Descubra algumas ações práticas para gerir o seu negócio em tempos de Coronavírus. Quais medidas tomar? Como continuar os trabalhos em home office? O que acontecerá com o mercado?
Ele chegou sem fazer muito alarde. Logo se aproximou e quando menos esperávamos a pandemia já estava em nossa porta. O novo Coronavírus é considerado por muitos como o pior acontecimento em escala global desde a segunda guerra mundial.
A doença que tomou proporções catastróficas é um perigo não só à saúde das pessoas, mas também à sobrevivência de muitas empresas. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas práticas para gerir sua empresa em tempos conturbados e cheios de incertezas. Será que hora de focar no digital?
Primeiro, a segurança do seu time
Desde que a pandemia do Coronavírus teve início, várias empresas foram obrigadas a tomar medidas que visam a segurança e a integridade dos colaboradores. Seja disponibilizar o álcool gel, treinar sua equipe para evitar contato físico ou mesmo readequar a empresa a fim de proporcionar um ambiente mais seguro, toda marca responsável deve prezar pela segurança antes de mais nada.
Isso porque pessoas, os colaboradores, são o maior ativo que sua empresa possui. São eles que geram valor para sua marca todos os dias entregando resultados aos clientes, atendendo-os com excelência e se dedicando sempre a melhorar.
É por justamente ter o foco em pessoas que grandes empresas, logo ao avaliarem o crescimento do risco trazido pelo Coronavírus, tomaram decisões drásticas no intuito de assegurar o bem-estar de seus times.
Logo no início, quando o vírus ainda estava agindo sobretudo na China, marcas como Twitter, Mastercard e Nestlé já se preparavam para uma possível chega do COVID-19 ao ocidente. E por essa razão, o Twitter, por exemplo, foi a primeira empresa americana a adotar o home office e a orientar seus colaboradores a somente irem aos escritórios em caso de extrema necessidade.
Seja transparente com os clientes
Se por um lado os colaboradores são os mais valiosos ativos de sua empresa, lembre-se também de seus clientes. Afinal de contas é para solucionar uma dor dele, sua persona, que sua marca existe.
A confiança que os clientes depositam em sua empresa toda vez que compram seu produto ou contratam seus serviços merece ser recompensada com grandes doses de transparência.
Sendo assim, se sua marca está adotando mudanças em função do novo Coronavírus, lembre-se de manter um contato direto com eles. Faça posts em redes sociais, envie e-mails, mensagens de whatsapp, sinal de fumaça. Não importa o meio, o importante é se comunicar.
Seja direto e use a entonação adequada ao perfil de sua marca para comunicar novos horários de funcionamento, mudanças nos processos, a adoção de um novo regime de trabalho ou qualquer mudança que vá impactar na maneira como seus clientes compram de você.
Vale lembrar que o assunto é delicado, e dependendo de sua persona, talvez seja necessário adequar a mensagem para que ela seja melhor compreendida. Nessas horas, contar com um bom time de marketing, sobretudo marketing digital, ou agência pode fazer toda a diferença.
Keep calm and encontre alternativas
Com a adoção de quarentenas cada vez mais rígidas é provável, ou quase certo, a esta altura, que sua empresa esteja temporariamente de portas fechadas. A vinda do Coronavírus para o Brasil afetou todos os segmentos, mas alguns já sofrem as consequências logo de cara.
O segmento de alimentação com seus bares, pizzarias e restaurantes certamente é um deles. Mas e aí? O que fazer? Ficar parado?
Há um ditado que diz: “A necessidade é a mãe da inovação”. Por isso aí está a resposta. Inovação. Mas para chegar até esta etapa é preciso ter muita calma, traçar um planejamento milimétrico, sobretudo com relação às finanças, e entender a situação e o atual contexto de seu cliente.
Você já deve ter visto que muitos restaurantes, buffets, lanchonetes, bares e afins estão realizando entregas, o famoso delivery. Uma saída inteligente! Já que os clientes não podem sair de casa, que tal levar a comida ou bebidas até eles?
Com a chegada da Rappi e Uber Eats e a consolidação do Ifood, os apps de delivery têm conseguido garantir uma abrangência enorme no Brasil. Isso é certamente um fator que contribui para esta nova saída. Alie a isso a rotina corrida que a maioria das pessoas têm hoje em dia e o ato de pedir comida por aplicativo é quase tão intuitivo quanto escovar os dentes.
Mas será que é uma boa ideia?
Pode até fazer sentido, mas já parou pra pensar em quantas empresas novas vão disputar um mesmo espaço? Além disso, será que teremos mão-de-obra suficiente para tantas entregas? E que tal dar um passo atrás e se perguntar: minha persona vai realmente pedir comida em casa em tempos de tanta incerteza mercadológica, ao invés de cozinhar, já que terá mais tempo disponível e ser mais barato?
Como se posicionar? Não que este seja o comportamento padrão, mas é sempre importante considerar todos os cenários antes de por em prática uma nova estratégia. Por isso, é fundamental, antes de abrir as portas de sua empresa, conhecer, estudar, analisar, refazer e sempre repensar: quem é a sua persona? Saber TUDO sobre ela pode ser o diferencial entre sua empresa sobreviver ou não em tempos de Covid-19.
Coronavírus e o amadurecimento do mercado digital
Com o fechamento de tantas lojas físicas, o crescimento do mercado digital no Brasil já é uma realidade. Em relação a 2019 já houve um crescimento de 18% nas vendas da semana do consumidor. Isso equivale a R$ 1,41 bilhões movimentados pelo e-commerce no país, é o que revela pesquisa da Ebit/Nielsen.
Um comportamento que vem de outros países em quarentena por causa do Coronavírus que se repete aqui. A adoção de soluções digitais pode ser a grande saída para empresas de varejo, mas também de prestadoras de serviços.
Assim como a alimentação, o setor de eventos também viu seus números decrescerem logo que o COVID-19 desembarcou por aqui. Com as restrições impostas por governos estaduais e municipais a fim de evitar aglomerações, as festas e reuniões tiveram de sofrer mudanças.
Sim, mudanças, pois nestes casos a melhor alternativa para buffets, cerimoniais, empresas de decoração, músicos e fotógrafos e sugerir o adiamento dos eventos. Como é algo que foge ao controle de todos é bem possível que clientes e demais fornecedores consigam chegar a um consenso.
Mas se não houver acordo, e adiar o evento não for uma opção, há ainda, em alguns casos onde a presença física não for primordial, a possibilidade de realizar os eventos por meio de videoconferência. Há casos de até mesmo casamentos realizados desta maneira.
Mão na massa, 3 ferramentas para o home office
Se a sua empresa vai adotar esse novo regime de trabalho é fundamental se atentar para tudo o que será necessário antes de mandar todo mundo pra casa. Aproveite estas 3 ferramentas gratuitas que poderão ser uma mão na roda.
Trello
Uma figurinha carimbada pra gente que é do digital. Mas se sua empresa vai adentrar agora nesse mundo, aproveite. O Trello traz várias opções de organização de tarefas com possibilidade de definir datas de entrega, responsáveis e integrações com diversas ferramentas como o Google Drive.
Slack
Se sua empresa troca muitos e-mails internos e não há como acessar as contas que ficaram configuradas no outlook dos PCs lá no escritório, o Slack é para você. A ferramenta cria um ambiente de chat com o seu time onde todos poderão interagir, subir imagens, arquivos, fazer comentários e muito mais. Uma boa alternativa até mesmo ao whatsapp.
Zoom Meetings
Por fim, uma solução perfeita para reuniões com a equipe. O Zoom possui recursos como enquetes, chat e videoconferência com até 100 participantes no modo gratuito. Perfeito para alinhamento de ideias e reuniões diárias.
Coronavírus e o Marketing Digital
Para concluir: o novo Coronavírus é uma realidade. Nunca tivemos momentos de tamanha instabilidade nos mercados mundiais. Jamais se teve notícia de algo que impactasse a rotina de centenas de milhões de pessoas na era moderna.
As pessoas estão temporariamente impossibilitadas de irem a lugares e encontrarem pessoas. Mas há um ambiente onde vamos a lugares e encontramos pessoas a todo momento. O ambiente digital. Se sua marca ainda não está no online, é tempo de repensar seu posicionamento.
O marketing digital nunca foi tão importante quanto agora. Neste momento é ele o meio mais eficiente para se comunicar e alcançar os clientes, prospects e personas de diversos segmentos. As pessoas em casa ficarão mais tempo conectadas e vão buscar por conteúdo e soluções para inúmeros problemas. E se a sua marca não está onde as pessoas estão, quem vai se lembrar dela?