Sua Marca já surfa na onda do Snapchat?
Há um ano, o app tinha mais de 100 milhões de usuários ativos por dia;
sete meses depois, o número saltou para 6 bilhões de visualizações por dia!
Por Celso Forster
E aí caro leitor, tem usado o Snapchat? Quantas celebridades você segue? Tem usado os filtros para mesclar seu vídeo com a imagem de um cachorro ou gato, criando assim uma caricatura com movimento? E a sua marca? O seu cliente? Já fez alguma ação nessa plataforma? Ainda não? Bom, neste caso é melhor pensar (e agir) rápido. Afinal, muito provavelmente seu concorrente já deve estar um passo à sua frente.
Afinal, essa é a onda a ser surfada nas redes sociais, com uma atratividade gigantesca. Em maio passado, o cofundador e CEO do Snapchat, Evan Spiegel, revelou que a empresa tinha, então, mais de 100 milhões de usuários ativos por dia, sendo que mais de 65 milhões deles enviam fotos ou vídeos. No final do ano passado, sete meses depois, esse número saltou para 6 bilhões de visualizações por dia em todo o mundo. E, tenha certeza, esse número continua crescendo e assim seguirá por um bom tempo.
No campo das celebridades, grandes catalisadores do crescimento exponencial do Snapchat, alguns demoraram para aderir à ferramenta, mas não conseguiram ficar de fora.
Até o Padre Fábio de Melo é um dos aficionados pela ferramenta e a utiliza com grande desenvoltura, aproveitando sua principal essência, o imediatismo, e o fato de que os posts desaparecem em apenas um dia (24 horas antes de desaparecer). Através do Snapchat, o padre não tem medo de assumir o bom-humor e até fazer declarações com teor que possa gerar polêmicas, como o fez recentemente: “Por falar em Pequeno Príncipe, que molequinho chato. As pessoas mais pegajosas que eu encontrei na minha vida, adoravam as frases do Pequeno Príncipe”, disse, no Snapchat, sobre a obra de Antoine de Saint-Exupéry.
Claro, todos querem demarcar território nessa ferramenta de comunicação que fala diretamente com os millennials e, por que não, com as gerações um pouco mais velhas também. O desafio, porém, é entender como promover marcas em uma rede em que os posts somem em 24 horas. Ainda não existem certezas absolutas. O manual do sucesso garantido está para ser escrito.
Então, chega a hora de entregar um pouco do ouro e dividir algumas experiências e possibilidades de ativação no Snapchat:
– Cobrir o lançamento de um novo produto, transformando um evento que seria para poucos numa ação que chega a milhares de pessoas, e tudo isso ao vivo!
– Desenvolver pílulas sobre como usar ou melhorar o desempenho de produtos e serviços. Na prática, um tutorial em tempo real;
– E, por que não mostrar “ao vivo e em cores” os bastidores da gravação da sua nova campanha publicitária como as Havaianas fizeram através do Snapchat do blogueiro Hugo Gloss? Protagonistas, maquiagem, figurinos e rápidas entrevistas com os atores, diretor, maquiador e tudo que o público gostaria de ver.
– Por falar em celebridades, elas podem ser um excelente ponto de apoio para sua comunicação no Snapchat. De atletas a apresentadores, a ícones da música e cinema mundiais, os formadores de opinião já estão consolidando audiências fiéis, viralizando conteúdo e levando temas para além da plataforma;
– Aproveitando que os posts duram apenas 24 horas, fazer uma ação relâmpago de concessão de benefícios, bônus e brindes, incentivando a proximidade cotidiana do seu público-alvo;
E como tudo isso é medido? O analytics será a informação que você vai querer entender. Quantas pessoas foram alcançadas, quantos posts viram? E por quanto tempo? E o influenciador tem um importante papel na obtenção dessa informação.
Então? Vai querer ficar de fora e deixar seu concorrente nadar de braçada? Minha sugestão: não perca tempo e entre o quanto antes nas águas dessa revolucionária rede social. Teste, mensure, aprenda, se aperfeiçoe e seja feliz.
(*) Celso Forster é sócio e diretor de atendimento da BR Media Group