Será que vale a pena investir em blog?
O mundo digital está em constante evolução e as empresas têm à sua disposição uma infinidade de novos canais de comunicação para alcançar seu público-alvo.
No entanto, mesmo com a proliferação das redes sociais e outras formas de marketing online, o blog continua sendo uma estratégia poderosa e eficaz para atrair e engajar audiências.
Neste artigo, você vai saber por que ainda vale a pena investir em um blog, quais são os benefícios desse canal, além das melhores práticas para criar um blog que funcione.
Por que investir em blog post?
Apesar da crescente concorrência de outras plataformas digitais, o blog continua sendo uma ferramenta valiosa para empresas e profissionais que desejam estabelecer uma presença online efetiva.
Existem várias pesquisas e estudos que sustentam a ideia de que investir em um blog pode trazer benefícios significativos para empresas.
A seguir, confira alguns fatos e dados que destacam a importância de investir em um blog:
Geração de leads:
Segundo a HubSpot, as empresas que têm um blog geram 67% mais leads do que as que não têm.
Logo, ter um blog ativo e compartilhar conteúdo relevante e 100% autoral, aumenta as chances de atrair pessoas interessadas em seu setor ou nicho, proporcionando uma oportunidade para converter esses visitantes em leads qualificados.
SEO e aumento de tráfego:
O blog desempenha um papel fundamental no aumento da visibilidade nos mecanismos de busca.
De acordo com a Search Engine Journal, as empresas que têm um blog obtêm em média 434% mais páginas indexadas pelo Google do que aquelas que não têm.
Além disso, a HubSpot relata que as empresas que publicam regularmente em seus blogs recebem cerca de 55% mais visitantes em seus sites.
Credibilidade e autoridade:
Um estudo da Demand Metric revelou que 82% dos consumidores têm uma opinião mais positiva sobre uma empresa depois de ler conteúdo personalizado em seu blog.
Ter um blog permite compartilhar conhecimentos, experiências e insights relevantes, o que aumenta a credibilidade e estabelece você como uma autoridade em seu segmento.
Além disso a reputação do seu domínio (www.suaempresa.com.br) aumenta quando buscadores identificam se tratar de um endereço ativo que gera conteúdo autoral e constante na internet.
Engajamento do público:
De acordo com a Social Media Today, os blogs são a segunda forma mais confiável de mídia online.
Além disso, o conteúdo compartilhado em blogs é facilmente compartilhável em redes sociais, aumentando a possibilidade de engajamento e alcance orgânico.
Outra possibilidade é a interação via comentários nos artigos, que pode fomentar novos assuntos, interação com os visitantes e maior reputação dos artigos em buscadores.
Retorno sobre o investimento (ROI):
Segundo o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo (que inclui blogs) custa 62% menos do que outras formas tradicionais de marketing e gera três vezes mais leads.
Portanto, investir em um blog permite alcançar um público mais amplo a um custo relativamente baixo, resultando em um ROI positivo.
É importante ressaltar também que os resultados podem variar dependendo do setor, público-alvo, qualidade do conteúdo e estratégias de promoção.
No entanto, esses dados destacam a importância do blog como um canal de marketing eficaz para atrair e engajar audiências, gerar leads e aumentar a visibilidade online.
Afinal, vale mesmo a pena investir em blog?
Diante dos benefícios mencionados acima, a resposta é um ressoante sim, vale a pena investir em um blog!
Embora seja necessário tempo e esforço para criar e manter um blog de sucesso, os resultados a longo prazo são inegáveis.
O blog ainda oferece uma plataforma para expressar sua visão, compartilhar conhecimento, atrair e engajar seu público-alvo.
Ele é um canal que permite construir relacionamentos sólidos com seus leitores, gerar leads qualificados e aumentar a visibilidade da sua marca.
Leva certo tempo, mas o investimento vale a pena. Aqui na RG nosso blog existe desde 2016 e hoje é o canal que mais atrai novos visitantes ao nosso site. Confira nossa evolução com conteúdo orgânico ao longo dosa últimos 16 meses:
Quais as melhores práticas para criar um blog que funcione?
Defina seu público-alvo e objetivos
Antes de começar um blog é essencial identificar quem é seu público-alvo e quais são seus objetivos.
Isso ajudará a direcionar o conteúdo e garantir que ele seja relevante e atrativo para seus leitores. Talvez seja o momento de definir ou revisar quem é a sua persona.
Pesquise e planeje seu conteúdo
Realize pesquisas de palavras-chave para descobrir os tópicos mais relevantes e procurados pelo seu público.
Planeje seu conteúdo com antecedência, criando um calendário editorial para garantir consistência e variedade de temas.
Crie conteúdo de qualidade
Vale a pena investir em blog, porém, ao escrever o seu blog post, foque em oferecer conteúdo de qualidade. Resumindo, seja original, informativo e envolvente.
Ademais, use diferentes formatos, como posts, infográficos, vídeos e entrevistas, para diversificar o conteúdo e torná-lo mais atrativo.
Para ter um parâmetro, ao definir o tema, faça uma busca no google e avalie os melhores artigos que aparecerem. Feito isso coloque como objetivo escrever um artigo ainda melhor do que aqueles que estiveram no topo do google.
Otimize para SEO
Aplique técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) em seu blog.
Isso significa fazer o uso adequado de palavras-chave, títulos e meta descrições relevantes, links internos e externos, e uma estrutura de URL amigável.
Assim, o seu blog terá uma melhor classificação nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade do negócio.
Promova nas redes sociais
Use as redes sociais para promover seu blog e aumentar seu alcance.
Além de compartilhar os artigos nas suas contas de mídia social, incentive seus seguidores a compartilharem também.
Dessa forma, você atrai mais tráfego para o seu blog e aumenta sua base de leitores.
Interaja com seus leitores
Responda aos comentários e mensagens dos seus leitores, incentive a participação e o engajamento, criando um senso de comunidade em torno do seu blog e fortalecendo os laços com seu público.
Em um mundo digital cada vez mais diversificado, o blog ainda mantém seu valor e relevância como uma poderosa ferramenta de marketing.
Em síntese, vale a pena investir em blog, sobretudo porque ele oferece inúmeros benefícios, desde a geração de leads qualificados até a construção de autoridade e relacionamento com o cliente.
Enfim, seguindo as melhores práticas de criação de conteúdo relevante, otimização para SEO e promoção nas redes sociais, é possível criar um blog eficaz e de sucesso.
Por último, se você está considerando expandir sua presença online e melhorar seu marketing de conteúdo, definitivamente vale a pena criar um blog para alcançar e envolver seu público-alvo de forma duradoura.
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Eu acredito que ainda vale a pena, apesar da I.A estar começando a dominar, nunca vai escrever um artigo como um humano.