Messy Middle é um conceito do Google e se propõe a entender o meio da jornada de busca do usuário, ou seja, o estágio entre os gatilhos e as decisões de consumo.
Mas, por que isso é relevante?
Bem, porque esse é o momento mais difícil da jornada, marcado por altos e baixos.
Logo, é importante estudá-lo para saber como minimizar a perda de clientes e melhorar os resultados nesta etapa do processo.
Venha entender mais sobre o assunto!
Os micro momentos do Google
Antes de tudo, vejamos um pouco sobre o conceito de micro momentos, divulgado também pelo Google.
Ele refere-se a momentos em que o usuário utiliza o buscador para saber como chegar a uma página, para fazer alguma coisa ou ainda para comprar algo.
Segundo o Google, para fazer parte desses momentos do potencial cliente, sua empresa deve focar na produção de conteúdo de valor.
E, para isso, deveria considerar a jornada de compra e suas fases: descoberta, consideração da solução e decisão.
Contudo, posteriormente, o próprio Google apresentou, por meio de um estudo, um novo conceito que trazia uma abordagem mais correta para analisar o comportamento do usuário durante uma pesquisa.
Messy Middle: por que o meio é confuso?
O The Messy Middle ou “o meio bagunçado” em português, é um modelo da jornada de compra, realizado através desse estudo que acabamos de mencionar.
No gráfico abaixo, é possível visualizar o trajeto percorrido pelo usuário para encontrar o que está pesquisando:
Na jornada representada, o início se dá a partir dos gatilhos encontrados em meio à exposição dos resultados da ferramenta de busca.
Após interagir com os gatilhos que o looping começa, levando o usuário a uma etapa de exploração e avaliação, sem necessariamente levar direto para a conversão.
Isso porque nem todos os consumidores que entram em sua jornada de compra fecham negócio.
É nesse ponto que fica o meio confuso, isto é, o meio do caminho, um lugar complexo entre gatilhos e compra, no qual os consumidores são conquistados e perdidos.
Também é nessa “confusão” que as pessoas buscam informações sobre marcas e produtos e, depois acabam pesando todas as opções.
As fases do Messy Middle, intenções de busca e melhores conteúdos
Agora, conheça alguns detalhes sobre as duas fases do Messy Middle:
Exploração:
Em geral, esta etapa é informacional. Portanto, os formatos de conteúdo que mais funcionam para atrair o usuário são: artigos, infográficos, e-books, tutoriais, fluxogramas, FAQ, etc.
Avaliação:
Já a fase de avaliação desperta o lado mais racional do comprador e requer conteúdos que abordem um determinado produto ou serviço, como por exemplo: páginas de avaliações, comparações e reviews, páginas de categorias e listagens e páginas de produtos.
Fatores que influenciam a decisão de compra:
De acordo com a pesquisa feita pelo Google, diversos vieses cognitivos definem o comportamento de compra e influenciam a escolha de um produto nesse looping de exploração e avaliação do Messy Middle.
Nesse sentido, existem 6 principais fatores comportamentais que podem influenciar o consumidor na hora da compra:
- Análises heurísticas: Descrições curtas de especificações-chave dos produtos podem simplificar as decisões de compra.
- O poder do agora: Quanto mais tempo a pessoa espera por um produto, mais fraca se torna a proposta.
- Confirmação social: Recomendações, depoimentos e comentários de outros acerca do produto podem ser bastante persuasivos.
- Viés de escassez: Quanto menor a disponibilidade de um produto, mais desejável ele se torna.
- Autoridade: O consumidor pode comprar o seu produto ou até mesmo trocar de marca se for convencido por um especialista ou por uma fonte confiável.
- O poder do gratuito: Ofereça algo grátis junto de uma compra para motivar o potencial cliente a fechar negócio.
Como utilizar o Messy Middle para aumentar as vendas?
Embora pareça complicado, o Messy Middle, fornece ao usuário não só informações, mas também a confiança necessária para a tomada de decisão de compra.
Sendo assim, como usar o conceito para melhorar os resultados de marketing digital da sua empresa?
A seguir, alguns insights:
- Construa uma presença digital forte para posicionar sua marca, produtos e serviços na mente dos consumidores para que eles se lembrem de você na etapa de exploração.
- Reduza o espaço entre o gatilho e a compra, para que os seus clientes, tantos os fiéis, quanto os potenciais, fiquem menos tempo expostos aos concorrentes.
- Utilize os fatores cognitivos mencionados anteriormente para tornar a sua proposta atraente aos compradores que estão avaliando as opções de compra.
- Faça otimizações de SEO em suas páginas, vinculando conteúdos do formato informacional às páginas do produto.
Por fim, aproveitar o Messy MIddle para entender melhor o comportamento de compra do cliente é uma grande vantagem competitiva.
Afinal, como vimos, as pessoas tomam decisões de forma cada vez confusa e nada lineares. Mas, conhecendo um pouco sobre esse processo, você pode traçar estratégias de marketing mais eficazes para conquistar clientes.
E já que o assunto abordado neste conteúdo está relacionado ao Google, aproveite e conheça as principais ferramentas que o buscador oferece para alavancar suas táticas de marketing.
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