O universo do marketing digital é repleto de conceitos e estratégias para captar clientes e vender mais
Se o seu objetivo é gerar leads, a landing page é um dos recursos mais recomendados. Através dessa estratégia é possível captar informações relevantes sobre os seus clientes de interesse, oferecendo, em troca, algum tipo de material.
É sobre essa estratégia que iremos conversar hoje!
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De forma mais ampla, a landing page (ou página de destino) é a página que o usuário acessa quando busca por determinado conteúdo no google. Mas no marketing digital ela está no grupo dos recursos para gerar conversão, especificamente.
Gerar uma base de leads <3
Como o próprio nome já diz, o artifício consiste em uma página criada para gerar cadastros, oferecendo, em troca, algum material relevante para quem se inscrever.
Os componentes da landing page
Uma página de aterrissagem requer alguns componentes básicos. São eles:
- Título e subtítulo: estima-se que 8 em cada 10 pessoas leiam apenas o título. Por isso esses dois componentes são fundamentais. São eles quem vão chamar atenção do visitante e incentivar a conversão.
- Imagem: deve estar relacionada com o conteúdo da landing page. Há diversos bancos com imagens gratuitas disponíveis para utilizar.
- Descrição: é o espaço dedicado a resumir o que o visitante encontrará no material em questão. Destaque os principais tópicos do material (os que chamarem mais atenção).
- Formulário: é a área que contém os campos para preenchimento, indispensável.
- Call to action: (ou chamada para ação) é o botão que conclui a conversão. Use cores e estilos chamativos.
Nome e e-mail são suficientes?
Depende. Em alguns casos, sim. Mas se você precisa de mais informações para melhorar ainda mais a qualidade dos conteúdos disparados, vá em frente.
Só não vale pedir informações pessoais como CPF e RG. 🙂
É sempre válido avaliar o estágio do funil de vendas em que o visitante se encontra. Por exemplo, se for uma landing page que oferece um teste grátis do seu produto ou ferramenta, então o seu visitante está próximo da decisão de compra.
Neste caso em específico e se necessário, é plausível solicitar dados pessoais como CPF e RG.
Clique aqui e conheça um exemplo de landing page.
Planejar é o verbo
Como toda estratégia, planejar é o verbo principal quando nos referimos à landing page. Desenvolva pautas específicas para cada página de aterrissagem criada.
Criar, testar, analisar
As ações em marketing digital partem de um caráter experimental, dependendo de análises. Por este motivo, é importante investir em testes A B. Ofereça conteúdos variados, entendendo os números e avaliando outras possibilidades.
O acompanhamento constante dos resultados é essencial. Não se esqueça!
Os principais dados a serem analisados são:
- Número de visitantes: quantas pessoas acessaram a landing page?
- Taxa de conversão: qual é a taxa de visitantes que se cadastraram?
- Número de leads: quantos visitantes se cadastraram?
- Canais de conversão: de onde os visitantes vieram?
A landing page no funil de vendas…
O funil de vendas é um recurso que visa acompanhar o seu potencial de cliente desde a descoberta à efetivação da compra
A landing page se encontra no meio-fundo do funil. Em geral, as pessoas que vão se interessar pelos conteúdos oferecidos nestas páginas já estão “meio caminho andado” no processo de descoberta.
Os leads que chegam através desta estratégia tendem a serem potenciais clientes para o seu negócio, porque eles já se interessam pelo que você tem a oferecer.
Como divulgar
Use os demais canais digitais em que a marca está presente para divulgar o link da landing page. Redes sociais e e-mail marketing são ótimos aliados nesse sentido.
Crie uma Pop Up no seu site com redirecionamento para a página de interesse!
Esperamos que o conteúdo seja útil para potencializar suas ações de marketing digital! 😉
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