Fazer marketing de conteúdo é imprescindível para uma estratégia de Inbound bem-sucedida. Afinal, essa é a melhor maneira de sua empresa se tornar uma autoridade em sua área de atuação.
Além disso, o conteúdo é uma das ferramentas mais eficazes quando o assunto é gerar leads e aumentar as vendas.
Se você ainda não investe em marketing de conteúdo, é provável que não conheça os benefícios que esta abordagem traz para o seu negócio.
Mas, neste artigo, vou listar 7 razões para você começar agora mesmo.
Confira!

1. Melhora o posicionamento da empresa no Google
Conforme você já deve saber, 95% dos usuários não chegam à segunda página de resultados exibido pelo Google durante uma pesquisa.
Sendo assim, para sua marca ou empresa ser encontrado por quem está interessado em sua solução, é essencial estar entre as primeiras posições no buscador.
Ao produzir conteúdo relevante e de qualidade, você tem mais chances de melhorar o ranqueamento da sua empresa na internet, através de um blog e técnicas de SEO.
Mas, como construir um conteúdo de qualidade, afinal?
Bem, em síntese, bons conteúdos envolvem:
- Pesquisa de temas;
- Busca de palavra-chave;
- Habilidade de escrita;
- Planejamento de publicações;
- Revisão e edição, entre outros.
2. Fazer marketing de conteúdo atrai leads qualificados
A produção de conteúdo também te ajuda a gerar mais leads, através de recompensas digitais. A melhor forma de fazer isso é entregando conteúdos exclusivos gratuitos aos usuários em troca dos seus dados de contato.
Ademais, o marketing de conteúdo ainda contribui para aumentar o alcance do negócio de maneira espontânea, pois atrai cada vez mais leads qualificados, ou seja, gente realmente interessada no seu conteúdo e na solução que você oferece.
3. Ajuda a construir um relacionamento com o público
Agora, eu vou te dar mais um motivo para fazer marketing de conteúdo em sua empresa: você terá mais proximidade com os consumidores. E por que isso é tão importante?
Em primeiro lugar, porque a interação facilita a relação de identificação do público com a empresa. Depois, porque essa identificação proporciona mais vendas.
Contudo, é importante usar o conteúdo de maneira estratégica para informar e entreter o público e não apenas para falar do produto em si.
Vale destacar também que a grande vantagem de se relacionar com o púbico é que você pode usar o e-mail-marketing para enviar conteúdos exclusivos para cada persona conforme os interesses de cada uma e o estágio no funil de vendas.
Assim, a probabilidade de converter vendas é muito maior.
4. Educa os clientes e o mercado sobre seus produtos/serviços
Alguns nichos possuem uma aplicação de negócio bastante específica e que, por isso é mais difícil de ser entendida. Como exemplo, podemos mencionar o setor de tecnologia.
No entanto, ao fazer marketing de conteúdo, você pode educar o mercado e mostrar com mais facilidade como as suas soluções são as mais indicadas para as necessidades das personas.
Em outras palavras, um bom conteúdo permite mostrar ao público as melhores aplicações das suas ferramentas. Além disso, também é possível “moldar” a audiência para que ela conheça melhor sobre seu mercado.
Resumindo, o marketing de conteúdo beneficia todos os mercados, sobretudo os mais segmentados.
5. Fazer marketing de conteúdo reduz os custos de marketing da empresa
Você sabia que o marketing de conteúdo custa bem menos que o marketing tradicional (anúncios)?
Se sua estratégia consistir apenas em mídia paga, é provável que você tenha sim, resultados satisfatórios, mas, por outro lado, você tende a gastar mais em relação à produção de conteúdo.
Porém, com o marketing de conteúdo, você vai atrair pessoas alinhadas com o seu negócio, certo?
Logo, quando você anunciar o seu produto, o seu anúncio certamente será recebido de maneira mais natural pelos compradores e, assim, o resultado será melhor. Sem contar que fazer marketing de conteúdo e investir em mídia paga é uma combinação que barateia os seus gastos de marketing.
6. Fazer marketing de conteúdo também gera mais autoridade para sua marca
Além de um melhorar o posicionamento na internet, a produção de conteúdos relevantes ainda auxilia a marca na construção de autoridade, mostrando que ela é especialista em seu segmento.
Mas, para isso, é primordial sempre focar na criação de conteúdo de qualidade, que engaje e desperte o interesse no público.
7. Fideliza clientes
Por fim, o marketing de conteúdo também é uma estratégia essencial após a efetivação da compra, principalmente no processo de fidelização de clientes.
Isso porque, o conteúdo possibilita nutrir um relacionamento com o comprador, deixando claro para ele que ele pode contar com a sua marca em outros momentos.
Nesta etapa, dá-se início a um novo funil de vendas, em que o marketing de conteúdo entra de novo em ação para trazer um novo problema e, claro, apresentar uma nova solução.
Viu só quantas razões para você fazer marketing de conteúdo e aumentar suas vendas?
Falando nisso, não deixe de conhecer 25 tipos de conteúdos que geram vendas. Clique e leia.