Inbound Marketing em 2021 ainda vale a pena investir? O novo ano chegou cheio de expectativas, planos, metas e o desejo de deixar para trás todas as dificuldades de 2020.
Nesse momento, há dois contextos possíveis. Pode ser que você esteja chegando no novo ano com um marketing digital bem estruturado, o que possibilitou o aproveitamento de oportunidades, mesmo com a pandemia; ou pode ser que seu segmento foi tão afetado pelo Covid-19 ao ponto de o marketing ser obrigado a frear.
O primeiro cenário é, realmente, bem mais animador, mas é fato que, para todas as empresas que desejam gerar mais oportunidades de venda com o marketing digital, o planejamento se faz necessário, independentemente do que passou.
E para escalar os resultados da sua empresa, o Inbound Marketing em 2021 é a solução. Entenda os motivos!
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital utilizada para atrair seus clientes ao contrário de estratégias de prospecção, quando é a sua empresa que vai atrás dos clientes. Com o Inbound, a sua empresa passa a ser um imã que atrai os clientes.
A estratégia de Inbound se baseia no funil de vendas para estruturar as ações, considerando e fazendo uso de suas cinco etapas:
- Atrair: Essa etapa se resume em atrair seu potencial cliente através de conteúdo, levando-o para seu site, blog, redes sociais, etc. Nessa fase, se utiliza muito o trabalho de SEO (Otimização para Motores de Busca) e mídia paga para potencializar os resultados.
- Converter: Conquistar o contato deste potencial cliente para poder se relacionar com ele. Essa coleta acontece através de formulários de inscrição, download de materiais, etc.
- Relacionar: Através de e-mails, fluxos automáticos e bons conteúdos é possível criar um relacionamento levando esse cliente para a tão almejada etapa de venda.
- Venda: Chegam nessa etapa os leads que estão verdadeiramente prontos para fechar negócio.
- Análise: Mensurar de forma rápida e clara os resultados alcançados e poder otimizar todas as etapas anteriores a fim de ampliar a entrada de potenciais clientes e a qualificação de leads.
Por que investir em inbound marketing em 2021?
1) O Digital nunca foi tão importante
Diante da pandemia, foi necessário ficar em casa e transpor hábitos analógicos para o digital. As compras pela internet aumentaram, o consumo de cursos e conteúdo também, as visualizações de vídeos cresceram, mais pessoas fizeram reuniões online e até quem tinha medo de comprar online se viu “obrigado” a se adaptar.
Com isso, as pessoas perceberam que é possível facilitar muito a vida através do “mundo digital” e empresas perceberam que é possível crescer e reduzir custos apostando nesse mercado.
Assim, mesmo com o fim da pandemia (infelizmente ainda incerto e provavelmente duradouro em parte de alguns meses de 2021), o hábito de consumo digital cresceu e se concretizou.
Hoje é praticamente inviável que uma empresa não tenha uma presença digital e até mesmo um canal de vendas online.
2) As pessoas se informam muito para realizar uma compra
Você já presenciou alguém dizendo que “hoje em dia o cliente sabe mais sobre o produto que o próprio vendedor”? Pois é, isso faz muito sentido!
Atualmente, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, o consumidor pesquisa muito a respeito. Funcionamento, execução, durabilidade, custo x benefício…
Ser referência neste momento exerce muita influência na decisão de compra do cliente. E é exatamente isso que o Inbound Marketing faz: tornar sua empresa autoridade no assunto do seu segmento com o auxílio de conteúdos estratégicos.
3) Inbound Marketing 2021: uma estratégia completa e estruturada
Se você já investe em conteúdo para redes sociais, atualiza o blog do seu site sazonalmente, faz algumas campanhas de mídia paga, mas sente que não há uma estratégia que integra essas ações, que falta tempo para cuidar de toda estratégia de marketing e, principalmente, que os resultados estão estagnados, o Inbound Marketing é a melhor estratégia para você.
Com ele é possível integrar todas as ações e canais de marketing, criando uma estratégia que atraia os potenciais clientes e os conduza até a venda. Sem contar que é possível automatizar muitas ações tornando este fluxo mais rápido e mais escalável.
O Inbound Marketing fará com que você tenha uma presença digital clara e sólida, que ofereça todas as informações que seu cliente busca e que torne seu processo de venda estruturado e ágil, criando uma verdadeira máquina de vendas.
A RG Digital é especialista em Inbound Marketing e ajuda várias empresas a se destacarem em seus segmentos. Quer saber mais? Fale com a gente!