O e-mail marketing já foi muito menosprezado por alguns gestores e profissionais de Marketing Digital.
Ainda há quem acredite que investir nesta ferramenta não vale muito a pena.
Mas na realidade, estamos falando de uma estratégia que ainda funciona e que se tornou uma aliada para melhorar o relacionamento com os leads e aumentar as vendas.
E mais: quem ousa afirmar que o e-mail marketing é inútil, certamente não sabe como usá-lo a favor do seu negócio.
Portanto, ao longo deste conteúdo vou explicar sobre as principais vantagens da ferramenta e mostrar quais são as boas práticas para fazer um disparo de e-mail eficaz.
5 vantagens do e-mail marketing
Em 2021, o número de usuários de e-mail em todo mundo foi de 4,14 bilhões, segundo relatório do Statista.
Com base neste dado, você pode perceber que o e-mail é um canal de comunicação bastante utilizado entre as pessoas e possui um potencial enorme para conectar as marcas ao seu público.
Nesse sentido, adotar o e-mail em sua tática de marketing traz diversos benefícios, como:
- É uma ferramenta muito rentável, já que permite atingir públicos específicos a custos baixos.
- Possibilita automatizar ações que facilitam a criação dos funis de venda e a qualificação de leads.
- Influencia a tomada de decisão do lead ou cliente e aumenta o reconhecimento da marca.
- Facilita a fidelização de clientes, já que permite o envio de mensagens personalizadas. Assim, você pode enviar informações e ofertas específicas aos clientes, como por exemplo, uma promoção de aniversário.
- Gera mais tráfego para o seu site, pois, a partir das campanhas de e-mail é possível estimular o cliente a interagir com outros conteúdos da sua página.
Melhores ferramentas para e-mail marketing
A escolha da ferramenta de automação de e-mail marketing impacta diretamente no desempenho das suas campanhas.
E, embora existam várias opções disponíveis no mercado, listamos as melhores e seus respectivos diferenciais. Confira!
- E-Goi – atua em todos os estágios do funil, isto é, desde a captação de novos leads até a manutenção de relacionamentos;
- MailChimp – tem uma excelente taxa de entrega dos e-mails;
- Get Reponse – permite criar landing pages e formulários, com modelos pré-prontos;
- AWeber – possui um ótimo custo x benefício;
- RD Station – ideal para quem quer gerar e nutrir leads.
Como fazer e-mail marketing?
Inicialmente, é preciso definir o público-alvo e o objetivo principal da campanha (engajar, nutrir, vender, etc).
Além disso, é necessário eleger o formato da mensagem e a frequência do envio.
Após escolher a ferramenta, é hora de capturar os leads para construir uma lista de e-mail.
Você pode fazer isso nas redes sociais, através de campanhas de mídias ou de conteúdos no blog.
Vale lembrar que é essencial ter uma landing page otimizada e um formulário bem estruturado.
Agora é só criar a campanha de e-mails.
Para isso, gere listas segmentadas, defina fluxos para a estratégia de nutrição e elabore seus e-mails.
Quando tudo estiver ok, faça um teste e só depois configure ou faça os disparos.
Por fim, faça uma análise dos resultados de cada e-mail e campanha.
Realize testes AB para melhorar suas táticas.
Dicas para criar e-mails que convertem
Se o seu objetivo é usar o e-mail marketing para vender mais, tenho algumas dicas para te dar. Anote aí!
Não faça um disparo de e-mail marketing sem antes segmentar
Afinal, de nada adianta enviar a mesma mensagem para toda sua base de clientes se nem todos estarão interessados nos mesmos produtos e serviços.
Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são recursos que influenciam o cérebro durante a tomada de decisões inconscientes.
Portanto, eles não devem ficar de fora dos seus e-mails.
Há vários gatilhos, como escassez, urgência, exclusividade, entre outros.
Faça testes para descobrir os melhores dias e horários
Você já deve saber que a disputa pela atenção da sua audiência é acirrada.
Logo, para falar com ela, é importante saber em quais dias e horários a taxa de abertura do seu e-mail é maior.
Capriche no título e no primeiro parágrafo do seu e-mail marketing
Crie um título criativo, que chame a atenção do leitor e o faça querer abrir a mensagem.
Do mesmo modo, é essencial dar atenção ao primeiro parágrafo, que também deve ser atrativo para que o e-mail seja lido até o final.
Crie um bom CTA
O CTA (call-to-action) é uma chamada textual ou visual que induz o leitor a fazer algo que você deseja que ele faça após ler seu e-mail.
A finalidade do CTA é levar o lead até a próxima etapa do funil de vendas.
Enfim, pode ser um botão, uma imagem clicável, link em texto ou outro formato pedindo para o lead realize ações, como: Baixe nosso e-book grátis; pegue seu cupom de desconto agora, etc.
Agora você já sabe que o e-mail marketing ainda funciona e pode ser muito útil na sua estratégia de Marketing Digital.
Porém, vale lembrar que, além de planejar e executar uma campanha de e-mails, você deve fazer ajustes constantes.
Ou seja, o seu trabalho não termina por aqui.
Você precisará aprimorar seus e-mails cada dia mais.
Mas, para ter resultados ainda melhores, conte com o apoio de uma agência de Inbound Marketing.
Venha conversar com nossos especialistas em e-mail marketing.