Nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2019 aconteceu mais uma edição do RD Summit, o maior evento de marketing da América Latina.
Nosso time esteve presente em Florianópolis para participar do evento que já é referência para o mercado e contou com grandes nomes do marketing digital, empreendedorismo, tecnologia e conta o que rolou de mais interessante nesse post.
O RD Summit
Anualmente desde 2013, a Resultados Digitais, uma startup brasileira no segmento de tecnologia e marketing, promove o evento que traz tendências de mercado, inovações, metodologias e muito conteúdo para profissionais de marketing e gestores de empresas.
Com os dois pés bem fixos no digital, o evento já nasceu com este espírito de mudanças e atualizações constantes. Os palestrantes e convidados em sua maioria, são atuantes no mercado de marketing digital, inbound marketing, redes sociais e tecnologia.
O evento oferece diariamente mais de 30 horas de conteúdo e uma espetacular pôr do sol à beira mar e neste ano estiveram presentes 12 mil participantes.
Com um clima de Rock In Rio, todos os dias são encerrados com um happy hour regado a 30 mil litros de chope e muita música. Quem assume as chopeiras e serve os copos dos participantes são os próprios RDoers, colaboradores da Resultados Digitais.
A cada edição, o Summit se viu em um franco crescimento e se tornou um case de sucesso da empresa que tem nele a porta de entrada para seu principal produto, o RD Station.
O software é uma solução completa em automação de marketing para empresas e agências de marketing digital. Ao redor da ferramenta e por meio de parcerias, a Resultados Digitais construiu um grande ecossistema que compartilha conhecimento e se capacita constantemente sobre marketing, vendas e inovação.
Com o crescimento, a ferramenta se tornou líder de mercado e o RD Summit o encontro anual desta comunidade composta por clientes, agências, parceiros e prospects.
Muito mais que um evento com palestras, o Summit é também uma grande feira de negócios com grandes marcas do segmento de tecnologia e comunicação. A Resultados Digitais, com sua cultura de compartilhar conhecimento e promover parcerias sólidas, proporciona às agências e clientes durante o RD Summit ótimas oportunidades de novos negócios e até mesmo uma premiação.
Prêmio Agência de Resultados 2019
As agências parceiras da startup recebem um atendimento especial para obter os melhores resultado que o RD Station pode proporcionar e para incentiva-las a buscar sempre mais foi criada uma premiação que reconhece as melhores agências de marketing digital do país.
Com mais 1.500 agências parceiras em todo o Brasil, o prêmio cresceu junto com o RD Summit e se tornou um dos mais importantes do mercado marketeiro.
São diversas categorias, desde vendas, cases de sucesso, excelência no uso do RD Station e muitas outras. O intuito é reconhecer quem mais gerou sucesso para seus clientes com a ajuda do RD.
E na premiação deste a Agência RG Digital esteve entre as melhores. Conquistamos o 3º lugar na categoria Melhor em RD Station Silver, que compreende a eficiência da agência para utilizar e obter resultados com o RD Station Marketing. Um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na parceria há mais 2 anos.
O que vimos de mais legal no RD Summit 2019?
Foram diversas palestras com conteúdo inspirador e excitante. A curadoria do evento preparou trilhas com conteúdo técnico sobre marketing digital desde níveis básicos até os mais avançados, autoconhecimento, empreendedorismo e muito mais.
Nomes internacionais como Gary Vee, Jacco Vanderkooij, Will Reynolds, Ann Handley e April Dunford trouxeram suas experiências e tendências de mercado que já emergem no cenário americano e europeu.
Mas nossos palestrantes brazucas também fizeram bonito e entregaram muito conteúdo nos três dias de evento. Empreendedores como Gustavo Caetano, Sandro Magaldi, Nina Silva, Rafael Kiso e tantos outros, trouxeram conteúdo rico e palpável sobre o desafio que é ser empreendedor no Brasil.
Mais do que nunca, conteúdo é rei
Uma das vertentes mais exploradas no RD Summit 2019 e também em edições anteriores, o marketing de conteúdo, mais uma vez teve espaço e recebeu novos olhares sobre seu futuro.
Em sua palestra, Paulo Maccedo falou sobre Copywriting. Com exemplos clássicos de grandes redatores como David Ogilvy, ilustrou as grandes ideias que estão por trás de textos que realmente convertem.
A forma como são utilizados os chamados gatilhos mentais, que para muitos é por vezes agressiva, quase sempre tem um conceito maior e mais rico que torna o clique ou ação quase irresistível.
Saturação de conteúdo
Outra discussão que por vezes esteve em pauta é a quantidade de conteúdo.
Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, em sua palestra de abertura do RD Summit 2019, elencou de forma prática como era o ambiente digital em 2013, ano da primeira edição do Summit.
Em seu paralelo, Santos destacou a inexistência dos algoritmos em redes sociais como temos atualmente. Naquela época a metodologia do inbound marketing se mostrava extremamente eficaz.
Bastava a criação de um material rico, uma landing page e um post no facebook para se ter a geração de milhares de leads. Atualmente tal metodologia seria bastante ineficiente na obtenção de leads. Primeiro porque o algoritmo mostraria a publicação no facebook para pouquíssimas pessoas. Não obstante, os poucos cliques que existirem não serão sinônimo de conversão na landing page.
E porque isso acontece? Graças à saturação de conteúdo disponível, as pessoas possuem muitas opções para clicar, baixar e se converter. Tudo igualmente “gratuito”.
E qual a solução? Deixar de fazer conteúdo? De maneira alguma! Assim como Eric santos, Fábio Ricotta, CEO da agência Mestre, também abordou o tema e em sua palestra destacou a importância de se produzir conteúdo de qualidade e em escala.
Para vencer a barreira dos algoritmos e da saturação de opções é necessário criar conteúdo interessante, que vá de encontro à dor das personas e realmente agregue ao seu dia a dia.
Inteligência emocional em pauta
No maior evento de marketing digital da America Latina uma das palestras que mais atraiu o público não abordava ferramentas, códigos, macetes, melhores práticas ou técnicas de vendas.
Verônica Ahrens abordou em sua palestra a Inteligência Emocional e ilustrou de forma didática porque tal habilidade é considerada a competência do profissional do futuro.
Com a rotina corrida, e por muitas vezes um ambiente de trabalho agressivo e competitivo, o que mais irá destacar os profissionais no mercado não serão habilidades específicas sobre alguma ferramenta ou metodologia, mas sim seu autoconhecimento e consciência de seu propósito de vida.
Profissionais com essas habilidades conseguem se adaptar e alinhar seus valores ao propósito da empresa onde atua. Uma vez que estes valores estejam alinhados, o trabalho não será mais um fardo para este colaborador e sim parte de seu propósito de vida.
Que venha o RD Summit 2020
2019 já está quase no fim e em 2020 a próxima edição do Summit já tem data definida. De 28 a 30 de outubro a ilha da magia receberá mais uma vez toda uma comunidade que vive e respira marketing, vendas e inovação.