Não sabemos a quanto tempo a pandemia está de acabar, mas com toda a certeza o Novo Coronavírus já mudou muito do que acreditávamos sobre marketing digital e empreendedorismo.
No meio de uma pandemia mundial, é praticamente impossível prever o futuro. Mas uma coisa é certa e já dá para afirmar: a internet, se antes era importante para os negócios, hoje se tornou uma das únicas alternativas para eles.
Num momento como esse, todos os negócios tendem a sofrer. Mas aqueles que baseiam suas estratégias unicamente fora da internet parecem se desgastar mais. Com o contato físico limitado, o mercado digital se torna um dos principais focos, se não a única solução para manter as vendas.
Para quem já tem a tão desejada maturidade no marketing digital e para quem está começando agora, uma coisa é fato: é preciso pensar diferente e olhar para o futuro.
O que o Coronavírus está fazendo com o marketing digital?
Como já dito, o marketing digital nunca foi tão cobiçado quanto agora. E por mais que pareça difícil, nesse momento, investir na presença digital, a internet é extremamente importante (e necessária) para manter o vínculo com os clientes e até atrair novos.
Ser presente digitalmente é, praticamente, uma necessidade
Se antes muita gente julgava insuficiente investir em marketing digital, com o Coronavírus essa realidade mudou. Conseguimos perceber que não importa o segmento: seu público está nas redes sociais.
Se a sua empresa já está nas principais redes sociais e plataformas, mas não tem uma boa atividade, isto é, não posta com frequência e não atualiza as informações, por exemplo, é o momento certo para dar mais atenção a isso.
Criar contas nas redes sociais e não mantê-las ativas é insuficiente; no modo digital, a constância importa muito. Em virtude da pandemia, muita gente está aumentando o seu nível de consumo de conteúdos digitais. Por isso é essencial se expor a esse público.
Humanização de marca: cliente que confia é cliente que permanece
Todas as pessoas estão sofrendo com a pandemia, em menos ou mais intensidade. Mas independentemente dos porquês, se conectar com os clientes de forma humanizada é um ponto ainda mais importante no marketing digital pós COVID-19.
O crescimento das lives e webinars
Como a sua marca está se posicionando? Pode não parecer, mas os consumidores mais atentos com certeza estão pensando nisso. Já que a principal necessidade é humanizar a marca, é preciso refletir sobre o que fazer para atingir tal objetivo.
Se você utiliza o instagram com frequência com certeza já percebeu que muita gente está aproveitando a quarentena para fazer lives. Esse é um dos caminhos para se conectar com o público, hoje e no pós-pandemia.
Marketing digital e Coronavírus: Necessidade de rápida adaptação
Compreender, analisar e adaptar são passos comuns no marketing digital. Com a pandemia, propor soluções baseadas nos novos hábitos de consumo passa a ser uma tarefa que exige ainda mais precisão.
As mudanças acontecem com maior velocidade e o marketing digital não pode ficar para trás. Adaptar-se rapidamente é preciso em tempos de Coronavírus e também após a pandemia.
Vivemos tempos incertos, onde há inúmeros questionamentos e as respostas, nem sempre, são compatíveis. Mas o que você está fazendo para minimizar os impactos do Coronavírus no presente e no futuro da sua empresa?
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão sobre empreendedorismo e marketing digital.