SEO para pesquisa por voz é uma tática que surgiu com o aumento do voice search ou pesquisa por voz, em português.
Com a popularização de assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistente, as consultas faladas são tendência no Brasil e no mundo.
Segundo a PWC,71% dos consumidores brasileiros preferem falar a digitar ao fazerem uma pesquisa nos mecanismos de busca.
Portanto, elaborar estratégias de SEO para pesquisa por voz é fundamental para ter sucesso online.
Continue a leitura deste artigo para entender como funciona a otimização de SEO para pesquisa por voz e o que é mobile first, bem como sua importância em uma estratégia digital.
O que é SEO de voz?
O SEO para pesquisa por voz refere-se à otimização de conteúdo para ser facilmente identificado pelos motores de busca quando as consultas são feitas através de comandos de voz.
Uma das principais características da pesquisa por voz é que elas tendem a ser mais conversacionais e longas.
Graças à atualização de seu algoritmo Hummingbird, feita em 2013, o Google passou a responder perguntas longas de forma mais rápida e precisa.
Desse modo, as estratégias tradicionais de SEO precisaram ser ajustadas para se alinharem com a natureza única dessas pesquisas.
Como exemplo, podemos citar a ênfase nas palavras-chave de cauda longa, já que correspondem à maneira como as pessoas falam no dia a dia.
Logo, em vez de pesquisar genericamente “lojas de móveis”, através da pesquisa por voz, o usuário pode perguntar ao assistente virtual, “Onde encontro uma loja de móveis perto de mim?”.
Note que a compreensão da intenção do usuário e a criação de conteúdo que responda a essas perguntas de forma clara são aspectos essenciais do SEO pesquisa por voz.
Veja como criar uma boa estratégia de SEO
Como funciona uma pesquisa por comando de voz?
Para funcionar, a busca por voz utiliza uma tecnologia chamada ASR (Speech Recognition System ou Sistema de Reconhecimento de Fala).
É o ASR que converte os sinais da voz em textos que, por sua vez, possibilitam o entendimento dos robôs.
Além disso, o sistema também serve como base para aplicações, como softwares de transcrição de fala em texto ou ferramentas de tradução.
Assim, quando o usuário utiliza a opção de fala, a tecnologia traduz a voz em textos para que a busca seja realizada.
O algoritmo do Google se apoia no Processamento de Linguagem Natural (PLN), isto é, área da Inteligência Artificial que aprimora o entendimento dos robôs sobre a linguagem humana.
Por isso, quanto mais o usuário utiliza a pesquisa por voz, mais o Google “aprende” não só a linguagem, mas também o sotaque, além de padrões de fala a fim de trazer os melhores resultados.
Como otimizar o conteúdo para SEO pesquisa por voz?
As buscas por voz continuam crescendo, pois são rápidas e mais práticas, possibilitando resultados instantâneos a usuários cada vez mais conectados e imediatistas.
Por isso, elencamos 4 dicas de otimização de SEO para pesquisa por voz para te ajudar a utilizar essa estratégia de maneira inteligente em seu negócio.
Confira a seguir:
1. Use termos conversacionais e de cauda longa
Ao criar conteúdo, é crucial incorporar palavras-chave de cauda longa que imitem as consultas conversacionais típicas da pesquisa por voz.
Além disso, quando o assunto é pesquisa por voz, é muito comum que o usuário utilize as palavras interrogativas: como, quando, onde, o que e por que.
Esses termos apontam o degrau de intenção do usuário, sendo que algumas são mais propensas a ações imediatas do que outras.
Se você quer se posicionar nas pesquisas por voz, é importante identificar em qual degrau de intenção o seu negócio se encaixa.
Assim, ao desenvolver seu conteúdo, foque na palavra-chave conversacional mais relacionada a essa intenção.
2. Crie uma página de FAQ para fazer SEO pesquisa por voz
Uma página de Frequent Asked Questions (FAQ) é um recurso valioso na otimização de SEO para voz. Isso porque facilita o uso dos termos interrogativos em seu conteúdo.
Ademais, elas também ajudam a incluir o seu site no recurso featured snippet, do Google.
Esse recurso refere-se ao “As pessoas também perguntam“ e serve para ajudar o usuário a encontrar o que busca sem que ele precise clicar no conteúdo apresentado na SERP.
3. Insira sua empresa no Google My Business
De acordo com dados do Internet Trends Report de 2016, 22% das pessoas utilizam pesquisa por voz para encontrar informações locais.
Como muitas pesquisas por voz têm uma intenção local, é vital otimizar o conteúdo para buscas específicas de localização.
Isso é especialmente importante para empresas locais, garantindo que sejam encontradas por pessoas na região.
Diante disso, uma das táticas de SEO para pesquisa por voz inclui colocar informações sobre sua empresa no Google Meu Negócio.
Compartilhe informações que ajudem o potencial cliente a te encontrar, como telefone, endereço, horário de atendimento, etc.
4. Use dados estruturados em sua estratégia de SEO pesquisa por voz
Além do conteúdo, os mecanismos de busca também analisam diversos outros fatores para determinar a relevância e posição de uma página em seus resultados de busca.
Um desses fatores é a marcação schema, chamado também de dados estruturados, isto é, dados sobre a informação no seu site.
Essa funcionalidade pode colocar seu site na frente da concorrência no ranqueamento.
Por que você deve ter um site mobile first?
A maioria das pesquisas por voz é feita em smartphones, logo, ter um site otimizado para essas plataformas é crucial.
Além do mais, a experiência do usuário em dispositivos móveis é um fator significativo para o ranking nos motores de busca, e os algoritmos estão cada vez mais favorecendo sites responsivos e mobile-friendly.
Mas o que significa ter um site mobile first, afinal?
Em poucas palavras, sites mobile first são pensados para proporcionar a melhor experiência possível em dispositivos móveis, priorizando a usabilidade e a velocidade de carregamento.
Além de melhorar a classificação nos motores de busca, esse conceito também atende às expectativas dos usuários, proporcionando uma navegação mais acessível.
Conforme você viu neste artigo, as buscas por voz vieram mesmo para ficar.
Logo, a adaptação das estratégias tradicionais de SEO para pesquisa por voz é indispensável para garantir a visibilidade online e o sucesso da sua estratégia digital.
Conte com a ajuda da RG Digital para implementar essa estratégia em seu negócio e aumentar os lucros.
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