Imagina só: você entra numa loja de departamento de um shopping procurando por roupas de banho, pois está com uma viagem de férias marcada.
Mas, para a sua surpresa, devido às inúmeras araras espalhadas pela edificação, não consegue localizar aquilo que precisa.
Você percorre os corredores, observa as sinalizações… mas tudo que enxerga são roupas de inverno. E para piorar, não encontra um vendedor que possa te ajudar.
Tem frustração pior do que sair de uma loja simplesmente por não conseguir comprar aquilo que você deseja?
No ambiente online, infelizmente não é raro se deparar com experiências muito parecidas com esta que acabamos de citar.
A partir de uma má experiência, o usuário sai da loja da mesma forma; todavia, com poucos cliques, acessa um e-commerce que ofereça a experiência que ele deseja. E é aí que as más experiências começam a impactar negativamente no faturamento das lojas virtuais.
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Experiência do usuário no e-commerce, como otimizar?
Antes de qualquer coisa, é importante perceber a experiência do usuário como guia para o e-commerce – desde a concepção ao marketing.
Os itens do menu, as cores da loja, a posição das descrições na página de produtos, as cores dos botões… exatamente tudo que é inserido numa loja deve presar pela experiência do cliente.
Por isso, nada de fazer uma loja fundamentada no achismo e no uso de modelos pré-prontos. O público é o melhor termômetro para construir um e-commerce com boa usabilidade e alta taxa de conversão.
Quer descobrir como fazer isso? Te contamos algumas etapas que são fundamentais para aprimorar a experiência do cliente. Veja só.
1) Site responsivo
Grande parte das transações realizadas em e-commerces provém de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Sendo assim, a sua loja deve ser responsiva e ter um layout amigável, que favoreça a navegação.
Por isso, o mais importante é fazer “o simples bem feito” e evitar recursos exagerados. A navegação deve se apresentar de forma clara ao usuário, tornando o processo de compra mais fácil e rápido.
2) Descrições completas
Outro impasse enfrentado por muitos consumidores no momento de comprar pela internet é a carência de informações mais detalhadas sobre o produto almejado.
Muitos empreendedores concentram seus esforços na produção de fotos impecáveis dos produtos, mas se esquecem que um bom detalhamento (em texto escrito) dos produtos pode ser um grande facilitador de compra.
Em uma loja física, o cliente tem a oportunidade de se aproximar, tocar, manipular e experimentar os produtos. No ambiente digital, essas possibilidades se perdem – mas é possível, através do foco na experiência do cliente, reproduzir o sensorial necessário para a compra.
Se você comercializa roupas, que tal, além de falar sobre medidas e cores, descrever as características do tecido (textura, peso, temperatura, etc.)? Com toda a certeza, os compradores se sentem mais seguros quando acessam informações mais específicas sobre o produto.
Inclusive, nossa equipe preparou um conteúdo específico sobre descrições para e-commerce. Clique aqui para ler!
3) Utilize filtros de navegação
Assim como aconteceu no exemplo citado no começo deste conteúdo, já pensou o quanto é desagradável não encontrar aquilo que você procura? E o pior: ser surpreendido com uma avalanche de produtos sem contexto?
A título de organização, o uso de categorias facilita a experiência do usuário dentro do e-commerce e favorece, ainda, o aumento do ticket médio de compra. Isso porque, com produtos organizados por critérios, seu cliente pode, além de comprar aquilo que deseja, descobrir novos itens de interesse.
4) Aprimore seu site ao longo do tempo
À medida que seu e-commerce ganha maturidade, as demandas vão mudando. Por isso a estruturação de uma loja virtual não deve ser definitiva; o processo de otimização com base em dados reais deve fazer parte da gestão do e-commerce.
Em meio a tantas lojas virtuais, é um verdadeiro desafio conquistar a confiança da audiência. Mas com a aplicação dessas e outras estratégias, você terá mais competitividade, vendas e faturamento.
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