O seu e-commerce não está vendendo tanto quanto você gostaria?
Então, talvez você precise de uma estratégia mais eficiente para atrair e fidelizar novos clientes.
Já pensou em oferecer cupons de desconto?
Inicialmente, essa é uma ação que pode trazer bons resultados.
Mas para não dar um tiro no próprio pé, é necessário fazer isso de maneira estratégica.
O ideal é disponibilizar os cupons eventualmente.
Isso porque, se você der muitos descontos, terá aumento nas vendas somente nos momentos de promoção.
Mas para evitar que isso aconteça, elaboramos este artigo com as melhores táticas para você usar o cupom de desconto.
Confira!
Envie cupons de desconto por e-mail
Mandar códigos de desconto por e-mail para reativar clientes antigos é uma excelente forma de dar uma movimentada nas vendas.
Além disso, você também pode divulgar o código promocional na homepage da sua loja virtual.
Assim, você vai impactar também aqueles que não receberam o e-mail, mas acessaram o e-commerce.
Dê descontos conforme a categoria
Para não comprometer a rentabilidade da venda, a melhor saída é oferecer um cupom para cada categoria de produtos.
Em geral, as mercadorias que têm boa saída se vendem sozinhas e não precisam de cupons.
Logo, incentive os consumidores a comprarem os itens que o e-commerce costuma vender menos.
Você até pode ofertar um único cupom válido para todas as categorias, mas com descontos menores.
Faça parcerias com influenciadores digitais
Outra estratégia muito eficaz, sobretudo para atingir nichos específicos do mercado é fazer parcerias com influenciadores e sites de cupom.
Desse modo, você pode divulgar amplamente o link do seu e-commerce, direcionando o tráfego gerado para sua loja.
Em seguida, aplique um desconto exclusivo para os clientes que chegarem ao e-commerce através dessas parcerias.
Disponibilize cupons promocionais em dias específicos
Outra maneira inteligente de usar o cupom de desconto é restringindo o uso deles em determinados dias e horários.
Com essa tática, além de melhorar as vendas, você também pode crescer a base de contatos da empresa, estimulando os compradores a se cadastrarem no site para participarem da promoção.
Enfim, você pode criar a regra para o uso do cupom; só não se esqueça de explicá-la ao cliente.
Ofereça os cupons de desconto em feriados e datas comemorativas
Praticamente quase todo e-commerce dá desconto em datas como Dias das Mães, Natal, Ano Novo, etc.
Mas, além disso, você também foca nas datas menos populares?
Fazer ações promocionais nas férias escolares ou em dias relacionados ao seu negócio também é uma boa estratégia para converter mais vendas e fortalecer a marca.
Quer um exemplo?
Dia do Amigo, Dia do Consumidor e outras semelhantes.
Se você tem um e-commerce mais nichado que oferece produtos como cafés especiais ou moda nerd/geek, por exemplo, é bom se ligar em datas como dia mundial do café, dia do orgulho nerd e outras datas que são relevantes ao nicho.
Crie cupons de comemoração
Que tal oferecer um cupom especial para presentear o cliente no mês de aniversário do seu e-commerce?
Vários comércios eletrônicos, como Americanas e Magazine Luiza fazem isso e têm ótimos resultados.
Ademais, você também pode se inspirar em outros momentos relevantes para a marca, como por exemplo, o alcance de determinada quantidade de seguidores nas redes sociais.
Lance descontos para recuperar carrinhos abandonados
O abandono de carrinho é um problema muito comum para quem tem loja virtual.
Muitos lojistas tentam reverter essa situação enviando um e-mail ao cliente para lembrá-lo de concluir a compra.
No entanto, para tornar essa medida mais eficaz, recomendamos que você ofereça um incentivo em forma de cupom de desconto, determinado um prazo para que ele retorne ao e-commerce para fechar o negócio.
Conceda descontos aos assinantes
Ter uma lista de contatos generosa é o primeiro passo para divulgar seus produtos por e-mail.
Afinal, o e-mail marketing é uma ferramenta muito útil para e-commerce.
Contudo, há pessoas que não estão dispostas a perderem tempo cadastrando o e-mail.
Então, talvez seja mais eficaz ofertar descontos na próxima compra para aqueles que se tornarem assinantes.
Desse modo, fica mais fácil aumentar a base de contatos.
Entregue cupons promocionais aos primeiros visitantes
Também vale dar desconto aos usuários que visitam a sua loja pela primeira vez.
Chame a atenção dos visitantes abrindo uma janela na página inicial do site.
Assim, você os incentiva a conhecerem seus produtos e quem sabe até a fazem uma compra.
Inicie uma campanha nas redes sociais
Fazer promoções nas redes sociais também é uma boa tática para alavancar as vendas no seu e-commerce.
Pense em códigos exclusivos para os seguidores e obtenha resultados surpreendentes
Além de vender, você ainda vai melhorar a taxa de engajamento, já que sua audiência vai querer acompanhar o seu perfil para não perder nenhuma oferta. Incrível, não é mesmo?
Então, agora que você já sabe como usar o cupom de desconto a favor do seu negócio, veja outras formas de melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce.