Você com certeza já se deparou com anúncios na plataforma do Youtube. Além do formato mais conhecido, que aparece antes ou durante os vídeos reproduzidos, é possível explorar outros formatos, como o display lateral e o impulsionamento de vídeos recomendados. A campanha de Youtube Ads faz sentido para você que deseja diversificar seus anúncios.
A título de curiosidade, vale dizer que é o sistema de anúncios que remunera os criadores da plataforma. Os youtubers que autorizam a exibição de anúncios em seus vídeos passam a ser remunerados de acordo com os resultados da campanha.
Por exemplo: se um anúncio de vídeo for assistido pelo usuário até o final, o criador vai faturar mais.
Mas é claro que, para obter boas métricas com uma campanha de Youtube Ads, o anúncio oferecido deve fazer sentido para a audiência daquele criador. E essa assertividade é obtida através de segmentações adequadas.
Nós já produzimos um artigo completo sobre Como anunciar no Youtube Ads. Hoje, vamos te contar qual é o passo a passo básico para “colocar a mão na massa” e garantir bons resultados com os plays da plataforma.
Vamos lá?
1) Tenha uma conta no Google Ads
O Youtube é um produto da empresa Google, logo toda a gestão de anúncios na plataforma é feita diretamente pelo Google Ads. Para veicular na plataforma, basta criar uma campanha de vídeo.
Acesse o menu de navegação da conta do Google Ads e faça o processo para conectar-se à conta do Youtube. Este é o primeiro passo para integrar os canais e dar start na criação das campanhas.
2) Campanha de Youtube Ads: faça as configurações da conta
Chegou a hora de definir os orçamentos de campanha! Você pode iniciar com um investimento menor, a fim de fazer testes e se acostumar com o formato, e ir aumentando gradativamente conforme os resultados chegam.
Geralmente, os anúncios de reconhecimento de marca, alcance e visualização de vídeo possuem um custo menor; enquanto os que incentivam cliques em links consomem mais verba.
Entenda que toda ação que tira o usuário de uma rede social (como um link externo, por exemplo) tem um peso maior para a plataforma. Afinal, elas querem manter os internautas por mais tempo possível engajando e consumindo os conteúdos.
Sendo assim, escolha os formatos que mais se enquadram na sua expectativa de investimento.
3) Carregue o vídeo da sua campanha
Optou por exibir sua ação em vídeo? Então é necessário fazer upload do conteúdo na própria plataforma do Youtube.
4) Faça as configurações
Uma boa configuração é o pulmão de uma estratégia de resultados. Todo anúncio tem (ou pelo menos deveria ter) um objetivo e um público-alvo. As configurações são o ambiente para ajustar informações e, inclusive, personalizar a exibição do anúncio conforme os objetivos da sua empresa.
Exibição por dispositivo
Você pode optar por exibir seus anúncios em todos os dispositivos (computadores, celulares e tablets) ou apenas em um deles. Esse tipo de decisão deve levar em conta qual formato a sua persona prefere.
Idade, gênero, interesses e mais
Quanto mais específico for o público desejado, maior é a probabilidade de ter bons resultados com as campanhas. Mas se a proposta é apenas de reconhecimento, onde você deseja obter maior exposição de marca, públicos mais amplos talvez façam mais sentido.
Agora que você já conhece o passo a passo para criar campanhas no Youtube Ads, chegou a hora de fazer testes e adquirir maturidade para ter resultados expressivos daqui para frente.
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