De um lado, a equipe criativa. Do outro, a equipe comercial. Como uni-las?!
Falar de marketing e vendas é falar de uma relação de mutualismo. Para entender, retornemos aos conhecimentos de biologia.
Você deve se lembrar que, na natureza, há diversos tipos de relações – harmônicas e desarmônicas – que interferem diretamente na sobrevivência das espécies envolvidas.
Marketing e vendas: mutualismo obrigatório
No mutualismo obrigatório, as espécies em questão dependem, uma da outra, para sobreviver. Caso a relação seja rompida, ambas correm risco de vida. Portanto, para garantir a sobrevivência, determinadas espécies se associam e se protegem, mutuamente.
O exemplo parece exagerado, mas acredite: por aqui, isso não é diferente. É verdade que marketing e vendas, se não vivem uma relação obrigatória de mutualismo, não, necessariamente, morrem. Mas também não prosperam. Não crescem. Não produzem resultados.
Os problemas da separação
“O marketing gera poucas oportunidades!”, “O comercial não dá o suporte necessário para a qualificação dos leads!”, “O marketing entrega leads pouco maduros”… essas e outras falas são muito comuns por aí. Na prática, elas significam que ambas equipes não têm uma comunicação eficiente.
É preciso repensar a relação que existe entre Marketing e Vendas na sua empresa. Por mais que pareça intuitivo, todo o processo, da captação do lead à venda, depende de ambas as partes.
Lead gerado > Lead nutrido > Oportunidade > Abordagem
Precisamos lembrar que leads são pessoas. E pessoas têm diferentes comportamentos, seja pelo humor ou até pelo interesse no conteúdo oferecido. Com tantas influências e informações, é impossível considerar o funil de vendas de forma tão simplória.
O resultado de Marketing e Vendas pouco integrados não poderia ser outro: de um lado, a dificuldade para entregar leads quentes e, consequentemente, do outro, a dificuldade para fechar bons negócios.
Se a sua empresa está passando por isso, não se preocupe: preparamos dicas para você implementar agora mesmo.
3 dicas para unir Marketing e Vendas e ter bons resultados
Objetivos em comum
A prosperidade de uma boa estratégia começa na mentalidade! Por mais que exerçam atividades distintas, Marketing e Vendas devem ter objetivos em comum, já que vivem uma relação de mutualismo.
A comunicação é muito valiosa!
O primeiro passo para unir marketing e vendas é a comunicação. Veja um exemplo: o time de marketing cria e distribui um material rico que não está gerando bons leads. O comercial está recebendo oportunidades pouco segmentadas.
A solução para esse tipo de problema é a comunicação! Os feedbacks constantes são muito importantes! O processo depende de todas as engrenagens em perfeito estado para funcionar corretamente.
Utilização de plataformas de integração
Para garantir o estreitamento de processos, é necessário adotar plataformas que integrem ambas equipes.
O RD Station possui uma plataforma de marketing completa, além de um CRM próprio. A plataforma também se integra com os principais CRMs do mercado, facilitando a transmissão de informações e identificação de oportunidades.
Quer saber como funciona? Somos uma agência parceira da Resultados Digitais e somos certificados em Inbound Marketing! Converse com nossos consultores e saiba como a plataforma pode te ajudar.