O envio de e-mail marketing é um recurso essencial para as empresas que divulgam seus produtos e serviços online.
Afinal, através dessa ferramenta, você pode ter contato direto com seus prospects, leads e clientes.
Isso significa que você pode produzir conteúdo para todas as etapas do funil de vendas, aumentando as chances de sucesso da sua estratégia de Marketing Digital.
No entanto, para ter resultado com envio de e-mail marketing, você precisa acertar o horário de envio.
Ficou curioso para saber qual é o melhor dia da semana e horário para disparar seus e-mails?
Então, não deixe de conferir o artigo até o final.
Boa leitura!
Afinal, qual é o melhor dia para enviar e-mail marketing?
Existem várias análises sobre o assunto.
Alguns apresentam resultados similares, enquanto ouros divergem.
Segundo dados da RD Station, da HubSpot e da CoSchedule, o melhor dia da semana para envio de e-mail marketing é terça-feira, as 10h.
Mas o que será que explica este resultado?
A resposta está no comportamento das pessoas.
Inicialmente, acreditava-se que o melhor dia para mandar mensagem de e-mail aos prospects, leads e clientes seria na segunda-feira.
Isso porque muitos pensavam que as pessoas estariam mais ativas no início da semana de trabalho.
Mas, na verdade, o e-mail enviado na segunda tem grandes chances de ser ignorado.
Afinal, neste dia, as caixas de entrada costumam estar lotadas e as pessoas estão ocupadas demais com os e-mails recebido no fim de semana.
Por outro lado, na terça-feira, as 10h, as pessoas já estão trabalhando e certamente já limparam suas caixas de entrada.
Além disso, a demanda é menor neste dia.
Por isso, o índice de e-mails abertos é bem maior, como mostra o gráfico da RD Station:
Como você pode perceber, até quinta-feira, a taxa de abertura permanece mais alta.
Já na sexta e no fim de semana a tendência é de queda.
A taxa dos e-mails enviados no sábado fica abaixo de 10%, isto é, a menor média da semana.
Melhores dias para envio de e-mail marketing – confira por segmento!
Agora que você já conhece o melhor dia e horário para realizar uma campanha de e-mail marketing, veja se esse padrão funciona também para a sua empresa.
Confira o melhor dia e horário de acordo com o segmento:
Empresas de educação e ensino
Melhores dias: entre segunda e quinta-feira
Média de abertura: 9,5%
Melhores horários: existem alguns picos de abertura para e-mails enviados na madrugada. A partir das 6h da manhã a taxa se estabiliza em 9% por praticamente todo o dia, até às 18h.
Software e Cloud
Melhores dias: terça-feira
Média de abertura: 12,93%
Melhores horários: existem 4 picos ultrapassando a casa dos 13%:
- 6h (início da manhã);
- 11h (horário com maior fluxo de trabalho antes do almoço);
- 22h (final do dia);
- 1h da manhã.
E-commerce
Melhores dias: quarta-feira
Média de abertura: 7,86%
Melhores horários: existem picos que ultrapassam a faixa de 7,5% de abertura. Os melhores horários são: 11h, 12h, 14h e 18h.
Mídia e Comunicação
Melhores dias: quarta-feira
Média de abertura: 9,24%
Melhores horários: entre 4h e 7h
Saúde e Estética
Melhores dias: segunda-feira
Média de abertura: 10,33%.Melhores horários: entre 13h e 17h, além do início da manhã
Imobiliário
Melhores dias: terça-feira
Média de abertura: 9,13%
Melhores horários: de 11h às 13h
Serviços
Melhores dias: terça-feira
Média de abertura: 10,63%Melhores horários: entre 2h e 6h da manhã
Indústria e Engenharia
Melhores dias: terça-feira
Média de abertura: 12,11%Melhores horários: de 5h as 6h da manhã
Varejo
Melhores dias: terça-feira
Média de abertura: 9,83%
Melhores horários: entre 1h e 4h da manhã, registrando pico às 2h
Consultoria e Treinamentos
Melhores dias: segunda-feira
Média de abertura: 10,23%Melhores horários: entre 1h e 3h
Como definir o melhor dia e horário para envio de e-mail para o seu público?
Todas as informações mencionadas acima são resultado de uma pesquisa que pode te dar um norte.
Entretanto, preciso dizer uma coisa: não há uma fórmula que diz qual é o melhor dia e horário para você enviar e-mails à sua audiência.
Ou seja, é preciso fazer testes.
Desse modo, experimente enviar a mesma campanha em horários diferentes para públicos distintos e avalie os resultados.
Assim, você saberá quais os melhores dias e horários para fazer seus disparos.
E então, gostou deste artigo?
Que tal aprender a usar o e-mail marketing para vender mais?