O TikTok é filho da união de dois outros aplicativos: Musical.ly e Douyin. É um aplicativo que permite gravar vídeos curtos, geralmente com dublagens musicais, danças, clipes ou cenas de humor. Mas mais do que um app, o TikTok é uma verdadeira febre, ficando à frente, inclusive, dos gigantes Instagram e Facebook nos Estados Unidos.
Tal sucesso pode ser comprovado pelo número de adeptos. A rede social aterrissou em terras tupiniquins e já soma 7 milhões de usuários, que utilizam seus perfis tanto para acompanhar conteúdos de suas personalidades favoritas, como produzi-los.
E nada como uma rede bombada para gerar negócios.
Devido à grande viralização (que incomodou até mesmo o Instagram, fazendo-o lançar o Reels como resposta) o TikTok pode ser utilizado de forma estratégica para aumentar a audiência e a popularidade também de marcas.
Quer saber mais? Veja a seguir dicas valiosas para aproveitar a popularidade do TikTok a favor da sua empresa.
Começando pelo começo… quem é o TikTok?
Nós já dissemos do que o TikTok se trata e, provavelmente, você já até deve ter o utilizado. Mas para uma boa estratégia de marketing, o achismo não é suficiente. É preciso entender a proposta da rede, quais são os formatos ideais e, claro, se o seu público está nela.
A premissa do aplicativo é tornar a produção de conteúdo simples e útil. Por isso, a ideia de vídeos super produzidos fica para trás. Na rede, o ideal é publicar conteúdos que sejam relevantes de uma forma leve, divertida e humanizada.
Poupe o teor excessivamente corporativo e reserve-o para o linkedin.
Poste vídeos originais
Cópias excessivas não funcionam! Como sempre dissemos, não existe receita de bolo no marketing. Por isso, faça testes e descubra o que gera mais resultados.
Você vai perceber que é muito comum a viralização de áudios, dancinhas e dublagens. Se fizer sentido, não há problema em participar. Mas use a criatividade para criar vídeos originais. Quem sabe sua marca não viraliza por isso?
Em terras virtuais, constância é lei!
90% dos usuários do TikTok acessam o aplicativo diariamente. Por isso, tente criar uma rotina de produção de conteúdo para atualizar o seu perfil no TikTok de forma constante.
Um cronograma de conteúdo vai ajudar muito no seu engajamento. Os algoritmos da plataforma julgam relevantes os perfis que são atualizados constantemente. Caso seus vídeos sejam entendidos como relevantes, podem aparecer no “for you”, página de descoberta do aplicativo.
Organize seu perfil
Ter um perfil organizado também é bem importante, pois isso pode, inclusive, ajudar no engajamento de outras redes da sua empresa – como o Instagram, por exemplo.
O nome do perfil e a foto de perfil são itens que causam identificação com os usuários. Por isso devem ser atrativos e transmitir o propósito do seu negócio.
Tenha uma boa interação com seus seguidores
Seja uma marca sociável! Interaja com seus seguidores e, principalmente, com os conteúdos publicados por eles. As pessoas gostam de serem notadas e essa troca de interação é benéfica para todos os envolvidos.
Atente-se às tendências da comunidade
Você deve estar pensando… “Não sirvo para dancinhas!” Mas que tal preparar um vídeo divertido em que o seu produto interaja com a música do momento? Ou contar algumas curiosidades sobre seus serviços? Mostrar o dia a dia do seu negócio?
Use boas hashtag e legendas
As hashtags são muito importantes pois elas direcionaram seus vídeos às pessoas que se interessam por aquele tipo de conteúdo.
As hashtags devem ser escolhidas estrategicamente porque, imagine: uma receita de macarronada não parece muito relevante para uma pessoa que consome conteúdos de maquiagem. Se o vídeo não é adequado aos interesses, as pessoas não vão assistir. Simples assim.
TikTok for Business: plataforma de anúncios pagos
A mídia paga é uma estratégia interessante para alcançar público de forma eficiente. Assim como os anúncios patrocinados em facebook/instagram, a plataforma permite criar campanhas e segmentá-las por dados demográficos.
A proposta é, realmente, interessante, mas o orçamento precisa ser avaliado: as campanhas na rede social requerem pelo menos 50 dólares de investimento. Mas não desanime: se o valor é alto para sua empresa, você pode iniciar sua estratégia contando com conteúdos orgânicos e todas as dicas que demos anteriormente.
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