Aprenda a utilizar a rede social que mais cresce em número de usuários a favor do seu negócio!
O Instagram é uma das mais importantes redes sociais para as marcas. As pessoas gostam de utilizar o #insta pata ver fotos e vídeos inspiradores. Mais do que em qualquer outra rede social, no Instagram a estética aliada ao conceito conseguem fazer dos seguidores verdadeiros fãs.
Dados recentes divulgados pela própria plataforma apontam para algo em torno de 45 milhões de brasileiros seguindo e interagindo com marcas e pessoas no Instagram. Basicamente as pessoas se expressam de três formas ao serem impactadas por conteúdos inspiradores.
- Quero estar aí
- Quero ter isso
- Quero comer isso
Dicas para extrair o máximo do Instagram
Imagens
Por ser uma rede social de fotos e vídeos, a qualidade das imagens deve é primordial para criar posts eficazes. Além de alta resolução, enquadramento, contraste, cores e composição a imagem também precisa instigar os seguidores de alguma forma. Seja emocionando, divertindo, ou questionando, as imagens precisam se destacar dentre as milhares de concorrentes pela atenção do seguidor.
O conteúdo visual também precisa estar alinhado aos conceitos e valores da marca. Pois da mesma forma que as pessoas estranhariam uma postagem não condizente com o perfil de um amigo, a estranheza é a mesma ao receber um conteúdo que não se alia aos valores da marca.
Vídeos
Responsáveis pela maior parte do engajamento não só no instagram mas em diversas redes, os vídeos são basicamente o novo texto. Assim como as imagens eles também precisam ser bonitos e interessantes. Para serem publicados no Insta os vídeos não podem ter mais de 1 minuto de duração. Nos stories, os vídeos devem ser ainda mais curtos, 15 segundos.
Nos dois casos é importante repassar uma série de coisas que fazem muita diferença na quantidade e qualidade das interações. Tópicos simples e que parecem óbvios mas que podem comprometer o sucesso de um post.
O vídeo tem foco? A maioria das câmeras principalmente de Smartfones, mesmo os mais simples, já possuem o recurso de autofoco. No entanto é fundamental garantir que tudo o que for importante no vídeo esteja bem visível.
Como está o áudio? Muita gente se esquece dessa parte. Em vídeos onde há um diálogo ou um monólogo, a captação do áudio deve ser limpa sem ruídos e/ou ecos que podem interferir na compreensão do que está sendo dito. Algumas câmeras possuem suporte a microfones, por isso, sempre que puder utilize!
Que tal utilizar legendas? Dependendo de onde a pessoa estiver não será possível visualizar o vídeo com áudio e por isso as legendas podem ser um recurso extra na hora de aumentar o número de visualizações.
A sua marca aparece? De maneira coerente com o tema do vídeo, sempre que possível exponha a sua marca, afinal de contas, quem não é visto não é lembrado, mas sempre com sutileza
Texto
Tão importante quanto o que se vê, também é necessário se preocupar com o que se vai lê no seu post ou perfil do Instagram.
BIO
A começar pelo seu perfil, tenha-o sempre atualizado com as informações de contato, localização e website mais recentes. Além disso na descrição da BIO use e abuse dos nossos queridos emojis ;). Além de melhorar a compreensão do texto eles podem ajudar a expressar melhor a ideia que se quer passar.
Legendas
Nas legendas procure ser sucinto. Mesmo em postagens que exigem um aprofundamento maior no assunto, escreva de maneira estratégica fazendo das primeiras linhas uma isca para que as pessoas cliquem em ver mais e possam ler tudo sobre o seu assunto. Pense em uma chamada, um questionamento ou em agregar o dia das pessoas com uma informação relevante. Mais uma vez não economize nos emojis, eles são nossos amigos 😉
#Hahstags
Use sempre com sabedoria. Pesquise por hashtags que tenham a ver com o assunto da sua publicação. Pode ser que por meio de uma hashtag muito utilizada, novos clientes e pessoa que se interessam pela sua marca cheguem até o seu perfil. Elas também servem para segmentar os seus assuntos, sendo assim, crie as suas próprias hahstags para facilitar na busca de seus conteúdos no Instagram. Uma outra dica é deixa-las para o fim do texto ou mesmo no primeiro campo de comentário da sua postagem, dessa forma a leitura do texto é priorizada e facilitada por não haver palavras com “#” e na cor azul no meio da sua legenda.
Enfim, o instagram é sem dúvidas uma rede social maravilhosa para as marcas interagirem com seus fãs e seguidores. Use e abuse de belas imagens, ótimos vídeos e textos bem escritos para conseguir ainda mais sucesso! O importante é ter um planejamento de Redes Sociais bem definido para que o seu público tenha sempre novidades fresquinhas e interessantes sobre a sua marca… <3