Criar conteúdo para blog exige muita estratégia e planejamento.
Até mesmo porque, para gerar mais tráfego e aumentar as conversões em sua página ou loja virtual, você precisa ser assertivo.
Assim, além de escrever artigos consistentes e de qualidade, é necessário também focar em solucionar as dores da persona.
Nesse sentido, mapear a produção de conteúdo pode ajudar e muito.
Por isso, trouxemos algumas dicas que te ajudarão a organizar as tarefas relacionadas à criação dos seus materiais.
Quer saber como elaborar um calendário de publicações eficaz para o seu blog?
Então é só continuar a leitura.
Por que você precisa planejar o conteúdo do blog?
Para início de conversa, ter um cronograma é fundamental para o sucesso da sua estratégia de conteúdo, sobretudo porque essa ferramenta proporciona diversos benefícios, como:
- Mais organização
Quando você cria um plano de ação para a produção de conteúdo do seu blog, fica mais fácil manter o controle de cada demanda e verificar se as tarefas estão em dia.
Além disso, você evita atrasos nas publicações e garante mais clareza na comunicação entre os membros do time.
Desse modo, o fluxo de trabalho tende a ser mais efetivo.
Essa organização é ainda muito importante para alimentar um bichinho chamado algoritmo. Ele é bem faminto e gosta de saborear seu conteúdo com certa cadência.
Então aproveite esse planejamento e já deixe o dia e horário de publicação dos conteúdos alinhado.
- Melhores resultados de SEO
Planejando o conteúdo da página do blog, você consegue manter uma boa frequência de publicações.
E por que isso importa?
Porque a regularidade influencia diretamente no SEO do seu site, pois essa é uma forma de avisar que em certa data o blog será atualizado.
Lembrando que as páginas que fazem uma boa gestão do conteúdo tendem a ser priorizadas pelo Google.
- Permite aprimorar a estratégia de Marketing de Conteúdo
Além disso, documentando as publicações no blog, é possível saber o que deu certo e o que precisa ser revisto e melhorado.
Por exemplo, se você tem um cronograma de conteúdos, poderá entender quais os melhores dias e horários para postar no blog, quais os assuntos mais acessados, a frequência ideal de postagens, entre outros insights.
Sem falar que o calendário também serve de inspiração para novos temas, já que você pode melhorar e até adaptar posts antigos, reaproveitando-os.
O que um calendário de conteúdo para blog deve ter?
Basicamente, um calendário editorial ou cronograma de conteúdo é um documento que prevê a programação da produção de conteúdo para o blog.
Em outras palavras, é o planejamento da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, que deve conter pontos, como:
- Os temas e formatos de cada conteúdo;
- Datas de publicação no blog;
- Datas de promoção em redes sociais;
- As palavras-chave estratégicas;
- As personas e a etapa da jornada do cliente para as quais o post foi feito.
Criando um cronograma de conteúdos para blog – passo a passo
Na prática, para fazer um cronograma de publicações para o seu blog, basta seguir os passos a seguir:
1. Escolha a ferramenta ideal
Em primeiro lugar, para elaborar e compartilhar o cronograma com a equipe, você precisa utilizar a melhor ferramenta.
O Excel, por exemplo, é uma boa opção, pois você pode adicionar o arquivo no Dropbox ou Google Drive para que todos tenham acesso.
Outra ferramenta bastante eficiente é o Google Calendar, já que permite criar eventos para cada publicação, convidar os integrantes da equipe e também ajuda a lembrar das tarefas por meio de alertas.
2. Defina a frequências de publicações de conteúdo para blog
Antes de escrever os conteúdos da sua página, defina a periodicidade das postagens, considerando os seus objetivos.
Embora seja bom postar com uma frequência alta, faça isso apenas se conseguir entregar a quantidade proposta e manter a qualidade dos textos e demais materiais.
Se você não seguir a periocidade estipulada inicialmente, terá sérios problemas com engajamento.
3. Pesquise para encontrar os melhores temas de conteúdos para blog
Agora é hora de definir o assunto do conteúdo para blog.
Como eleger os melhores temas?
Para isso, você pode fazer benchmarking e avaliar a estratégia dos concorrentes.
Contudo, tome cuidado para não copiar os conteúdos de outros sites.
Além disso, você também pode escolher o tema do post se baseando nas palavras-chave mais buscadas nas pesquisas on line.
Nesse sentido, ferramentas como o Google Trends, o Keyword Planner e o SEMRush são excelentes fontes de inspiração.
Ademais, ao definir o assunto do conteúdo para o blog, leve em conta as dúvidas e necessidades da persona do seu negócio.
Afinal, a o seu blog deve gerar valor com conteúdos úteis para a persona, isto é, que a ajude a avançar na jornada de compra.
E caso não seja você que vai produzir o conteúdo para blog, recomendamos que elabore um briefing completo, com todas essas informações, além de referências sobre o assunto.
Assim, fica mais fácil garantir que o resultado do material esteja alinhado à estratégia de conteúdo.
4. Acompanhe os resultados
Por fim, não adianta produzir conteúdo para blog e não mensurar os resultados obtidos.
Portanto, não deixe de definir métricas e KPIs para monitorar a performance das suas postagens.
Escolha os indicadores mais relevantes para a sua estratégia como, por exemplo, leads gerados, novos visitantes, taxa de conversão de vendas, etc.
Agora que você já conhece os benefícios do cronograma de conteúdo para blog, que tal, colocar a mão na massa e dar início ao seu planejamento?
Mas antes, leia também:
Cronograma de conteúdo para funil de vendas, como montar o seu?
Aproveite também para se inscrever em nosso blog e receber toda semana artigos sobre Marketing, de Conteúdo, Inbound Marketing, Tráfego Pago e muito mais…