Atualmente, as empresas investem em diversas estratégias de marketing para chamar a atenção do consumidor. Essas estratégias atribuem mais autoridades às marcas que as praticam, impactando diretamente nas vendas de produtos e serviços.
Com uma estratégia de Inbound Marketing, sua empresa cria ações para atrair os clientes até seus produtos/serviços através de blogs, redes sociais, e-mails marketing, vídeos, automações de marketing e sites otimizados para busca no Google.
Mas afinal, o que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia do Marketing Digital, que tem como objetivo atrair e fidelizar clientes.
O inbound marketing pode ser dividido em 4 etapas, que são:
- Atração;
- Conversão;
- Fechamento;
- Fidelização.
O Inbound Marketing de baseia na criação e compartilhamento de conteúdos para atrair um público-alvo específico e que seja um potencial comprador.
Pare para pensar: apenas uma pequena parte do seu público está buscando por uma solução, ou seja, já está na decisão de compra. A outra parte precisa ser impactada durante a sua jornada de compra.
Esse impacto vai ser feito através de conteúdos que vão atrair a atenção das pessoas até o seu produto e mostrá-las que elas têm problemas que precisam de solução e que você pode oferecer a solução ideal.
O seu objetivo não é atingir uma grande quantidade de pessoas, como acontece no marketing tradicional, nesse caso, seus conteúdos serão direcionados para um segmento específico, que no caso, são os consumidores daquele produto ou serviço que a empresa oferece.
Por exemplo, no caso de uma clínica odontológica, que realiza procedimentos como clareamento dental, podem ser produzidos conteúdos como clareamento dental preco, para atrair possíveis futuros pacientes.
Agora que já sabemos o que é Inbound Marketing, que tal falarmos de como começar?
Os primeiros passos
Antes de criar uma estratégia de inbound marketing, é preciso definir algumas coisas, como a Persona.
Precisamos saber para quem os conteúdos serão produzidos e em qual estágio do funil os leads podem estar.
Persona
A Persona é um personagem semifictício do seu cliente ideal e deve ser criada a partir de uma pesquisa com os clientes da empresa.
Para uma estratégia de inbound marketing ser assertiva, ela deve ter o foco no público ideal da empresa. E isso funciona somente com a definição da persona persona (uma única empresa pode ter mais de uma persona).
Para definir a persona da sua empresa, você precisa de alguns dados como:
- Idade;
- Estado Civil;
- Estilo de vida;
- Formação;
- Hábitos;
- Hobbies;
- Comportamento de compra.
Uma dica: acrescente uma imagem a sua persona, isso pode torná-la mais humana. Essa humanização facilita a produção de conteúdos.
No levantamento da sua persona, é necessário descobrir qual é a maior necessidade dela, para que você possa focar em solucionar tais problemas.
Funil de Vendas
Esse é um ponto muito importante na sua estratégia, pois é através do Funil de Vendas que você identificará em qual etapa de compra o potencial cliente se encontra.
Com essa informação, sua empresa produzirá conteúdos que vão atrair a persona até o momento da compra, o chamado fundo de funil.
O funil de vendas é formado por três etapas, cada uma com suas características e estratégias.
1 – Topo do Funil
Nesta etapa, o consumidor está descobrindo que ele possui um problema e começa a entender melhor sobre o que é esse problema. Aqui, o usuário ainda não está em busca de produtos ou orçamentos.
Essa etapa tem um alto volume, mas a conversão é baixa. Isso acontece porque a segmentação ainda não está bem definida: chegam leads de todas as origens, com interesses distintos.
Para atrair um grande volume de leads, é necessário investir em conteúdos relevantes.
Por exemplo, se você tem uma agência de marketing digital, para atrair seus consumidores poderá produzir conteúdos sobre “O que é Marketing Digital” ou “O que é Landing Page”, por exemplo.
Você estará produzindo conteúdos informativos, que irão atrair a atenção do consumidor. O lead pode ser o dono de uma empresa, por exemplo, que, através dos conteúdos ofertados pela sua empresa, saberá reconhecer seus problemas.
2 – Meio do Funil
O Meio do Funil também é comumente chamado de etapa da consideração. Aqui, o lead está cada vez mais perto da conversão. Nesta etapa ele já faz pesquisas mais avançadas para conseguir solucionar seus problemas.
Essa etapa é caracterizada por ter médio volume, já que, aqui, o público é mais segmentado do que na primeira. Por isso, a taxa de conversão tende a aumentar.
Para o consumidor que está no meio do funil, você pode oferecer conteúdos mais aprofundados, bem como instruí-lo sobre como fazer a melhor escolha.
Por exemplo, se você tem uma rede de academias, você pode produzir conteúdos sobre “Se exercitar em casa X ir para a academia”. Mesmo que o consumidor escolha não ir para uma academia e você não consiga convertê-lo em cliente, sua empresa se mostrará referência no assunto.
3 – Fundo do Funil
O Fundo do Funil é a etapa da decisão: é onde o consumidor vai fechar a compra. Nesta etapa você poderá apresentar a sua marca e seus produtos ou serviços para o consumidor.
O lead que chega no fundo do funil já sabe que tem uma necessidade, já conhece sua marca e está fazendo as pesquisas de onde irá realizar a compra. Então, aqui é o momento de mostrar para ele que a sua solução é a melhor escolha.
Esta etapa tem um baixo volume de alcance, contudo um alto volume de conversão. Os conteúdos podem se referir a sua marca, propriamente, os benefícios e as qualidades dos seus produtos/serviços.
Lembre-se que a criação de conteúdos, independentemente do estágio do funil, deve sempre ter o objetivo de levar o lead para a próxima etapa.
Colocando em prática!
Agora que já sabemos o objetivo da sua estratégia de Inbound Marketing e os primeiros passos, vamos ver como podemos aplica-la na produção de conteúdo.
Na produção de conteúdo para web, podemos utilizar a estratégia de Inbound Marketing através do marketing de conteúdo, por exemplo.
O Marketing de Conteúdo tem como objetivo gerar leads através de conteúdos relevantes, informativos e educativos.
Existem vários formatos que podemos divulgar os conteúdos na web, alguns deles são:
- Blog Posts;
- Vídeos;
- Podcasts;
- Webinars;
- Infográficos;
- Ebooks;
- Newsletters;
- E-mails Marketing.
Para saber qual formato usar, você terá que levar em consideração a sua persona e toda a pesquisa que realizou ao defini-la.
Para te dar uma mãozinha nesta etapa, criamos um e-book gratuito em parceria com a Resultados Digitais que traz 28 tipos de conteúdo para geração de leads. Aproveite e baixe agora.
Também podemos usar as técnicas de SEO nos conteúdos produzidos na estratégia de Inbound Marketing.
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o ranqueamento do seu site nos buscadores. Entre essas técnicas está a escolha de palavras-chave.
Como o objetivo é atrair os consumidores e mostrá-los que a sua solução é a ideal, você deve utilizar uma linguagem familiar e tornar a estratégia mais rica com os detalhes levantados na pesquisa da persona.
Por exemplo, se seu consumidor está a procura de tratamento de canal, você pode produzir conteúdos sobre tratamento de canal preco, como é feito esse procedimento, os cuidados que precisam ser tomados, etc.
E se os conteúdos forem bem estruturados, com informações relevantes, educativos e inovadores, o Google vai entender que você é a melhor resposta para essa pesquisa e você ganha mais relevância.
Invista em Inbound Marketing
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e como aplicá-lo na produção de conteúdo, coloque a mão na massa e alcance os melhores resultados para a sua empresa.