Os influenciadores digitais são as novas celebridades. Se antes as figuras mais emblemáticas se concentravam em canais de tevê, hoje as redes sociais oferecem a possibilidade de pessoas, como nós, distribuam dicas, internet à fora.
Eles estão em todas as redes – como Instagram, TikTok e Youtube – e falando de todos os assuntos (acredite!) desde a maternidade até a marcenaria. Tecnologia, gastronomia, turismo, educação, moda, beleza… se há segmento, há ao menos alguém “fazendo influência” na internet.
E muito além de fama, curtidas e holofotes, o marketing de influência é muito promissor quando utilizado para gerar oportunidades de negócio.
Já imaginou ter como parceiro um criador de conteúdo que detém a confiança do público-alvo da sua empresa? O match parece perfeito, não é? Mas para propor uma estratégia promissora com influenciadores digitais, você precisa saber de algumas questões. Entenda.
Ações com influenciadores digitais são úteis para todos?
Uma das primeiras perguntas a se fazer é se os influenciadores digitais fazem sentido para o momento do seu negócio. Apesar de contarem com uma audiência interessante, os criadores de conteúdo não são vendedores – ou seja, não são responsáveis por garantir o sucesso da sua empresa no que se refere às vendas.
Em muitos casos, inclusive, fazer ações com outros objetivos é mais coerente. É o caso do posicionamento de marca, por exemplo. Se você está “chegando agora” no mercado, pensar em vendas através dos influenciadores talvez não seja a melhor ideia.
Sim! Nem sempre o objetivo é vender. E isso deve estar muito claro em sua estratégia: você quer alcance? Aumento de audiência? Exposição de marca? Aquisição de autoridade? Tenha um objetivo bem definido.
Tamanho não é documento, hein?
Já iniciei este post falando sobre as grandes celebridades da internet. Você deve ter logo pensando naquele perfil com milhões de seguidores, não é? Apesar de, realmente, existirem figuras com alcances expressivos, nem sempre elas são adequadas para os objetivos da sua estratégia.
Os micro influenciadores, perfis com número reduzido de seguidores, mas com boa relevância, são uma forte tendência. Eles custam menos, causam mais impacto e conseguem estar mais próximos da audiência. Isso muda tudo.
“Recebidos” x Publicidade
Afinal, como os influenciadores digitais faturam? Esses profissionais têm duas formas principais de trabalho que, muitas vezes, são tratadas erroneamente como sinônimos: os famosos “recebidos” e as publicidades.
Quando sua empresa envia um presente para um influenciador sem qualquer vínculo contratual, se trata de um “recebido”, ou seja, um presente, que pode ou não ser mostrado no perfil.
Por outro lado, quando você investe em uma publicidade, tem a capacidade de desenvolver uma estratégia mais complexa, que esteja totalmente alinhada aos objetivos da ação. A publicidade garante, ainda, um maior aprofundamento sobre o assunto.
Qual dos dois é melhor? DEPENDE! Depende dos objetivos da ação, da disponibilidade de investimentos…
Ações contínuas e bem planejadas tornam anúncios mais naturais
Provavelmente não faz sentido inserir uma publicidade de bebida alcoólica em um perfil que fala sobre tecnologia.
É essencial que, mesmo que sinalizadas, as ações com influenciadores digitais se insiram no dia a dia dos criadores. A coerência faz com que as opiniões emitidas se tornem mais relevantes e cabíveis.
Atenção às praças!
Imagine que você seja dono de um restaurante local de Belo Horizonte e invista no trabalho de um grande influenciador do nicho de gastronomia que mora na cidade, mas que tem uma forte audiência da região norte.
Faria sentido? DEPENDE!
Se o interesse é receber mais reservas, provavelmente não faça sentido. Mas se a proposta é fazer com que a marca fique conhecida nacionalmente para uma futura expansão, pode ser uma boa ideia. Por isso os objetivos devem ser muito claros.
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