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09/09/2021 por Equipe RGdigital
E-commerce, Empreendedorismo, Tecnologia

Descrição de Produtos no E-commerce, é importante? Como fazer?

Início » Blog » Empreendedorismo » Descrição de Produtos no E-commerce, é importante? Como fazer?

Você tem um e-commerce? Ou pretende criar um em breve?

Em ambas situações, certamente você já deve ter pesquisado muito a respeito do assunto. Provavelmente já avaliou questões como estoque, plataforma, marketplaces, marketing digital, etc.

Mas é muito comum empreendedores não darem tanta atenção para um detalhe muito importante: a descrição de produtos no e-commerce.

Dependendo do segmento de atuação, gasta-se muito tempo e dinheiro na produção de lindas fotos e vídeos para tentar convencer o usuário a “levar pra casa” o seu produto.

Contudo, a descrição muitas vezes é ainda mais eficiente na tarefa de convencer e, quando bem feita, é a peça chave para altas taxas de conversão no e-commerce.

Descubra a importância de uma boa descrição de produtos no e-commerce e antes do fim, aprenda a criar descrições eficientes em sua loja virtual.

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A Importância da Descrição de Produtos

Quando você visita uma loja como é a sua experiência de compra? Você pode tocar nos produtos, ler as embalagens, sentir o peso e comparar com outros. Além de tudo isso, dependendo da loja, você ainda tem um vendedor pra te explicar tudo.

Já no e-commerce, a experiência é diferente. Apesar da possibilidade de comprar de qualquer lugar, toda essa experiência de compra fica comprometida. Você não tem ali todos os recursos citados acima para te auxiliar nas escolha da melhor opção.

É neste ponto que uma boa descrição de produtos no e-commerce pode auxiliar e trazer um pouco dessa experiência para o online.

Experiência do Usuário

As pesquisas indicam que, em média, 87,4% dos usuários buscam em outro site quando não encontram informações relevantes sobre ele em uma página de produto. Isso indica algo óbvio, ninguém compra algo sem saber o que é.

Por vezes nos deparamos com páginas de produtos com apenas fotos e pouquíssimas informações. A imagem pode até valer por mil palavras, mas não consegue sozinha convencer alguém a comprar.

Isso acontece porque o usuário chega na página de produto com uma dor. Essa dor pode ou não ser sanada por este produto. Mas o fato é que ele só saberá disso se estiver bem claro quais são as vantagens e benefícios de se adquirir aquele produto.

Descrições que informam e educam

Tome como exemplo uma loja de materiais elétricos. Você precisa comprar uma tomada para ser instalada em sua cozinha, para ligar o micro-ondas. Você logo pesquisa no google e chega numa página com essa descrição de produto:

“Tomadas de energia 20A tem plugues com pinos mais grossos (4,8mm) e é recomendado para conectar equipamentos que exijam maior capacidade. A capacidade da corrente total dos equipamentos conectados não deve exceder 20A. A potência máxima em 127V, é de 2540W e em 220V, de 4400W“

Note como as informações estão de encontro com a sua dor, “ligar o micro-ondas”. A descrição não apenas fala do produto, mas também ensina de maneira prática que a tomada de 20a tem plugues para pinos mais grossos. Exatamente iguais aos pinos do seu micro-ondas.

Se você não é eletricista pode ser que tenha chegado essa página de produto sem saber sobre essa questão do plugue, tampouco saberia sobre as capacidades de potência.

Descrições que otimizam a experiência de compra

Imagine agora que você precisa comprar uma short jeans. Novamente faz a busca e acessa na página com a seguinte descrição de produto:

“Um básico diferenciado que você precisa. O short é feito no jeans claro, possui passante para cinto, fechamento regular por zíper e botão metalizado, três bolsos frontais e dois bolsos traseiros. Sua barra é dobrada, dando aquele toque vintage à peça. Acompanha cinto removível, também no jeans, com fivela quadrada e níveis de ajuste.

Como usar: Sem dúvida alguma, esse modelo fica perfeito para um look casual cheio de estilo. Um item essencial e versátil que combina com qualquer modelo de blusa, e pode ser usado tanto em um look dia como em um look noite.“

Lembra que falamos acima que o online tem suas vantagens mas perde um pouco na experiência de compra?

O que a descrição deste produto faz é justamente preencher a lacuna de não poder experimentar a roupa antes de comprar. Sequer colocamos a foto aqui e apenas com a descrição você já sabe que:

  • O short é feito no jeans claro;
  • Possui passante para cinto;
  • Fechamento regular por zíper e botão metalizado;
  • Três bolsos frontais e dois traseiros;

Agora feche os olhos e veja a peça de roupa se materializar na sua mente. Mágica? Não, texto bem escrito. Outro trecho que otimiza a experiência de compra, é o como usar. Você pode combinar com qualquer modelo de blusa e pode usar tanto em looks do dia quanto da noite.

Há ainda na página do produto detalhes como medidas, composição de materiais e outras dicas para vestir bem essa peça.

Uma boa descrição despensa qualquer provador.

Descrição de Produtos no E-commerce - carrinho

Descrição de Produtos no E-commerce e o SEO

Todo bom texto deve ser escrito para alguém específico. Ao fazer as descrições de seus produtos, tenha sempre isso em mente. Contudo, os buscadores como Google e Bing costumam beneficiar páginas de produtos com boas descrições. Estamos falando do bom e velho SEO.

Só que ao longo dos anos essa técnica veio se atualizando, junto com as inovações nos motores de busca. O Google, principalmente, tornou seu sistema de pesquisa mais “humanizado”. Com isso, não basta mais repetir a palavra-chave de maneira desenfreada ao longo do texto. É preciso criar um contexto, usar sinônimos e palavras que se relacionem com o termo principal.

Em suma, as descrições de produtos mais bem feitas ganham maior relevância nos resultados de busca. Então você consegue matar dois coelhos com uma cajadada só.

Escreva descrições de produtos que convençam, informem e encantem os visitantes. Mas como fazer para escrever boas descrições?

Como fazer uma boa descrição de produto?

Escrever bem demanda prática! Se colocar no lugar de quem vai ler e pensar em maneiras de encantar e informar seus “futuros clientes”.

Ainda sem ideias? Comece se inspirando neste modelinho:

Pequeno Resumo:

  • O que é o Produto?
  • Qual é o intuito do produto?
  • Para quem ele é destinado?
  • Para que serve o produto?

Detalhes Técnicos

  • Do que o Produto é feito?
  • Qual sua origem? (caso se aplique)
  • Quais são as medidas?
  • E o peso?
  • Qual é a grade de cores?
  • Modelos disponíveis?

Informações de uso

  • Como usar?
  • Qual é a melhor forma para armazenar?
  • Como higienizar?
  • Qual o prazo de validade?
  • Produto indicado para: (Aqui você pode citar a quem ou a quais situações seu produto se destina)

Vantagens do seu produto. Aqui elenque todos os diferenciais que seu produto possui em relação aos demais disponíveis no mercado.

  • Maior durabilidade (ex.)
  • Cores mais vivas (ex.)
  • Quais suas premiações/reconhecimentos de mercado? (caso possua)

Por fim, pense na descrição do seus produtos como pequenos discursos de vendas. Você precisa, em apenas algumas palavras, convencer o usuário de que ele está fazendo a melhor escolha possível, pagando um preço justo e tendo vantagens incríveis.

Agora você tem um norte. Comece hoje a otimizar as descrições de seus produtos e veja, em pouco tempo, os ótimos resultados de vendas em sua loja virtual.

Quer aprender mais sobre marketing digital e estratégias para aumentar as vendas em seu e-commerce? Cadastre-se abaixo!

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