Trabalhar a recuperação dos carrinhos abandonados é uma tática essencial para quem tem um e-commerce. Essa talvez seja a maior dor dos e-commerces no mundo todo.
Isso porque o abandono de carrinho é um desafio e tanto, que pode gerar perdas significativas para o negócio.
Mas a boa notícia é que o marketing digital possui estratégias eficazes para reverter essa situação.
Que tal entender as razões por trás dos carrinhos abandonados? Além disso, veja também como recuperá-los e resolver definitivamente esse problema.
Boa leitura!
Recuperação de carrinhos abandonados: por que ela é importante?
Antes de qualquer coisa, o carrinho abandonado refere-se à situação na qual os clientes da sua loja virtual ou e-commerce colocam produtos no carrinho de compras, mas por algum motivo, acabam saindo sem concluírem a compra.
Em outras palavras, dizemos que eles abandonaram o carrinho, algo muito frustrante para os donos de comércios online.
Segundo dados da SalCycle, o índice global de taxa de abandono de carrinho ultrapassa 70%. Isso é bastante coisa!
No entanto, existe uma prática que costuma funcionar bem, fazendo com que os consumidores finalizem a compra dos itens que foram adicionados nos carrinhos.
Estamos falando da recuperação de carrinhos abandonados, que se baseia em oferecer vantagens aos consumidores que escolheram um ou mais produtos esquecendo-os ou abandonando-os no carrinho durante a visita à sua loja online.
Mas por que dar atenção à essa abordagem?
Bem, sobretudo porque desenvolver medidas para recuperar esses carrinhos é uma grande oportunidade para converter potenciais clientes em compradores efetivos, ampliando, assim, as receitas da empresa.
Afinal, por que os carrinhos são abandonados?
A princípio, há várias razões para que os consumidores abandonem os carrinhos de compra.
Algumas das principais são:
1. Custos de frete elevados:
Taxas de frete elevadas ou taxas surpresa no momento do checkout podem fazer com que os clientes desistam da compra, já que o custo total pode ser maior do que o esperado.
2. Dificuldades técnicas:
Problemas técnicos, como falhas no site, erros de carregamento ou dificuldades na navegação, além de prejudicar a experiência do cliente, são motivos suficientes para fazer os clientes abandonarem o carrinho de compras.
3. Falta de confiança na segurança:
Além disso, preocupações com a segurança dos dados pessoais e financeiros também podem levar os clientes a abandonar o carrinho, ainda mais se o site não transmitir confiança.
4. Poucos meios de pagamento:
Hoje em dia, existem diversas formas de pagamento que facilitam a vida dos clientes, como por exemplo, cartão de crédito, débito, Pix, entre outros.
No entanto, alguns e-commerces oferecem opções limitadas de pagamento, levando os consumidores a desistirem na hora da compra.
5. Processo de checkout complexo:
Um processo de checkout complicado e longo, com muitos formulários e etapas também pode frustrar os clientes, levando-os a desistir da compra.
Estratégias de marketing infalíveis para a recuperação de carrinhos abandonados
Se você pensava que o abandono de carrinho era um problema sem solução, você estava um tanto quanto enganado.
Adotando ações de recuperação de carrinhos abandonados, você pode sim, virar o jogo. Mas lembre-se de que essas ações devem ser planejadas conforme as razões que levam os seus clientes a desistir da compra.
Confira a seguir, algumas maneiras de convencer o consumidor a retomar o carrinho e tomar uma decisão de compra.
Crie campanhas de e-mail marketing para recuperação de carrinhos abandonados
Aposte no e-mail marketing para e-commerce e recupere seus carrinhos, afinal, este é um dos canais mais eficientes para se comunicar com o seu público e vender.
Estima-se que 45% dos e-mails de abandono de carrinhos são abertos
Além do mais, 21% dos e-mails de recuperação de carrinhos abandonados são clicados e metade desses cliques leva à conversão.
Quer outra razão para usar o e-mail marketing na sua estratégia para recuperar carrinhos?
As ferramentas de automação de marketing permitem configurar campanhas de recuperação de carrinhos abandonados que são enviadas automaticamente após um determinado período de tempo.
Assim, é possível garantir que os clientes recebam os lembretes no momento certo, aumentando as chances de reconversão.
Veja aqui os melhores horários para envio de e-mail marketing
Utilize remarketing na recuperação de carrinhos abandonados
Fazer remarketing também é uma maneira eficaz de fazer o cliente retornar à sua página.
O remarketing consiste em exibir anúncios e conteúdos para as pessoas que já manifestaram interesse em seus produtos.
Desse modo, você anuncia em outros sites para lembrar o cliente do produto que ele adicionou ao carrinho, mas não comprou. Resumindo, o objetivo é fazê-lo voltar e concluir a compra.
Simplifique ao máximo o processo de compra
Como você deve saber, o consumidor quer praticidade e agilidade.
Então experimente otimizar o processo de compra.
Para reduzir as chances de o cliente desistir, informe apenas o que for necessário, sem enrolações.
Além disso, ofereça um processo de navegação intuitivo e simples, que otimize o tempo do cliente.Experimente ainda fazer testes A/B para identificar as melhores opções.
Ofereça incentivos aos clientes
Uma das melhores estratégias para recuperar carrinhos abandonados é oferecer alguma vantagem ao cliente.
Pode ser um cupom de desconto, frete grátis, enfim, o importante é ofertar um benefício que sirva de incentivo para que ele volte ao seu e-commerce e finalize a compra dos itens que ele colocou no carrinho.
Viu só, quantas táticas de marketing você pode usar para fazer a recuperação de carrinhos abandonados?
Agora é só colocar em prática!
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