A maioria dos empreendedores deseja ver a empresa prosperar e fazer muito sucesso.
Em outras palavras, quem tem um negócio próprio quer atrair mais clientes, faturar mais, abrir novas unidades, ganhar autoridade no mercado, dentre outras coisas.
Para isso, muitos apostam no marketing digital.
Mas será que as estratégias que você tem adotado estão, de fato, entregando o resultado que você tanto espera?
Ou será que os seus esforços têm sido em vão?
Bem, existem muitas coisas que todo empreendedor deveria saber sobre marketing, mas a verdade é que ninguém te conta.
Então, elaboramos este artigo com algumas lições de marketing que vão te ajudar a aprimorar suas táticas e resultados nessa área.
Não deixe de conferir!
Nem todas as estratégias darão certo
A primeira lição a aprender e talvez a mais importante das lições de marketing digital é que nem tudo o que você fazia há alguns meses, dará certo hoje. Nem tudo o que funciona hoje seguirá funcionando amanhã e assim por diante.
Afinal, essa é uma área muito dinâmica e cheia de mudanças e marketing digital é teste, análise e persistência.
Um bom exemplo são os algoritmos do Google e de redes sociais, como Instagram e Facebook que estão em constante mundança.
A fim de melhorar a experiência do usuário, esses algoritmos são sempre otimizados.
Portanto, você precisa estar atento a essas transformações para saber quais ações continuarão rendendo bons resultados para o seu negócio.
Ser bom não é suficiente, é preciso inovar
Em um mercado cada vez mais competitivo, nem sempre é fácil se destacar da concorrência.
Nesse sentido, oferecer produtos e serviços de qualidade ajuda muito na hora de posicionar o seu negócio.
Mas devo te dizer que isso ainda é pouco.
Entretanto, há uma maneira de se diferenciar: inovando, seja ao criar uma oferta inédita ou ao entregar uma experiência única ao cliente.
É impossível crescer sem correr riscos e planejar
O empreendedorismo é uma jornada arriscada.
Ou seja, o processo envolve muitas dúvidas e incertezas, sobretudo quando se trata de pequenos negócios.
Do mesmo modo, quando você decide ampliar a atuação do seu negócio, você coloca muita coisa em jogo.
Afinal, e se tudo der errado?
No entanto, não estou dizendo que você deve fazer tudo no escuro e esperar para ver o que acontece.
Muito pelo contrário.
No marketing, todas as ações devem ser planejadas, testadas e validadas.
Assim, é possível minimizar os riscos.
Lições de Marketing para ter na cabeceira da cama
- O que funciona para a outra empresa não necessariamente funcionará para a sua.
- Tráfego pago não faz milagre, é preciso ter um bom produto e uma experiência de compra incrível.
- Planeje, execute e analise. Repita este ciclo com recorrência.
- Esteja atento(a) às novidades. Novos canais, novas práticas e comportamentos do seu público.
- Continue se capacitando. Faça cursos e estude muito sobre marketing digital.
Os resultados só chegarão se houver consistência
Aqui vai outra importante lição de marketing:
Os resultados não chegam tão rápido, dependendo da estratégia adotada.
Muitas vezes é necessário ter paciência. Marketing digital é um investimento de retorno a médio e longo prazo.
No entanto, se bem elaboradas, as táticas de marketing digital geram excelentes resultados para a empresa.
Sendo assim, suas ações devem ser consistentes e medidas com frequência.
Desse modo, além de obter resultados satisfatórios, você poderá otimizá-los ainda mais.
Construa um relacionamento próximo com o público
Muitos empreendedores ainda não entendem bem a importância de se relacionar com seu público.
Alguns até respondem e-mails ou comentários nas redes sociais, mas só essa interação não basta.
Se você quer fixar sua marca na mente do público, é preciso ir além.
Portanto, entregue conteúdos que agreguem valor à persona.
Ademais, desenvolva uma estratégia multicanal, para unificar os pontos de contato e oferecer uma experiência mais positiva ao cliente.
Seja autêntico para engajar mais pessoas
Profissionalizar o marketing sem dúvida traz diversos benefícios para a divulgação da marca.
Inclusive, é muito comum isso acontecer à medida que o negócio se desenvolve.
Porém, tenha cuidado para não perder a identidade da empresa e correr o risco de ter uma comunicação rasa e engessada.
Afinal, histórias originais e autênticas são as que mais chamam a atenção do público.
Para ter retorno é preciso investir
A última lição de marketing que deixo para você é a seguinte:
Para obter resultados efetivos, você precisa investir.
Infelizmente não há outro caminho.
Eu sei que isso representa um grande desafio para os empreendedores que estão começando agora e precisam fazer tudo sozinhos.
Até mesmo porque, quando falamos de investimento, não é apenas a dinheiro, mas também a tempo, conhecimento e dedicação.
Contudo, para se sobressair no mercado, é necessário ter estratégias bem estruturadas e desenhadas.
Por fim, esperamos que essas lições de marketing te ajudem a desenvolver e a dar mais visibilidade ao seu negócio.
Parabéns Pelo artigo, bem direto ao ponto, porque hoje em dia as pessoas acham que é só apertar botões e pronto.
Obrigado Jhonatan.
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