Quais são os principais tipos de e-mail marketing, você conhece todos eles? Ainda há muitas empresas que só enviam newsletter.
Mas saiba que há outras campanhas que você pode criar para turbinar sua estratégia de marketing digital.
Afinal, o e-mail é um recurso barato e fácil de usar, que te ajuda a atingir diversos objetivos.
Você pode, por exemplo, usá-lo para trabalhar o relacionamento com os clientes ou até mesmo melhorar as vendas.
O fato é que o e-mail marketing é sem dúvida, uma ferramenta muito eficiente quando ao assunto é conversão.
Por isso, trouxemos os principais tipos de campanhas de e-mail que você deveria utilizar para obter resultados ainda melhores.
Veja quais são:
Newsletter
Em primeiro lugar, vamos falar de um dos tipos de e-mail marketing mais usado, a Newsletter.
Em geral, essa é a primeira comunicação enviada aos cientes quando a empresa inicia uma estratégia de e-mail marketing.
Esse é um e-mail que pode ser enviado para toda base de contatos ou apenas para as pessoas interessadas. Como o envio é periódico e vai para quase todos os contatos, é essencial oferecer conteúdos diversos.
Afinal, a sua newsletter vai chegar a leads que estão em diferentes estágios do funil de compra, devendo oferecer algo de valor a todos eles.
Mas, você também pode criar uma campanha segmentada, pois a segmentação permite separar grupos de clientes e enviar conteúdos de acordo com a etapa em que se encontram na jornada de compra.
Essa é uma boa tática para manter algum tipo de contato ao logo do tempo e gerar mais interação entre os leads e sua empresa.
Mas, você sabe quais métricas analisar em uma newsletter? Adiantamos que não são as métricas diretas da campanha, isto é, não é a taxa de abertura, nem de clique.
A informação mais importante é quem clicou em qual link. Afinal, é ela que vai garantir uma excelente segmentação.
Além disso, com a pandemia, as newsletters ganharam fôlego novo e estão super em alta novamente. Há grandes veículos de imprensa usando o recurso para engajar e levar conteúdo direto às caixas de entrada de milhões de pessoas. Então sua empresa também pode usar as newsletters como canal de comunicação.
Campanhas de e-mail marketing promocionais
Antes de tudo, temos que deixar claro que o e-mail marketing promocional não serve só para divulgar promoções e produtos. Isto é, por ser “promocional”, o objetivo é promover uma algo, que pode ser um produto ou ainda um conteúdo gratuito, como um ebook, por exemplo.
A principal vantagem deste tipo de campanha de e-mail é que ela foca em um objetivo direcionado.
Logo, é a melhor estratégia se você precisa entregar a mensagem certa para a pessoa certa. Para conseguir isso, mais uma vez, é preciso investir em segmentação de leads.
Em outras palavras, não envie o mesmo e-mail promocional a todos da sua base de contatos pois raramente você terá uma oferta que faça sentido para toda a base de leads naquele momento. Salvo em datas como Black Friday, saldões e promoções que sua empresa realiza com recorrência.
Para não ter resultados ruins, o melhor é segmentar a sua lista de contatos com base nas informações que você tem sobre os eles, e assim, oferecer algo que vá de fato interessa-los.
Melhores Gatilhos para E-mails Promocionais
Assim como quase todas as ações promocionais no marketing digital, os e-mails também podem beber da fonte dos gatilhos mentais para obter resultados ainda melhores.
Seja no assunto do e-mail ou mesmo no corpo, o uso de certas chamadas que evocam urgência, escassez e/ou exclusividade podem fazer a diferença entre um “tenho que ver isso” e um “é spam”!
Sendo assim algumas boas práticas neste sentido seriam:
- Usar contagem regressiva no corpo do e-mail
Isso ajuda a criar uma urgência. Tal oferta ou benefício estará disponível somente até amanhã. Um belo countdown dá conta do recado. - Chamadas como “Últimas unidades” ou “Estoque limitado”
Aí temos o gatilho de escassez trabalhando. Por tabela ele também cria certa urgência no lead para garantir logo o produto ou a oferta. - “Oferta Exclusiva para você”
Fazer o lead se sentir especial e mostrar que ele recebeu uma vantagem clara sobre os demais também é uma ótima pedida. Esse gatilho pode ser usado em antecipação de eventos promocionais ou lançamentos, por exemplo.
E-mail marketing transacional
Já esses são tipos de e-mail marketing com mensagens enviadas para responder a uma ação específica feita pelo consumidor. Em geral, eles servem para ajudar e informar o usuário ou lead em algum processo.
O e-mail transacional é muito usado para a confirmação de pedido em uma compra online, para guiar o lead durante o download de um material, ou ajudar o usuário a trocar sua senha de acesso, dentre outras situações.
Junto a estes, os e-mails de agradecimento também são considerados transacionais.
Sabe qual a grande vantagem deste tipo de e-mail marketing?
É que o lead já está esperando o recebimento da mensagem. Então, quase todos os seus e-mails serão abertos e lidos.
Por outro lado, se você deixa de enviar esses e mails, perde-se aí uma ótima chance para fortalecer uma conexão e engajar um lead automaticamente.
Lifecycle E-mail
São os e-mails enviados aos clientes durante os vários estágios, desde a assinatura até a compra.
Essa é uma estratégia que tem como objetivo construir, nutrir, manter e gerar receita para sua empresa com base no ciclo de vida dos clientes.
Basicamente, todo cliente que sua empresa capta possui um ciclo de vida médio. Em outras palavras, um certo tempo entre se tornar lead, cliente, comprar novamente da sua empresa, indicá-la a amigos e no fim deixar de comprar novamente.
O desafio é fazer com que essa “vida’ se prolongue o máximo possível pois os manuais de marketing não mentem quando dizem que “É mais barato manter um cliente do que conquistar novos”.
Mas, conforme dito anteriormente, o que garante bons resultados para as campanhas de e-mail marketing é a segmentação e uma das que você deve considerar é o estágio no ciclo de vendas.
Alguns dos estágios a serem considerados são: Lead, oportunidade sendo trabalhada pelo comercial, cliente ativo, cliente que já realizou uma compra, (recente ou não), ex-clientes, entre outros.
Enfim, o mais importante é ter em mente que cada estágio exige ofertas específicas e que podem ter objetivos diferentes, como ensinar, vender, fazer upsell ou upgrade, engajar, recuperar, etc.
Automação de Marketing
A princípio, o objetivo de um e-mail marketing automático não é entregar uma informação, nem grandes quantidades de conteúdo. Muito pelo contrário, a automação de marketing deve ter um objetivo específico e bem definido.
Afinal, o “gatilho” de entrada em um fluxo de automação é uma ação executada pelo lead, que pode ser o download de um material, o clique em um determinado link de e-mail, visita a uma página importante e etc.
Então, os tipos de e-mail marketing que esse lead irá receber serão altamente segmentados, não apenas pelo perfil e interesse, mas também por quão avançado esse lead está na jornada de compra.
Resumindo, os e-mails enviados através da automação de marketing são bastante segmentados. Logo, englobam todas as etapas da jornada de compra e possuem bom engajamento e assim preparam melhor o lead para a compra de um produto.
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Para finalizar, cada negócio tem uma necessidade diferente, o que demanda estratégias diferentes.
Agora que você conhece os tipos de e-mails mais usados pelas empresas, é só escolher aquele que faz mais sentido de acordo com os objetivos da empresa.
Quer aumentar a assertividade da sua campanha, conheça os melhores horários para enviar e-mail marketing.