A porta de entrada de toda empresa que inicia um projeto de marketing digital são as redes sociais. E não é por menos: é nelas onde a audiência concentra grande parte do seu dia a dia, seja produzindo ou consumindo conteúdo.
É também nas mídias sociais – como o Instagram e o TikTok – que há solo fértil para cultivar uma abordagem mais humanizada, informal e estreita com os clientes em potencial. Pare para pensar: nestas redes, você consegue postar sobre o dia a dia da sua empresa, dar dicas, promover seus produtos. E mais: compartilhar conteúdos em foto, vídeo e até em texto.
Inicialmente, para empresas com baixa maturidade digital, as redes sociais são realmente promissoras. Mas à medida que a audiência cresce e os resultados vêm chegando, é necessário adotar uma estratégia mais madura: o inbound marketing.
Mas não pense que é necessário dispensar as redes sociais. O inbound marketing consiste numa forma de ampliar a visão sobre o seu ecossistema e atuar em mais frentes na atração e retenção de clientes em potencial.
Você já sabe como o Inbound Marketing funciona?
Se você ainda não está familiarizado com o tema, não se preocupe. Vou te explicar de uma forma simples e didática no que consiste o Inbound Marketing.
Se traduzirmos de forma literal o conceito, identificamos o Inbound Marketing como o Marketing de Atração. Sendo assim, o termo está relacionado a um conjunto de ferramentas, meios e canais que visam atrair o cliente. Fazer com o que a persona venha até a empresa – e não o contrário, como ocorre no Outbound Marketing.
Estratégia nas Redes Sociais X Estratégia no Inbound Marketing
Um bom inbound tem sua metodologia sustentada nas etapas do funil de vendas: atração, conversão, relacionamento, venda e fidelização.
E se você realiza ações nas redes sociais, deve ter percebido que as etapas trabalhadas pelo inbound também acontecem nas redes: um usuário segue o perfil da sua empresa (atração), passa a acompanhar os conteúdos que são publicados (relacionamento), realiza uma compra (conversão) e continua seguindo o perfil para ficar por dentro de novidades futuras (fidelização.)
A grande diferença é que o inbound possui recursos mais avançados para fazer este trabalho e dedica esforços a cada etapa percorrida pelos clientes, fazendo com o que mais contatos se tornem, efetivamente, clientes.
![estratégia de redes sociais e inbound marketing](https://rgconsultorias.com.br/wp-content/uploads/2021/10/estrategia-de-redes-sociais-e-inbound-marketing-1000x835.png)
O Inbound Marketing constrói uma base de leads e clientes
Ao contrário das redes sociais onde você apenas “aluga” o espaço, isto é, utiliza um canal que não é propriamente seu, o inbound marketing foca também na construção de uma base de leads.
Dando um passo atrás, leads são contatos. Visitantes do seu site ou até mesmo seguidores da sua marca nas redes sociais, dos quais você consegue os dados de contato. Geralmente e-mail e/ou telefone.
Por meio das ações de atração e conversão, sua empresa poderá captar essas informações de contato dos visitantes do seu site ou seguidores e com isso poderá realizar plenamente as etapas de relacionamento e fidelização.
Leia também: Inbound Marketing: como começar?
Mas então o que deve ser feito para uni-los?
Já que eu disse que a harmonia entre as duas abordagens é fundamental, é muito provável que você deve estar se perguntando como a integração pode ser feita. Aí vai algumas dicas:
1) Estratégia de redes sociais: divulgar materiais ricos
Ao criar um material rico, que tal divulgá-lo nas redes sociais? Elas podem ajudar muito na divulgação de ebooks, infográficos e outros materiais, bastando que você adeque a linguagem à proposta de cada rede.
2) Concentrar tráfego no site
Os seguidores chegam pelas redes sociais, mas isso não quer dizer que devem continuar apenas lá. Muitas vezes, os conteúdos relevantes para a audiência não se adequam a nenhum formato proposto pelas redes sociais (que, em suma, privilegiam conteúdos mais rasos e imediatos.)
Então, aproveite o seu alcance para distribuir o conteúdo produzido no seu blog, por exemplo. Assim, você estabelece mais um canal de confiança com a sua audiência.
3) Apostar em segmentação
Persona não é um conceito singular; e é muito provável que a sua empresa tenha vários perfis de clientes em potencial. Estou certo?
Uma grande vantagem do inbound marketing em relação ao marketing tradicional é a grande capacidade de segmentação. Através da inteligência implementada na estratégia de captação de leads, é possível subdividi-los de acordo com critérios que fazem sentido para o seu negócio.
Assim, ao invés de “soltar” conteúdos aleatórios nas redes que, muitas vezes, quase não engajam, você pode enviar e-mails específicos para cada segmentação de leads.
Você deve ter percebido a complexidade envolvida numa estratégia de inbound marketing. Para tornar todo o gerenciamento mais eficiente e garantir o bom desempenho das suas ações, recomendo que você utilize uma ferramenta de automação de marketing.
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