Investir em mídia paga tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diversos mercados.
Seja para alcançar mais clientes localmente, impactar personas do e-commerce ou mesmo reconhecimento de marca, os anúncios patrocinados oferecem um ótimo resultado.
Isso porque as campanhas são 100% direcionadas, isto é, exibidas apenas para o perfil de cliente ideal que a sua empresa possui. Então, se você vende sapatos com foco no público feminino de Belo Horizonte, saiba que, ao investir em mídia paga, alcançar estas pessoas está a poucos cliques.
Outra vantagem do tráfego pago são as diversas possibilidades. Sua persona acessa mais o Instagram? É possível anunciar na rede. Seus clientes preferem o Google? O buscador também oferece a solução de anúncios. Devido às tantas plataformas de anúncios, você “esbarra” exatamente em quem deseja.
Investir em mídia paga: como começar?
O primeiro requisito para investir em mídia paga e ter bons resultados é conhecer o seu negócio. No momento de planejar, os seguintes tópicos devem estar na ponta da língua:
- propósito – afinal, por que o seu negócio existe? Dizemos que, hoje, com a era digital e a democratização da informação, os clientes compram muito além de produtos e serviços. Por isso, o discurso da sua empresa deve ser claro e coerente. Sempre.
- mix de produtos – qual é a variedade de produtos/serviços ofertados pela sua empresa? Em todos os casos é possível identificar um produto isca, ou seja, aquela solução que costuma “fisgar” os clientes.
- produtos campeões – são tão relevantes que merecem um tópico próprio. São os itens que mais vendem em sua empresa. Eles estarão em destaque nas campanhas e aumentarão as chances de conversão.
- concorrência – é impossível empreender sem acompanhar a movimentação do mercado, e isso vai desde tendências mundiais até ações que o seu concorrente (sim, ele mesmo) está cultivando no negócio dele. Ter sucesso em mídia paga depende de um posicionamento competitivo no mercado.
Mas quanto investir?
Se você já conhece bem o seu negócio, tem um mix de produtos bastante atrativo e sua empresa está alinhada às necessidades do mercado… surge um questionamento bastante comum e polêmico.
Afinal, quanto é necessário para investir em mídia paga e obter todos os bons resultados propostos pela estratégia?
Depende.
Não existe um valor ideal ao investir em mídia paga exatamente pelas questões que elencamos anteriormente. Mas um cálculo básico que pode te nortear é:
1) Investir em Mídia Paga: meta de faturamento
O quanto você deseja faturar com o investimento em tráfego pago? Esse dado é necessário para compreender outras questões seguintes, como a quantidade de vendas necessária, por exemplo.
2) ROAS mínimo
Se você tem um ROAS mínimo de R$5.000,00/mês em anúncios online deve faturar, ao menos, R$25.000,00 para não ter prejuízo.
3) Ticket médio
Qual é o valor médio das vendas feitas pela sua empresa? Se o valor atual ainda está abaixo do desejado, adote estratégias para aumentá-lo. Um cenário favorável é ideal para que o investimento em tráfego pago gere bom retorno.
4) Calcule quanto investir em mídia paga
Chegamos ao tão desejado cálculo de budget! Recomendamos 5 equações para fazê-lo. Escolha a que faça mais sentido para a sua empresa.
- Investimento Ideal = Meta de Faturamento/ROAS mínimo
- Nº de Pedidos(mês) = Meta de Faturamento/Ticket Médio
- Pedidos por Dia = Número de Pedidos/Número de Dias do Mês
- Valor de Investimento = Investimento/Número de Dias do Mês
- CPA = Valor Diário de Investimento/Quantidade de Pedidos por Dia
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