Saiba quais vantagens uma base de leads pode trazer para a sua empresa
Se a sua empresa possui ações de marketing digital, ela se relaciona com pessoas. E pessoas são a base de qualquer negócio!
E é essencialmente construir e cultivar uma base de leads engajada um dos principais pilares do marketing digital. Através de estratégias digitais, é possível captar potenciais clientes, gerir a base e criar oportunidades de negócio QUENTES.
E já que estamos falando de temperatura… esta característica é um ponto chave para compreender-se o potencial de uma boa base de leads
É natural que uma empresa receba contatos diários de possíveis clientes. São solicitações de orçamento via e-mail, ligações, esclarecimento de dúvidas. Seja qual for a necessidade, um profissional entra em ação para oferecer consultorias, negociações e entender as dores dos clientes. E se tudo der certo, o passo seguinte é realizar a venda consultiva e proporcionar ao cliente uma experiência incrível com sua marca
Mas nem sempre são gerados negócios e as razões são diversas. E é na ferida de perder tempo com clientes despreparados que nutrir uma base de leads pode ajudar.
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Possível cliente x Potencial cliente
Existe o possível cliente, que é aquele que, basicamente, acabou de conhecer sua empresa e ainda não sabe o que precisa. E existe o potencial cliente, apto a fechar negócio, certo de suas necessidades e disposto a negociar.
O caminho que ambos percorrem é semelhante, mas os lugares que ocupam no momento são distintos. Enquanto o possível cliente está identificando sua necessidade, o potencial cliente está avaliando as alternativas que solucionarão o seu problema.
E é objetivo do inbound marketing fazer com que a maior parte de seus leads se torne potenciais clientes e fechem negócio. E, em meio à estes processos, se inserem as estratégias de gestão da base de leads.
Como montar uma base de leads?
Pois bem: entender os perfis de cliente, otimizar as vendas e alcançar níveis mais altos são vantagens de possuir uma base de leads. Mas o que é preciso fazer para construí-la?
A base de uma estratégia de captação de leads está fundamentada no marketing de conteúdo. Comumente diversas landing pages solicitam o endereço de e-mail do usuário e, em troca, ofecerem ebooks, checklists e outros conteúdos – que chamamos de materiais ricos.
Logo após ser captado, o e-mail do lead vai integrar a base. E é a partir deste momento que o contato entre empresa e o cliente se torna mais aprofundado.
Captar + nutrir = vender!
A dedicação com os leads captados envolve um relacionamento posterior e eficaz. Vamos a um exemplo básico!
Se determinado lead baixou o material de Calendário de Conteúdo para Redes Sociais – 2019, é sinal que está interessado no assunto. Com essa informação em mãos, é importante investir em relacionamento via e-mail, ofertando conteúdos correlatos.
Portanto, enviar e-mails periódicos com conteúdos relacionados ao assunto de interesse do lead é uma boa estratégia para encurtar o processo de compra. 😁
Mais importante do que possuir um mailing extenso é fazer com que seus contatos sejam cada vez mais engajados e decididos a fechar negócio.