Que tal gerar leads com co-marketing para aumentar sua base e sua taxa de conversão?
Se você quer atingir este objetivo, mas não conhecesse essa estratégia, este artigo é para você.
Apesar de não ser um conceito novo, o co-marketing traz muitas vantagens para os seus resultados de marketing digital a partir de uma parceria entre duas ou mais marcas.
Grandes empresas como Google e Twitter adotaram essa tática para ampliar sua audiência e aumentar os lucros.
No entanto, não são só as gigantes da internet que podem se beneficiar do co-marketing ,já que ele funciona para empresas de diferentes tamanhos.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto?
Então continue a leitura, pois vamos te mostrar como utilizar o co-marketing para gerar mais leads e conquistar mais clientes.
O que é e como funciona o co-marketing?
Antes de mostrarmos como gerar leads com co-marketing, gostaríamos de fazer uma pergunta:
Se uma empresa tem o mesmo público-alvo que a sua, podemos dizer que essa empresa é sua concorrente?
Segundo a definição de co-marketing, não necessariamente!
Co-marketing nada mais é do que um marketing colaborativo, ou seja, é uma estratégia que envolve a cooperação entre duas ou mais marcas para promover um conteúdo, produto ou serviço em conjunto.
Essa parceria é benéfica para todas as empresas envolvidas, uma vez que permite que elas alcancem uma audiência mais ampla e diversificada, aumentando sua visibilidade e autoridade no mercado.
Mas, afinal, como o co-marketing funciona, na prática?
Em síntese, para gerar leads com co-marketing, as empresas unem seus recursos e esforços de marketing para criar campanhas de produção de conteúdo, webinars, eventos, promoções ou ainda outra estratégia que seja relevante para o público de ambas.
Nesse contexto, uma tática bastante eficaz de co-marketing é a criação de materiais ricos, como e-books, que ofereçam conteúdo de valor para a audiência.
Conheça 5 ações inteligentes para te ajudar a gerar leads
Por que investir em co-marketing?
Agora você já sabe que pode gerar leads com co-marketing. Isso significa mais chances de conquistar clientes e aumentar suas vendas.
Mas quais as outras razões para sua empresa apostar em fazer parcerias com outras marcas?
A seguir, listamos os principais benefícios do co-marketing para o seu negócio. Confira!
- Amplia o alcance da sua marca: produzindo conteúdo em conjunto com outra empresa, sua marca pode alcançar uma nova audiência em menos tempo.
- Aumenta a autoridade no mercado: ao fechar parceria com outra empresa para produzir conteúdo, sua empresa passa a ser mais bem vista no mercado, ganhando o respeito do público e até mesmo da concorrência.
- Gera economia para a empresa: gerar leads com co-marketing também é uma excelente maneira de poupar dinheiro, pois todo o custo envolvido em uma ação é dividido entre as duas empresas ou até mesmo “absorvido” se você usar mão de obra interna.
Empresas que conseguiram gerar leads com co-marketing
Muitas empresas renomadas já empregaram o co-marketing em sua estratégia de marketing digital, estabelecendo parcerias de sucesso.
Como exemplo, podemos citar:
- Google + Twitter: o Google se uniu ao Twitter para promover um evento direcionado aos pequenos negócios. Para isso, as empresas criaram uma landing page com as duas marcas e compartilharam por uma semana dicas úteis sobre empreendedorismo, usando a mesma hashtag.
- HubSpot + Canva: HubSpot e Canva se juntaram para criar modelos de mídia social exclusivos na plataforma Canva, oferecendo aos usuários a possibilidade de criar templates de alta qualidade para marketing nas redes sociais.
- Rock Content + RD Station: já a Rock Content, fez parceria com a RD Station na criação da ferramenta “máquina de títulos”, que foi disponibilizada para ajudar os profissionais de conteúdo a ter boas ideias de títulos.
Técnicas para gerar leads com co-marketing
Agora que você já sabe o que é co-marketing e já viu alguns exemplos de sucesso, veja o que fazer para começar a utilizar essa estratégia de forma inteligente e captar mais leads:
1. Encontre parceiros estratégicos
O primeiro passo para gerar leads com co-marketing é identificar marcas que compartilham seu público-alvo, mas não competem diretamente com você.
Desse modo, a parceria tem tudo para ser mutuamente benéfica.
Além disso, verifique se a empresa:
- Possui uma audiência relevante.
- Produz conteúdo de alta qualidade.
- É reconhecida como referência em sua área de atuação.
2. Defina metas claras para gerar leads com co-marketing
Antes de fechar a parceria, estabeleça objetivos específicos para a campanha de co-marketing.
Em outras palavras, o que você deseja alcançar com a ação?
Pode ser, por exemplo, o aumento do tráfego do site ou o fortalecimento da autoridade da marca, entre outros objetivos.
Para a geração de leads, é importante ter em mente a quantidade de leads que você deseja.
3. Facilite a vida da outra empresa
Ao convidar outra empresa para fazer co-marketing, tente facilitar o aceite do convite e, portanto, a entrada do parceiro no jogo.
Execute a maior parte do trabalho duro, seja durante a produção de conteúdo e design ou na edição de vídeo.
Ademais, pense também nos formatos que ajudarão o outro lado a promover sua marca. Por exemplo, templates de e-mail marketing, textos prontos para a outra empresa publicar no blog, etc.
4. Acompanhe os resultados
Analise o desempenho da campanha de co-marketing usando métricas como o número de leads gerados, o engajamento nas redes sociais e o tráfego do site. Assim, ficará mais fácil avaliar o sucesso da parceria para gerar leads com co-marketing.
5. Crie um fluxo de nutrição após gerar leads com co-marketing
Por fim, não se esqueça de nutrir os leads obtidos com o co-marketing adequadamente.
Para facilitar a conversão, continue enviando conteúdos relevantes e mantenha o engajamento.
Por último, o co-marketing é uma estratégia poderosa para aumentar sua base de leads e expandir seu alcance no mercado.
Mas lembre-se de que para ter sucesso com essa abordagem, você precisa entregar valor real para sua audiência, além de construir relacionamentos duradouros com seus parceiros de marca.
Sabia que você pode fazer isso por meio do Inbound Marketing?
Na prática, para ter êxito com o co-marketing e atrair mais leads, sua empresa precisa produzir blogposts, webinars, e-books, infográficos, vídeos e outros formatos de conteúdos que entreguem valor e façam sentido para a audiência.
Isso porque a eficácia do Inbound Marketing depende, sobretudo da consistência na criação de conteúdo de qualidade.
A Agência RG Digital é especialista em planejar estratégias de Inbound Marketing para ajudar sua empresa a atrair visitantes e transformá-los em leads.
Que tal expandir sua base de leads com co-marketing?
Nós da RG podemos de ajudar!
Leitura recomendada: Como transformar seguidores em leads?