No mundo empresarial, firmar boas parcerias pode trazer diversas vantagens para ambos envolvidos
A resposta para muitas das questões que permeiam as empresas possivelmente seriam obtidas através de boas parcerias. Em meio à competitividade, dar suporte – e também se apoiar – em negócios semelhantes pode ser uma boa saída para atuar de forma eficiente no mercado.
Mas apesar das inegáveis vantagens de firmar parceria entre empresas, é importante ressaltar que essa ação é um novo desafio. E como tudo no mundo empresarial, requer planejamento e estratégia.
Se você quer firmar parcerias sólidas, é necessário considerar as questões que apontamos a seguir.
Em casa de ferreiro, espeto não pode ser de pau!
Aqui, o dito popular não pode fazer sentido. Ser você deseja desenvolver parcerias verdadeiramente sólidas, é necessário preparar a sua empesa, antes de qualquer coisa. Se os produtos, serviços e persona da sua empresa estão desorganizados, possivelmente as parcerias não serão prósperas.
É necessário identificar quais são as dores dos seus clientes – as que você consegue e que não consegue solucionar – para, assim, ir em busca de parcerias B2B.
Lembre-se: uma parceria só pode ser intitulada desta forma quando traz resultados para ambos envolvidos. E para dar certo, conhecimento é extremamente importante. Se você ainda tem muitas dúvidas sobre o seu perfil ideal de cliente, clique aqui e assista o vídeo da Thaísa sobre persona.
Atinja empresas de nichos correlatos
Bons parceiros são aqueles que têm personas semelhantes à sua. Assim, os interesses também serão semelhantes, o que vai gerar bons resultados para a parceria.
Se você é dono de um buffet, por exemplo, pode não fazer sentido ser parceiro de uma empresa de engenharia. Nesse caso, é mais adequado fazer parceria entre empresas do mesmo ramo, como fotógrafos, salões de beleza, etc, partindo do pressuposto de que quem está realizando um evento precisará desses outros serviços.
A grande vantagem de uma parceria entre empresas é realmente essa troca de público. Assim, todo mundo sai ganhando.
O que você tem para oferecer numa parceria entre empresas?
Exclusividade, condições especiais, troca de divulgação… uma parceria pode ter inúmeros objetivos! O que você está disposto a oferecer? E o que deseja receber do seu parceiro? Refletir sobre essas questões com toda certeza facilita a relação e evita frustrações.
Você quer ter prosperidade em suas parcerias?
Essa é a vontade de muita gente. Antes de ir para a prática, que tal aprender um pouco mais sobre empreendedorismo e marketing digital? Confira nossos últimos conteúdos.