Isso quer dizer que ambos querem que as pessoas passem cada vez mais tempo dando scroll no feed ou vendo stories e reels.
Dito isto, se você pretende desviar a atenção destas pessoas para o seu site, saiba que estará indo contra as redes sociais. Logo, para este objetivo é crucial acertar na segmentação de público, argumentos do anúncio, arte, texto e timing.
Outro ponto crucial é garantir que sua página de destino esteja 100% otimizada para carregamento rápido além de ser informativa, instigante e atrativa para receber o tráfego vindo dos anúncios.
Fazendo isso seus custos por clique e de visualização de página tenderão a ser bem menores e as redes (Face e Insta) não vão te cobrar caro por tirar delas a audiência do seu público-alvo.
Exemplo prático:
Envolvimento
Falamos acima de retenção e engajamento, certo? Pois este é um dos objetivos de campanha no Facebook Ads que realmente entrega isso. É como dar banana pro macaco. A ideia central aqui é engajar a sua persona com um conteúdo dentro do Facebook ou Instagram. Pode ser um vídeo, uma foto ou enquete. A ideia é fazer com que as pessoas participem curtindo, comentando, repostando e interagindo muito.
Melhores práticas
Se o objetivo é envolver aposte em anúncios com maior poder de engajamento. Tente cria-los de forma quase orgânica. Na verdade, essa dica vale para todos os objetivos, crie anúncios que não se pareçam com anúncios e sim com posts e conteúdos orgânicos criados por pessoas e criadores de conteúdo.
Exemplo prático:
Instalações de Aplicativo
Este é um objetivo bem específico e direto. A ideia é simples, fazer com que as pessoas façam download e instalação do seu app no dispositivo. Você certamente já deve ter sido impactado(a) por anúncios da Amazon, Magalu, Americanas e tantas outras com a chamada para ação “Install Now”.
Melhores práticas
Assim como o objetivo de tráfego, você estará tirando a atenção do usuário da rede social para o seu app então nada de anúncios sem graça e pouco atrativos. Garanta também que seu app esteja atualizado e rodando 100%.
Pode parecer óbvio mas já aconteceu, se o app está disponível apenas em uma plataforma seja Andoid ou IOS é excluir da segmentação a plataforma onde seu app não está. Assim não há gastos desnecessários.
Exemplo prático:
Visualizações de Vídeo
Há algum tempo explodiu nas redes sociais o conteúdo em vídeo. Com a chegada do TikTok, o tio Mark correu atrás do preju e lanço o Reels no Instagram. Isso só reforça o quanto o conteúdo em vídeo tem espaço nas redes.
E um dos objetivos mais usados em campanhas é justamente a visualização de vídeo. Basicamente você paga pela audiência em seus vídeos, onde é que já vimos algo parecido? Ah é, na TV!
Mas é claro que o poder do marketing digital te possibilita mensurar até mesmo quantos segundos em média seu público assistiu no anúncio. E como este é um objetivo muito similar ao engajamento o custo, você sabe é mais em conta.
Melhores práticas
Se o anúncio é em vídeo tente se diferenciar e respeitar os formatos de reels, storie e feed. Uma ideia é criar campanhas específicas para pessoas que visualizaram 50% ou mais de seu vídeo.
Exemplo prático:
Geração de Cadastros
Lembre-se estamos no meio do funil de vendas. Aqui queremos que as pessoas comecem a interagir e tomar ações que sejam interessantes para sua marca. A geração de cadastros é um excelente objetivo para quem deseja captar contatos de pessoas com dados como: Nome, E-mail, Telefone, Cidade, Estado, Profissão e outras inúmeras informações que os perfis de Facebook possuem.
A vantagem deste objetivo é que no próprio anúncio o usuário consegue preencher o formulário e enviar as informações, gerando uma conversão.
Melhores práticas
Para campanhas de geração de cadastros é importante entender o momento da persona além da complexidade do seu processo comercial. Isso irá nortear quais e quantos campos estarão em seu formulário do anúncio.
Por exemplo, se você está oferecendo um material rico, como um e-book e solicita dados sensíveis da sua persona como CPF, Telefone e RG, por exemplo, isso irá afetar o desempenho do seu anúncio.
Ao passo que se sua ação será uma “levantada de mão”, solicitação de orçamento ou solicitação de contato com um vendedor, e não solicita informações de contato deste lead, como fará para retornar o contato recebido?
Exemplo prático:
Mensagens
Campanhas de mensagens geralmente são ótimos objetivos de campanhas no Facebook ads para negócios locais. Trata-se de campanhas que irão direcionar as pessoas para falar com sua página, perfil e/ou WhatsApp.
Se você possui um consultório, lanchonete, clínica ou trabalha com atendimento ao público, esta é uma ótima forma atrair novos clientes.
Melhores práticas
Ter o seu WhatsApp integrado à página do Facebook bem como Instagram e conta de anúncios é essencial para conseguir rodar campanhas com este objetivo. Também é possível criar mensagens automáticas no WhatsApp for Business que darão as boas-vindas aos leads que clicarem para conversar com sua empresa.
Exemplo prático:
Objetivos de campanha no Facebook ads: Conversão
Audiência criada, azeitada e já interagindo com a sua marca? Hora de gerar muitas conversões. Não por acaso os objetivos de campanha no Facebook ads desta etapa são os mais indicados para gerar muitas vendas e conversões no fundo do funil de vendas.
O Facebook ads oferece nesta fase 3 objetivos de campanhas. E para fechar este artigo vamos detalhar cada um a seguir.
Conversões
Tem como ser mais direto? Conversões, é sobre isso. Para muitos o grande objetivo de se investir em mídia paga e estratégias de marketing digital, a conversão é sempre a meta final. Hora de quantificar os ganhos e observar os custos por aquisição e retorno sobre o investimento.
Este objetivo é um pouco mais abrangente do que os dois subsequentes. Isso porque a conversão para cada um pode ser uma ação específica.
Se você vende online, provavelmente sua conversão é a venda em si. Mas se possui um podcast ou canal no youtube, sua conversão certamente será o ganho de novos inscritos. Ou ainda se você tem uma newsletter, fazer com que mais pessoas assinem e comecem a receber seus e-mails é sua grande meta.
Então, exatamente por isso o Facebook ads criou este objetivo de forma mais ampla.
Melhores práticas
É o momento de gerar conversões, então foque nisso. Crie anúncios diretos que deixem claro para o público o que ele precisa fazer para converter e o que acontece após o clique no botão.
Isso é importante pois as pessoas, de maneira geral, possuem certa ansiedade na internet. Não saber o que acontece ao clicar em um botão ou preencher um formulário pode ser mais uma barreira que impede a conversão de acontecer.
Fora isso, mantenha a criatividade, segmente bem o seu público e saiba que este é o objetivo mais caro da plataforma de anúncios. Contudo, quanto mais quente estiver o seu público, mais barato será o seu CPA, custo por aquisição.
Como aquecer o público? Volte nas 2 etapas anteriores do funil e invista em campanhas de alcance, reconhecimento de marca e consideração.
Exemplo prático:
Vendas do Catálogo
Essa é para quem vende online. Está nos 10 mandamentos do marketing digital bem feito. “Integrarás seu feed de produtos com o Facebook e Instagram shopping para vender mais!”
Então se você seguiu este mandamento, está tudo certo para criar campanhas com este objetivo. Trocando em miúdos, o que o Facebook ads faz é puxar diretamente da sua loja todos os produtos disponíveis para venda.
Daí você pode criar anúncios em vídeo, carrossel ou imagem promovendo estes produtos. O melhor de tudo é que você pode aproveitar descritivos, preços e detalhes que você usou na loja para enriquecer os criativos.
Este também é um anúncio de conversão então prepare-se para desembolsar um pouco mais de grana.
Melhores práticas
Com tudo integrado, produtos atualizados, ótimas fotos, preços corretos e descrições encantadoras em sua loja o que mais você precisa para otimizar as vendas do catálogo? Focar em direcionar seus anúncios às pessoas certas, então capriche na segmentação. Público quente pelando, por favor!
Outra ideia é criar campanhas de remarketing com o catálogo de produto. A ideia é impactar de novo aquela pessoa que foi no site, viu o produto e até adicionou no carrinho, mas não levou para casa.
Então a pessoa pensa, “nossa que coincidência, ontem mesmo estava vendo este produto, é o destino me dizendo para comprar.”
Exemplo prático:
Tráfego para o Estabelecimento
Chegamos então ao último dos objetivos de campanha no Facebook ads. O tráfego para estabelecimento é bem diferente do tráfego. Isso por que a plataforma direciona seus anúncios aqui para pessoas que tem mais probabilidade de visitar sua loja física.
Se você possui um negócio local é a sua hora de brilhar. Seguindo as mesmas recomendações dos objetivos anteriores, foco no público quente, você poderá atrair mais gente para ver sua loja.
Mas como o Facebook faz para mensurar as conversões, neste caso? Boa pergunta. O caso é que a plataforma do tio Zuck se vale de dados coletados pelas redes sociais para monitorar a geolocalização dos usuários, que autorizaram previamente tal monitoramento clicando em “eu concordo” sem antes ler aquele mundo de letrinhas pequenas.
Assim o Facebook ads consegue ver se a pessoa foi até a sua loja após ver ou clicar no seu anúncio de tráfego para o estabelecimento.
Melhores práticas
Se o foco é aumentar o movimento em sua loja não adianta nada anunciar para quem não está por perto, certo? Então nada de criar uma campanha focando no Brasil inteiro, a menos que você seja o McDonald’s ou outra franquia gigante com lojas em todo o país.
Capriche na chamada para ação e ofereça um recompensa para quem for até a loja e mostrar um print do anúncio. Assim você já consegue medir o retorno da campanha ao vivo e em cores.
Exemplo prático:
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Ufa, era tudo isso! Mas acredito que agora você que está apenas começando já se sente um pouco mais preparado para criar uma estratégia completa de Facebook ads, certo? Bom pelo menos esperamos que sim.
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