Inbound Marketing para e-commerce, você sabe como fazer?
Já adianto que as estratégias são semelhantes àquelas que você já conhece.
Afinal, o objetivo continua sendo atrair, converter, efetivar a venda e fidelizar clientes através dos conteúdos de valor.
No entanto, há algumas particularidades.
Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e aprender a aplicar essa metodologia em sua loja virtual.
Como funciona o Inbound Marketing no e-commerce?
O Inbound Marketing ou marketing de atração refere-se a um conjunto de táticas para atrair e converter clientes. Lembra?
Em outras palavras, é uma estratégia para conquistar clientes de maneira passiva, por meio da produção de conteúdo em diversos canais.
Ou seja, a ideia é que esses conteúdos apareçam, por exemplo, no seu site, nas mídias sociais, no Google, além de outros canais, para mostrar sua empresa aos consumidores e fazer com que eles se interessem por suas soluções.
O mesmo acontece no Inbound para e-commerce, isto é, você produz conteúdos relevantes para chamar a atenção da persona para a sua loja virtual.
Esses conteúdos também são fundamentais para fazer um lead avançar as etapas da jornada de compra.
Afinal, é necessário nutrir os consumidores que estão aprendendo, identificando o problema e considerando as soluções antes de focar apenas na etapa final do processo.
Isso porque boa parte deles ainda não está pronta para colocar os produtos no carrinho.
Funil de vendas para e-commerce
O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor, até realizar a compra.
Ou seja, é um processo que consiste em acompanhar o cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.
Assim, é preciso desenhar estratégias para cada estágio do funil de vendas, que possui três etapas:
Topo do funil – momento em que o potencial cliente não sabe que tem uma dor a ser sanada.
Logo, ele ainda não busca por nenhum produto.
Nessa fase, você deve fazer o visitante descobrir que tem uma necessidade.
Além disso, também é preciso fazer com que ele tenha interesse me sua empresa para que assim, ele avance para o meio do funil.
Meio do funil – nesse estágio seu futuro cliente já entende que tem um problema e está à procura de solução.
Certamente ele pretende comprar um produto, mas ainda não está totalmente certo disso.
É provável que ele pesquise outras soluções antes de tomar sua decisão.
Logo após decidir qual produto compra, ele passa para a próxima etapa.
Fundo do funil – aqui, o cliente em potencial escolhe a melhor opção e concretiza a compra, finalizando o processo.
Entender o funil de vendas no e-commerce e ajuda a compreender melhor as dores do usuário para convencê-lo a comprar em seu comércio eletrônico.
5 dicas para atrair clientes com o Inbound Marketing para e-commerce
Seu e-commerce precisa de boas estratégias para despertar o interesse de consumidores que estão pesquisando, mas que ainda não decidiram em qual loja online comprar.
Confira algumas dicas para atrair e converter os usuários:
1 – Defina seu público e ofereça conteúdos de qualidade
Em primeiro lugar, defina seu público-alvo.
Ou seja, saiba sobre seu comportamento, preferências, idade, etc.
Com essas informações em mãos, é hora de produzir materiais bons o bastante para encantá-los e levar naturalmente à venda.
Por exemplo, webinars são ótimas ferramentas para divulgar um produto novo no e-commerce.
Além disso, os eBooks também são excelentes para entregar um conteúdo mais completo.
2 – Tenha um blog e landing pages otimizadas para conversão
Você também pode promover seu e-commerce por meio de um blog.
Isso porque esse é um canal muito eficiente quando o assunto é atrair o público e aumentar as vendas.
Lembre-se ainda de adotar táticas de SEO.
Assim, seu e-commerce ficará mais bem posicionado nos buscadores.
Ademais, invista também um uma landing page otimizada para conversão e leve o usuário a clicar em um botão, fornecer seus dados de contato, assistir um vídeo, etc.
Enfim, o objetivo é incentivar o visitante a executar uma ação.
Antes de conferir a terceira dica para vender mais com Inbound para e-commerce, veja como criar landing pages que convertem.
3 – Aposte em automação Inbound Marketing para e-commerce
Você não pode nutrir os leads da sua loja virtual sem uma ferramenta de automação.
Isso porque, com ela, você pode criar um fluxo de e-mails para enviar mensagens aos usuários que fizeram cadastro em seu site.
Dessa forma, você terá mais facilidade em se aproximar do seu público, preparando-os para fechar negócio com você.
4 – Gere mais tráfego para seu e-commerce
Você pode obter mais tráfego de duas maneiras: orgânica ou paga.
No orgânico, você não paga nada para receber um clique ou visita no e-commerce.
Por outro lado, no pago, é preciso investir em anúncios para atrair pessoas interessadas. Os anúncios pagos mais comuns para lojas virtuais são o Google Ads, o Facebook Ads e remarketing.
5 – Estabeleça metas e analise os resultados
Por fim, considere monitorar o relacionamento com seus futuros clientes e todos os seus pontos de contato com eles.
Para isso, identifique a métrica referente a cada ponto de contato da jornada do consumidor e use-a como KPI.
Assim, você terá como medir e aprimorar os resultados.
Exemplo:
Primeiro contato – topo do funil: aquisição de visitas
Início de relacionamento – meio de funil: aquisição do lead.
Fechamento da primeira venda – fundo do funil: conversão em cliente.
O que achou do conteúdo? Se quiser saber mais formas de melhorar as vendas do seu e-commerce, recomendo também a leitura do artigo Taxa de Conversão do Seu E-commerce, Como Melhorar?