Subscribe for notification

Anúncios no Facebook: Principais Formatos

Os famosos posts patrocinados ou anúncios no facebook já são utilizados por milhares de páginas para diversas finalidades.

Seja para aumentar o número de curtidas, de impressões, cliques, visitas ao site ou mesmo à loja física, os anúncios no facebook podem funcionar muito bem, desde que sejam bem planejados e executados.

O que são?

Todo mundo já foi impactado por uma foto, um vídeo, um carrossel ou alguma outra dentre as diversas opções de anúncios que a plataforma de anúncios no facebook oferece. Isso acontece porque as marcas querem alcançar da maneira mais eficaz o seu público-alvo. Dependendo do objetivo da campanha um ou outro formato terá uma performance melhor, isto é, melhor relação custo benefício.

Com uma publicação patrocinada é possível alcançar pessoas que nunca ouviram falar da sua marca, mas que possuem as características principais da sua persona. Dessa maneira, no momento em que a campanha é criada o facebook permite a segmentação do público por localização, gênero, faixa etária, interesses, hábitos e até mesmo renda.

Por isso quando você visualizar uma publicação sinalizada com “patrocinado” tenha certeza de que você é parte de um público ideal para aquela marca.

Formatos

Com o passar dos anos o facebook cresceu e se tornou na potência que é hoje. Quem utilizava os posts patrocinados há apenas 2 anos atrás não teve à sua disposição a quantidade de formatos e opções de exibição para os anúncios que temos hoje.

E para acompanhar as constantes atualizações o facebook criou diversos formatos de anúncios para serem exibidos dentro do feed de notícias, na coluna à direita, no instagram, no messenger e até nos stories. E novos formatos ainda estão em desenvolvimento e logo devem chegar à ferramenta como é o caso das notificações patrocinadas. Em breve será possível pagar para aparecer em um dos recursos mais acessados pelos usuários, as famosas notificações, certamente a primeira coisa que checamos ao abrir o aplicativo ou logar no computador.

Imagens

O formato de anúncio com imagens é o mais tradicional. Pode ser exibido no feed de notícias, Instagram e coluna à direita. Recentemente o facebook for business liberou a opção de utilizar uma imagem diferente para ser exibida no instagram. Dessa forma um mesmo anúncio pode ter uma aparência no facebook e outra no Instagram. Uma dica importante sobre as imagens é que os 20% de texto jamais devem ser ultrapassados!

Vídeos

Os vídeos para anúncios podem ser usados tanto como publicações como nos stories. No entanto se você quer um vídeo patrocinado no Instagram, ele não pode ter mais de 1 minuto. Já para veicular o anúncio nos stories, o formato precisa ser vertical. E para que seu vídeo seja exibido durante a reprodução de outros vídeos (como no youtube) ele não pode ter mais de 15 segundos.

Carrossel

Os anúncios em carrossel são aquele que possibilitam a inserção de várias fotos em formato quadrado e que são exibidas lado a lado em um mesmo post. Com esse formato é possível expor vários produtos e/ou características da sua marca de uma vez só. Além disso é possível linkar as imagens ao seu site ou página. Os carroseis também podem ser exibidos no Instagram.

Canvas

O formato em canvas foi especialmente criado para os dispositivos mobile. Os smartphones e tablets representam mais de 70% dos acessos ao Facebook e por isso receberam esta atenção especial. Com esse formato é possível criar um “mini site” adicionando imagens, vídeos, textos e botões com chamadas para ação. Esse formato é muito utilizado pelas grandes marcas para proporcionar uma imersão maior ao usuário e exibir de uma maneira única as caraterísticas do produto ou serviço.

PostLinks

E aquele famoso post que direciona os usuários para um site externo ou aplicativo. Também permite a utilização de uma imagem personalizada e criação de um texto descritivo. Para melhor mensuração deste tipo de anúncio é recomendável a utilização de um pixel de conversão.

Anunciar no facebook é um ótimo recurso para as micro e pequenas empresas pela diversidade de formatos, possibilidade de segmentação dos públicos e principalmente baixo custo. O principal é saber selecionar bem o público, pensar uma estratégia que gere engajamento e seja interessante para quem vai ser impactado. Para uma campanha criativa e eficaz conte com a RG. Desenvolvemos pequenos negócios no ambiente digital e somos especialistas em anúncios no facebook.

RGdigital:
Posts relacionados