Produzir tipos de conteúdo diversificados é uma maneira eficaz de atrair potenciais clientes.
No ambiente digital, há várias possibilidades de dar visibilidade à sua marca ou negócio com o marketing de conteúdo.
Afinal, existem diferentes formatos e canais que você pode usar em sua estratégia para atingir mais pessoas e, conhecendo-os bem, você tem mais chances de agradar sua audiência.
No entanto, para vender mais e melhor, é fundamental produzir informações de qualidade.
Até mesmo porque, o que você quer não é só gerar muitos leads, mas gerar muitos leads qualificados, certo?
Pensando nisso, listamos 25 formatos de conteúdos que vão te dar mais vendas e turbinar os resultados.
Confira:
1. Blog posts
O blog post é um dos tipos de conteúdo mais usados nas estratégias de Inbound Marketing.
Além de ser eficiente na captação de leads, o blog é um canal perfeito para construir autoridade de marca e engajar o público.
Afinal, um post de blog é bastante versátil e lhe permite falar sobre qualquer assunto, usando outros formatos (imagens, vídeos) para deixar a leitura mais interessante.
2. E-books
O e-book é um material mais elaborado e aprofundado sobre um determinado tema.
Além de ser uma das melhores formas de aumentar a autoridade da marca em seu segmento de mercado, o e-book ajuda o lead a avançar na jornada de compra, preparando-o para a tomada de decisão.
Por isso, é uma das técnicas mais eficientes usadas pelas empresas na geração de leads.
3. Guest posts
Um Guest post nada mais é do que um post de convidado, isto é, um tipo de conteúdo baseado em uma parceria entre você e outro blog ou autor.
Mas afinal, por que esse é um formato de conteúdo com alto poder de gerar vendas?
Basicamente, porque convidando um especialista conhecido no seu mercado de atuação, você pode alcançar novos públicos e reforçar sua autoridade.
Além disso, você também pode ser convidado a escrever um artigo para essa pessoa ou blog. Desse modo, você pode construir link building e melhorar sua estratégia de SEO.
4. Newsletter
Esse é um tipo de conteúdo informativo enviado para a audiência por e-mail.
Além de usá-lo para comunicar as informações sobre o negócio, você também pode aproveitá-lo para enviar ofertas e promoções.
Afinal, como é um meio de comunicação direta com o público, funciona muito bem quando o objetivo é vender.
Além disso, você pode dividir os envios conforme o funil de vendas do seu negócio, aumentando assim, suas chances de conversão, pois possui um alto poder de segmentação.
5. Guias
Os guias, por sua vez, são tipos de conteúdo que abordam temas relevantes para a persona de maneira mais completa e detalhada.
Esse é um formato utilizado para resolver as dúvidas dos potenciais clientes sobre um assunto, processo, conceito, ferramenta, etc.
Logo, é uma excelente ferramenta para capturar leads e ajudá-lo a avançar as etapas do funil.
6. Planilhas
A planilha também é um formato de conteúdo bastante ofertado pelas empresas na captação de leads, sobretudo porque é um tipo de conteúdo realmente útil para o público, sobretudo para quem tem detesta o excel, mas precisa do programa para realizar alguma tarefa.
7. Fotos
As fotos são um elemento valioso na comunicação com o público e geração de leads. Além de complementar uma informação textual, você pode usá-las de forma independente no Instagram, por exemplo.
Use as imagens para humanizar sua marca e se conectar com o público.
8. Vídeos
Se você quer vender mais, precisa investir em vídeos. Isso porque é um formato mais dinâmico e de fácil consumo.
Não é atoa, que 90% das pessoas que compram pela internet, assistem a vídeos antes de tomarem sua decisão de compra.
Logo, se sua marca ainda não cria conteúdos no YouTube, vale pensar em começar a compartilhar vídeos nas redes sociais.
9. Gráficos
Os gráficos facilitam a compreensão das pessoas sobre informações mais abstratas, como resultados de pesquisa ou dados sobre o seu negócio, por exemplo.
Vale destacar que esses tipos de conteúdo devem ser claros o suficiente para que o público entenda a mensagem mesmo que não haja um texto explicativo.
10. Infográficos
Os infográficos são recursos visuais que apresentam números e dados de uma forma mais interessante.
Em geral, esses tipos de conteúdo possuem uma quantidade menor de texto e acompanham formas coloridas, ilustrações, etc.
Por serem facilmente compartilháveis, costumam fazer sucesso nas redes sociais e serem bons gatilhos para gerar leads.
11. Ilustrações
Apesar de serem similares aos infográficos, esses tipos de conteúdo são mais lúdicos e conseguem contar histórias de maneira autônoma, como as charges, tirinhas, entre outros recursos.
Trata-se de um formato de conteúdo que aumenta a conexão com o público, principalmente com o mais jovem.
12. Cases de sucesso
O case ou estudo de caso é uma das maneiras mais eficientes de provar o valor do seu produto/serviço para sua audiência.
Afinal, compartilhar depoimentos reais dos clientes satisfeitos, seja no site ou nas redes sociais, é uma boa estratégia para vender mais.
13. Memes
Você sabia que o meme também é um tipo de conteúdo?
Sim, essa é uma ferramenta de comunicação muito popular, principalmente entre o público jovem. Como são usados para divertir as pessoas, também tem um alto poder de compartilhamento nas redes sociais.
Logo, pode ajudar a aumentar o alcance da sua marca.
14. Templates
Os templates são modelos prontos que servem para organizar processos que costumam ser repetitivos como, por exemplo: planejamento de marketing, calendário editorial, entre outros.
Além de ajudar a solucionar problemas simples da sua persona, é uma ótima fonte de geração de leads.
15. Notícias
A notícia é dos tipos de conteúdo mais indicados para mostrar novidades e acontecimentos recentes ao público.
A finalidade desse formato é manter a audiência informada, oferecendo um conteúdo imparcial e atraente.
16. Webinars
Sabe aquelas palestras e conferências feitas ao vivo pela internet?
Os webnars são bastante similares e podem ser usados para demonstrações, treinamentos e seminários sobre um tema de interesse comum ao público que assiste.
17. Audiobooks
Esses tipos de conteúdo são narrações de e-books, e permitem que a pessoa possa escutar o conteúdo enquanto dirige ou executa outra tarefa.
A vantagem do audiobooks é que ele pode te ajudar a ampliar a sua audiência, já que facilita a vida de que não gosta ou não tem tempo para ler o seu conteúdo.
18. Podcasts
Já os podcasts são uma espécie de programa de rádio que você grava e compartilha com o público no ambiente online.
Trata-se de um formato interessante que possibilita o debate de assuntos importantes com personalidades relevantes da sua área.
19. White papers
Considerados materiais ricos, o white paper lembra um e-book, mas tem menos páginas, pois abordam temas complexos, mas de maneira objetiva.
Você deve oferecê-los aos consumidores que já conhecem sua empresa, sobretudo em táticas de nutrição e qualificação de leads.
20. Relatórios de pesquisa
Os relatórios proporcionam uma abordagem mais completa sobre os assuntos de interesse do público.
Logo, publicar uma pesquisa te ajuda a se posicionar como especialista, contribuindo para aumentar as vendas.
21. Testes e quizzes
Provavelmente você já participou de quizzes online, afinal, esse é um tipo d conteúdo que desperta a curiosidade de muita gente.
Mas, além de satisfazer a curiosidade, os testes e quizzes também ajudam a divulgar a sua marca, aumentando as conversões.
22. Perguntas e respostas
A proposta ao usar esse formato é conhecer as dúvidas mais frequentes da sua audiência. Além disso, responder esses questionamentos fará eles se lembrarem da sua empresa quando precisarem comprar a solução que você oferece.
23. Tutoriais
Os tutoriais são tipos de conteúdo que ensinam a executar alguma tarefa passo a passo. É um formato que também chama muita atenção, visto que é direcionado para ajudar o público a solucionar um problema específico.
Logo, quanto mais detalhado, melhor.
24. Reviews
Os reviews são opiniões ou avaliações técnicas sobre um produto, serviço, evento, etc. É um recurso muito eficaz para educar a audiência. Então, você pode usá-la para esclarecer dúvidas ou ensinar como se usa uma ferramenta, por exemplo.
25. Lives
As lives ou transmissões ao vivo são formatos utilizados com diversas finalidades. Você pode aproveitar esse tipo de conteúdo para exibir os bastidores da empresa, transmitir um evento ou até mesmo para divulgar novos produtos.
Agora que você já conhece 25 tipos de conteúdo focados na geração de leads, sua produção de conteúdo se tronará mais produtiva e efetiva.
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