As curtidas não existem mais, mas será que a automação de instagram continua sendo um boa estratégia? Saiba tudo!
Seja para aumentar o número de seguidores, melhorar o engajamento ou programar mensagens diretas, a automação de instagram é um recurso muito utilizado – e que já fez um grande sucesso entre as empresas.
Mas com o fim das curtidas e com uma política de privacidade cada vez mais ajustada, os benefícios de utilizar a automação de instagram tornaram-se cada vez mais relativos. Será que o instagram – ou bicho de sete cabeças – está mesmo fazendo de tudo para banir a automação da plataforma?
A postura da rede social em relação à automação ficou ainda mais rígida desde o fim das curtidas. Essa atualização foi, com toda certeza, decisiva para que o uso de ferramentas de interação fosse controlado.
O instagram pós fim das curtidas
Ao anunciar o fim das curtidas, em julho de 2019, a assessoria do Instagram justificou que era indesejável uma cultura de competição dentro da rede. Foi só o instagram anunciar a atualização que o assunto deu o que falar:
E não é para menos: 50 milhões de brasileiros utilizam o instagram diariamente. A fórmula de sucesso da rede social tem relação com upgrade constante das ferramentas e recursos disponíveis no app. Filtros, enquetes e novidades na plataforma tornam a usabilidade cada vez mais interessante.
Usuários, criadores de conteúdo e empresas fazem a festa – seja compartilhando seu dia a dia pelos stories ou interagindo com seus clientes. Mas nem tudo são flores…
“Nem só de ações orgânicas viverá o Instagram, mas de toda automação que promete seguidores e interações”
Com a avalanche de ferramentas de automação e mensagens diretas, Mark Zuckerberg mostrou que o buraco é mais embaixo.
Se você é um usuário assíduo do Instagram com certeza já recebeu follow e DMs de empresas que você sequer ouviu falar. E é muito provável que concorde com Zuckerberg e com a nova política da rede social.
É por comportamentos invasivos e inadequados por parte de empresas que o sistema de automações parece estar com os dias contados. O Instagram está com uma análise cada vez mais apurada e intolerante à prática de spam. Quem insistiu na automação nos últimos meses visualizou a mensagem:
A automação de instagram foi proibida? O que fazer?
O uso de ferramentas de automação foi limitado e agora qualquer ação inadequada pode ser facilmente detectada pelos administradores do Instagram. As Diretrizes da Comunidade não permitem ações de bots para o ganho de seguidores, pois, de acordo com a rede, “o Instagram é um lugar onde pessoas reais compartilham momentos reais.”
A rede presa por interações genuínas de usuários com outros usuários que eles admiram – sejam amigos, celebridades ou empresas.
O Instagram está munido de inteligência para travar atitudes inadequadas e evitar a inundação da plataforma por atividades falsas. Diversas medidas são tomadas – desde notificação e bloqueio temporário à suspensão definitiva do perfil.
Mas se a automação de instagram é parte da sua estratégia, esse é o momento para repensá-la. Criar conteúdo original e humanizar suas interações são duas das possibilidades para fugir dos bots e evitar punições.
Saiba que não só o Instagram condena a automação: atitudes invasivas incomodam os usuários e as automações já são facilmente detectadas por eles.
Autenticidade is the new automação de instagram
Sem truques, sem robôs e sem fórmula mágica. Conteúdos autênticos são a chave para abrir um portal de possibilidades – de interações genuínas e boas vendas.