Com a efetivação da LGPD no Brasil a exemplo da GDPR na Europa, a prática de coleta de dados sem a expressa autorização dos usuários se tornou um crime.
E para fortalecer essa privacidade, foram estabelecidas novas regras na Lei Geral de proteção de dados (LGPD), e uma delas é que se torna uma prática invasiva quando esses dados são coletados pelos cookies sem o consentimento do usuário quando estão navegando em algum site, e por conta disso, o Google resolveu eliminar os cookies de terceiros do seu navegador.
Porém, essa simples mudança vem tirando o sono de muitas empresas que realizam vendas pela internet, principalmente de muitos profissionais de marketing, que ainda não sabem o que fazer para elaborar novas estratégias de identificação de públicos.
Mas não se preocupe, nesse artigo vamos esclarecer de forma didática o impacto do fim dos cookies de terceiros no marketing digital, como fazer para continuar captando o perfil ideal do seu cliente na internet e não prejudicar a receita de vendas e o faturamento do seu negócio.
Então leia até o final para que você saia daqui sabendo o que fazer e se adaptar o quanto antes.
O que são Cookies?
Um cookie nada mais é que um pequeno arquivo de texto que contém uma etiqueta de identificação exclusiva, colocada no seu computador por um site. Neste arquivo várias informações podem ser armazenadas, desde páginas visitadas até dados fornecidos voluntariamente pelo usuário ao site.
Eles servem para captar o comportamento dos usuários, identificar o perfil ideal do cliente de determinada empresa de acordo com suas ações na loja on-line ou website.
Também possuem a utilidade de personalizar a navegação do usuário sendo utilizados para o carregamento de páginas dinâmicas, por exemplo.
Há 3 tipos de cookies: os cookies de sessão, os cookies persistentes e os cookies de terceiros
COOKIES DE SESSÃO/PRIMÁRIOS
Esses cookies são arquivos que são deletados quando você fecha o navegador de internet. Ele é armazenado na memória temporária do computador e não é retido depois que o navegador é encerrado.
Os cookies de sessão não coletam informações do seu computador e normalmente armazenam informações na forma de uma identificação que não coleta dados pessoais do usuário.
COOKIES PERSISTENTES
Chamados também de cookies permanentes. Esse modelo é usado para coletar informações de identificação sobre o usuário, como comportamento de navegação na internet ou preferências para um site específico.
São gravados no disco rígido do computador e são apagados quando expiram em determinado tempo ou quando você mesmo realiza a exclusão.
COOKIES DE TERCEIROS
É aqui que está a preocupação da LGPD em proteger os usuários, pois estes cookies rastreiam você e seus comportamentos de navegação ao longo do tempo.
São usados pelas empresas e profissionais de marketing para construir um perfil de seus clientes. A partir destas informações é possível a criação de campanhas de marketing personalizadas e muito bem direcionadas.
A preocupação da LGPD não é quanto aos dados em si, mas quanto à forma como são coletados. A nova lei determina que as empresas deixem claro aos usuários, quantos e quais dados são coletados durante a navegação no website ou loja virtual.
O que muda com o fim dos cookies de terceiros no marketing digital?
O primeiro ponto é que isso irá dificultar a identificação do perfil do cliente no site. Mas não é só isso, irá dificultar também no entendimento do que eles fazem no site da empresa, quais os interesses deles na internet, o que mais pesquisam e dificultará também em enviar novos anúncios de forma específica para cada um.
Isso acontecerá porque, a partir da vigência da LGPD, os dados dessas pessoas só poderão ser coletados com o consentimento prévio. Um exemplo foi a atualização referente aos usuários do IOS 14 que a Apple implementou. De acordo com um relatório de análises, 87% dos usuários da Apple não estão aceitando compartilhar seus dados com terceiros. O mesmo pode acontecer com o mercado digital inteiro, agora que essa permissão estará aplicada para todos.
As métricas do Marketing Digital também deverão sofrer sem esses biscoitinhos. Isso porque tanto o pixel do Facebook Ads como as Tags de Google Analytics e Google Ads, se utilizam de cookies para saber quando o usuário faz uma compra, solicita um orçamento ou visita uma página importante no site.
Agora que você entendeu bem o que são cookies, quais os seus tipos e como eles funcionam, vamos falar do que muda no Marketing Digital com o fim de Cookies do Google a partir de 2022.
O que fazer após o fim dos cookies do Google?
Como já sabemos, o mercado digital é um ambiente que muda rapidamente, e para se manter vivo e continuar lucrando neste mercado competitivo é necessário estar sempre se adaptando diante das novidades.
Com a implementação da Apple em relação ao IOS 14, o Facebook, como sempre, não perdeu tempo e lançou um mecanismo de integração para se adaptar a essa mudança, a API DE CONVERSÕES, que junto ao pixel do facebook, consegue coletar dados das pessoas não por meio do navegador, mas por meio do servidor em que o site é armazenado e protegido.
E assim como o Facebook, nós devemos nos adaptar e até mesmo nos reinventar diante desse cenário. Ainda não acabou, a seguir, iremos compartilhar algumas ferramentas e estratégias importantes para continuar no jogo.
Federated Learning of Cohorts (FLoC) ou Aprendizagem Federada de Coorte (em português):
o FLoC é uma alternativa desenvolvida pelo Google que tem o objetivo de continuar permitindo a segmentação dos anúncios por interesses e hábitos de comportamento on-line, mas sem aprofundar em todos os dados pessoais e privados como os cookies do google vinham fazendo.
Com o FLoC é possível encontrar pessoas, de uma forma não invasiva, que possam ser seus potenciais clientes, porém, somente com base em seus interesses e comportamentos na web.
Em vez de o FLoC gerar uma ID que identifica a Ana, por exemplo, que gosta de balada, torce para um time da série B, visitou lojas online de artigos de bebê e escuta música pop, o sistema vai gerar uma ID para uma “coorte” com características semelhantes as de Ana — incluindo sexo, idade, escolaridade e também navegação.
O FLoC ainda está em fase de testes pelo Google, sendo o escolhido para ser o substituto dos cookies do google.
Google Analytics GA4:
Esse é o “terror” da maioria dos profissionais de marketing e empresas que fazem anúncios para vender seus produtos e serviços, principalmente para aqueles que têm medo da mudança, mas querendo ou não, devem se atualizar a partir de agora se quiserem continuar no mercado digital.
O Google Analytics GA4 foi projetado para identificar usuários em um ambiente com ou sem cookies do google, pois o seu modo de identificação é voltado para o rastreio de IDs do usuário e não de informações sigilosas como os cookies de terceiros, claro que, para que ele funcione, possui integração necessária com os cookies primários, que vimos lá atrás, mas para fins de se manter dentro das regras da LGPD.
Logo, você pode integrar o Analytics GA4 usando um script em um sistema de gerenciamento de tags. A maneira mais comum de fazer isso é usando o Gerenciador de tags do Google.
O GTM pode criar um client ID aleatório em cada descarregamento de página. Isso significa que o usuário será anônimo para todos os efeitos e propósitos, mas o GA4 ainda pode rastrear o comportamento dele em seu site, e por esse benefício de rastreios de ID, o Google resolveu implementar o FLoC, pois ambos trabalharão de uma forma sincronizada e complementar, possibilitando uma ótima eficiência no rastreio e na formação do perfil de comportamento ideal de um potencial cliente ou grupo de clientes.
MARKETING DE PERMISSÃO:
Uma das estratégias que já é realizada por muitos e inclusive por nós aqui da RG Digital é desenvolver e adaptar formulários próprios para captar os dados das pessoas com o consentimento prévio em páginas de destino.
Trata-se basicamente da estratégia de Inbound Marketing onde podemos pedir que o próprio visitante nos forneça as informações que precisamos para qualificá-lo. Além disso, existe também a técnica da Neswletter, que é perguntar ao usuário se ele gostaria de se cadastrar no site para receber novidades, promoções, ofertas exclusivas, cupons de desconto entre outros tipos de benefícios, e assim manter um contato mais próximo com seu cliente através de e-mails.
Agora, caro leitor, você não precisa se desesperar, nada que uma boa estratégia dentro das regras não resolva os problemas. O Difícil não é aplicar mudanças, mas saber como essas mudanças irão trazer os resultados desejados de forma estratégica.
E é isso que fazemos aqui na Agência RG Digital, ajudamos empresas como a sua a decolarem na internet com estratégias que trazem resultados eficientes, sempre com atualizações em primeira mão.
Então se você quer que sua empresa esteja sempre se atualizando sobre as mudanças do mercado e decole estrategicamente, preencha o formulário abaixo e se cadastre na nossa central de conteúdo para receber todas as novidades do mundo digital.