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27/01/2022 por Equipe RGdigital
E-mail Marketing, Inbound Marketing

E-mail marketing ainda funciona?

Início » Blog » Inbound Marketing » E-mail Marketing » E-mail marketing ainda funciona?

O e-mail marketing já foi muito menosprezado por alguns gestores e profissionais de Marketing Digital.

Ainda há quem acredite que investir nesta ferramenta não vale muito a pena.

Mas na realidade, estamos falando de uma estratégia que ainda funciona e que se tornou uma aliada para melhorar o relacionamento com os leads e aumentar as vendas.  

E mais: quem ousa afirmar que o e-mail marketing é inútil, certamente não sabe como usá-lo a favor do seu negócio. 

Portanto, ao longo deste conteúdo vou explicar sobre as principais vantagens da ferramenta e mostrar quais são as boas práticas para fazer um disparo de e-mail eficaz.

via GIPHY

5 vantagens do e-mail marketing

Em 2021, o número de usuários de e-mail em todo mundo foi de 4,14 bilhões, segundo relatório do Statista.

Com base neste dado, você pode perceber que o e-mail é um canal de comunicação bastante utilizado entre as pessoas e possui um potencial enorme para conectar as marcas ao seu público.

Nesse sentido, adotar o e-mail em sua tática de marketing traz diversos benefícios, como:

  1. É uma ferramenta muito rentável, já que permite atingir públicos específicos a custos baixos. 
  1. Possibilita automatizar ações que facilitam a criação dos funis de venda e a qualificação de leads.
  2.  Influencia a tomada de decisão do lead ou cliente e aumenta o reconhecimento da marca.
  1. Facilita a fidelização de clientes, já que permite o envio de mensagens personalizadas. Assim, você pode enviar informações e ofertas específicas aos clientes, como por exemplo, uma promoção de aniversário.
  1. Gera mais tráfego para o seu site, pois, a partir das campanhas de e-mail é possível estimular o cliente a interagir com outros conteúdos da sua página.

Melhores ferramentas para e-mail marketing

A escolha da ferramenta de automação de e-mail marketing impacta diretamente no desempenho das suas campanhas.

E, embora existam várias opções disponíveis no mercado, listamos as melhores e seus respectivos diferenciais. Confira!

  • E-Goi – atua em todos os estágios do funil, isto é, desde a captação de novos leads até a manutenção de relacionamentos;
  •  MailChimp – tem uma excelente taxa de entrega dos e-mails;
  • Get Reponse – permite criar landing pages e formulários, com modelos pré-prontos;
  • AWeber – possui um ótimo custo x benefício;
  • RD Station – ideal para quem quer gerar e nutrir leads.

Como fazer e-mail marketing?

Inicialmente, é preciso definir o público-alvo e o objetivo principal da campanha (engajar, nutrir, vender, etc). 

Além disso, é necessário eleger o formato da mensagem e a frequência do envio.  

Após escolher a ferramenta, é hora de capturar os leads para construir uma lista de e-mail.

Você pode fazer isso nas redes sociais, através de campanhas de mídias ou de conteúdos no blog.

Vale lembrar que é essencial ter uma landing page otimizada e um formulário bem estruturado.

Agora é só criar a campanha de e-mails.

Para isso, gere listas segmentadas, defina fluxos para a estratégia de nutrição e elabore seus e-mails. 

Quando tudo estiver ok, faça um teste e só depois configure ou faça os disparos.

Por fim, faça uma análise dos resultados de cada e-mail e campanha.

Realize testes AB para melhorar suas táticas. 

Dicas para criar e-mails que convertem

Se o seu objetivo é usar o e-mail marketing para vender mais, tenho algumas dicas para te dar. Anote aí!

Não faça um disparo de e-mail marketing sem antes segmentar

Afinal, de nada adianta enviar a mesma mensagem para toda sua base de clientes se nem todos estarão interessados nos mesmos produtos e serviços. 

Use gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais são recursos que influenciam o cérebro durante a tomada de decisões inconscientes.

Portanto, eles não devem ficar de fora dos seus e-mails. 

Há vários gatilhos, como escassez, urgência, exclusividade, entre outros. 

Faça testes para descobrir os melhores dias e horários

Você já deve saber que a disputa pela atenção da sua audiência é acirrada.

Logo, para falar com ela, é importante saber em quais dias e horários a taxa de abertura do seu e-mail é maior. 

Capriche no título e no primeiro parágrafo do seu e-mail marketing

Crie um título criativo, que chame a atenção do leitor e o faça querer abrir a mensagem. 

Do mesmo modo, é essencial dar atenção ao primeiro parágrafo, que também deve ser atrativo para que o e-mail seja lido até o final. 

Crie um bom CTA

O CTA (call-to-action) é uma chamada textual ou visual que induz o leitor a fazer algo que você deseja que ele faça após ler seu e-mail. 

A finalidade do CTA é levar o lead até a próxima etapa do funil de vendas.

Enfim, pode ser um botão, uma imagem clicável, link em texto ou outro formato pedindo para o lead realize ações, como: Baixe nosso e-book grátis; pegue seu cupom de desconto agora, etc.

Agora você já sabe que o e-mail marketing ainda funciona e pode ser muito útil na sua estratégia de Marketing Digital.

Porém, vale lembrar que, além de planejar e executar uma campanha de e-mails, você deve fazer ajustes constantes. 

Ou seja, o seu trabalho não termina por aqui.

Você precisará aprimorar seus e-mails cada dia mais.

Mas, para ter resultados ainda melhores, conte com o apoio de uma agência de Inbound Marketing. 

Venha conversar com nossos especialistas em e-mail marketing.

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