Ter uma estratégia de Marketing Digital é muito mais complexo do que apenas gerar conteúdo para as redes sociais.
Como todo tipo de trabalho, uma estratégia de marketing digital exige um planejamento bem feito para que a sua marca alcance posicionamento e reconhecimento, e, claro, venda o seu produto.
Hoje nós viemos responder o por que é importante ter uma estratégia de marketing dgital bem definida.
Tenha em mente que dedicar-se ao marketing digital requer bastante tempo, e tempo, para nós, é dinheiro.
Perder dinheiro não deve ser um objetivo seu, então, comece traçando metas e reconhecendo onde você está e onde pretende chegar.
Esse é o primeiro passo para entender qual estratégia vai ser a melhor e qual vai gerar mais resultados. Mensure (com os pés no chão) baseado em métricas.
A sua estratégia de marketing digital vai englobar todos os recursos utilizados por sua empresa em marketing digital. Isso inclui presença e atualização de redes sociais, site, marketing de conteúdo, e-mail marketing, etc.
Todos os recursos utilizados devem estar voltados para um objetivo comum: conversar com o seu público e incentivá-lo a “surfar na sua onda”.
Uma estratégia de marketing digital pode ser traçada com diversos objetivos. O mais comum para empresas que estão adentrando no marketing digital é o chamado posicionamento de marca.
É ideal quando se pretende gerar público e ser reconhecida nas redes sociais. Muitas empresas optam por promover ofertas, descontos e até sorteios exclusivos nessas redes para atrair público.
As estratégias são inúmeras e só é possível saber qual mais funciona para o seu negócio experimentando. É aí que muitos empreendedores que resolvem fazer marketing por conta própria pecam: muitos acabam abandonando a vontade de se destacar no meio digital apenas porque alguma estratégia não gerou os resultados esperados.
Cada mercado tem necessidades diferentes e não desistir é muito importante nesse processo.
Como identificar se a sua campanha está dando certo?
A vantagem de se investir em marketing digital é exatamente essa: ter acesso a números precisos sobre o trabalho já realizado, quantas pessoas foram alcançadas e quantas vendas foram geradas.
As próprias redes sociais fornecem esses dados (a conta comercial do Instagram, por exemplo, indica o alcance do seu perfil e das suas publicações).
Se você gera conteúdo para as redes sociais, isso quer dizer que está gerando conteúdo para um público. É sobre esse público que você precisa saber o máximo de informações possíveis.
Público-alvo já não é mais um tipo de informação tão relevante, é preciso saber mais sobre as pessoas que consomem o seu produto. É aí que entra o conceito de Persona, que vai muito além de saber o gênero, localização e idade dos seus seguidores.
A partir desse conceito é possível saber o que essas pessoas consomem, como se relacionam digitalmente e porque elas são potenciais clientes da sua marca.
Qual a melhor forma de se comunicar com o público?
Assumir uma linguagem padronizada é o primeiro passo para gerar identificação. Isso vai facilitar com que seu público te encontre em todos os canais que você utiliza. A forma como você fala altera bastante o que você quer dizer, portanto, conheça o seu público e crie intimidade com ele.
A forma como você apresenta o seu produto pode mudar tudo
Mostre-o de uma forma tão inteligente e acabe por conquistar pessoas através disso. Provoque as pessoas e incentive-as a interagir e querer compartilhar.
Se no marketing tradicional o boca-a-boca significa bastante, no digital a teoria é bastante parecida: faça seu público engajar, isto é, comentar, mostrar para os amigos e #compartilhar a ideia.
Portanto, ter uma estratégia de marketing bem definida vai assegurar que todo o trabalho realizado em mídias online está direcionado a um único objetivo: conquistar clientes, fideliza-los e vender.
A partir do momento que você decide investir em marketing digital, os recursos utilizados devem seguir uma linha de raciocínio, facilitando o entendimento do público.
Ter likes, comentários e seguidores é bastante importante, mas o foco é sempre vender o seu produto, não se iluda com as Métricas de Vaidade. Faça do Marketing Digital uma oportunidade de venda e boa-sorte!
Se você precisa de uma agência jovem e especializada em desenvolver negócios e pessoas, conte com a RG Digital. Nós prezamos pela criatividade, qualidade e resultados.
Até a próxima 😉
Aproveite para se conectar com a gente: