Do que adianta você ter a loja mais bonita da sua cidade sendo que ninguém faz uma visita? Gerar tráfego com Facebook ads pode ser o diferencial que sua empresa precisa para decolar no mercado digital.
Muitos empreendedores se preocupam com tudo, ter o melhor site, os melhores produtos, o melhor atendimento, mas se esquecem de um pilar muito importante para qualquer negócio: atrair gente para comprar.
Há 10, 20, 30 anos atrás atrair novos clientes estava muito vinculado a gastar muito com propagandas na televisão, outdoors e panfletos. Mas hoje, com a internet, é possível anunciar de forma muito mais barata e assertiva através de ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Taboola, etc.
Neste post vou te falar sobre como você pode gerar tráfego com Facebook Ads para seu negócio. Vamos lá?!
Tráfego com Facebook Ads: uma das ferramentas campeãs de vendas da internet!
Quantas pessoas você conhece que têm perfis em Facebook ou Instagram? Dá pra contar nos dedos quantas pessoas conhecidas que NÃO estão nessas redes.
Atualmente, praticamente todo mundo está em pelo menos uma dessas redes, tornando-as ótimas mídias para anunciar e gerar resultados para o seu negócio.
Talvez você não saiba, mas o Face e o Insta possuem o mesmo dono e por isso você cria anúncios para as duas mídias sociais no Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads.
Os princípios que você deve seguir para gerar tráfego com Facebook Ads!
Como tudo no marketing digital, anunciar no Facebook Ads não é uma atividade com fórmula definida. Mas há alguns princípios essenciais para quem deseja investir na plataforma.
1) Você deve conhecer seu cliente ideal mais do que ele próprio!
Não é só no tráfego pago! Entender exatamente quem é a sua persona fará com que todas as suas ações de marketing tenham muito mais sucesso. Você precisa conhecer bem os seus perfis de cliente para, assim, veicular campanhas mais assertivas.
É importante que você tenha as respostas para os seguintes dados:
Dados demográficos
- Qual é o gênero do seu cliente ideal?
- Quantos anos ele tem?
- Quanto ele ganha por mês?
- Qual é o cargo ocupado por ele?
- Qual é o seu nível de educação?
- Qual é a sua orientação sexual?
Desejos e medos
- Quais são os desejos conscientes da sua persona? (O que ela quer, sabe que quer e diz a si mesmo que deve querer?)
- Quais são os desejos inconscientes da sua persona? Algo tão profundo, que ela quer tanto que não consegue assumir nem para os seus melhores amigos, ou até para si mesmo? (Emoções reprimidas: orgulho, luxúria, preguiça, inveja, gula, raiva, ganância).
- Quais são os principais problemas da sua persona?
- O que assusta a sua persona sobre esse problema específico? Quais são suas maiores preocupações? Liste 5 coisas que a apavoram.
- Quais são as crenças enraizadas na mente da sua persona sobre esse assunto específico?
- O que humilha a sua persona?
- Quem a sua persona culpa sobre seus problemas? Quem são seus inimigos? Sobre o que ela sente culpa?
- Que soluções comuns sua persona usa para tentar resolver seus problemas? E quais são as desvantagens delas? Liste todas!
2) Você deve saber o que é um funil de públicos!
Quando falamos de gerar tráfego com facebook ads, principalmente quando estamos começando, anunciamos para todos os públicos. Por isso é fundamental você saber o que é um funil básico de públicos. Ele divide-se em 5 etapas básicas:
- Descoberta: O seu prospect descobre que possui um problema ou identifica uma oportunidade.
- Reconhecimento: A dor do seu prospect está clara e ele vai procurar resolver o problema em questão.
- Consideração: Após identificar o problema, ele começa a avaliar as possíveis soluções.
- Compra: Após comparar as soluções do problema, ele decide contratar/comprar o serviço/produto. Nesta etapa você dever ser bem agressivo para efetuar a venda. Apresente as vantagens e diferenciais do seu produto/serviço.
- Retenção do Cliente: Manter um cliente é muito mais fácil e barato do que conquistar um novo. Por isso tenha um ótimo pós-venda para garantir a satisfação dos seus compradores.
É um método bastante similar ao funil de vendas que a Thaísa já explicou neste vídeo:
3) Você precisa ter campanhas para cada etapa do funil!
Nas suas compras pela internet, você compra de quem você já conhece ou de pessoas que nunca viu na vida? Tenho 99% de certeza que você compra de quem você já teve contato em alguma oportunidade. Estou certo?
Justamente por isso você vai precisar de campanhas para gerar Descoberta, Reconhecimento, Consideração e Conversões.
4) Você precisa respeitar o estágio que seu Pixel se encontra e entender qual será a melhor campanha
O pixel do Facebook é uma poderosa ferramenta de análise de resultados e otimização de campanhas. Com ele você consegue mensurar quase todas as ações que seu público realiza a partir dos anúncios.
O estágio que seu pixel se encontra hoje vai influenciar muito no sucesso ou insucesso da sua campanha. Basicamente, ele precisa de pelo menos 50 eventos nos últimos 28 dias para começar a otimizar suas campanhas de acordo com o objetivo escolhido.
Por exemplo, no caso de um ecommerce:
- Se você não tem 50 eventos de compras nos últimos 28 dias, prefira otimizar sua campanha para um evento que já possui esses 50 eventos (Initiate de Checkout, Adição ao Carrinho, etc.)
Desta maneira você vai levar mais dados e inteligência ao seu pixel para o Facebook rodar as campanhas e trazer mais resultados.
5) Teste, teste, teste… E quando achar que já testou de tudo, teste mais!
Você está sempre a um teste de dobrar seus resultados. Então esteja sempre testando novos criativos e públicos.
Os criativos que costumam trazer bons resultados que você deve testar, são:
- Carrossel de Produtos;
- Foto muito profissional;
- Foto mais caseira;
- Imagem com fundo branco;
- Coleção;
- Anúncio em Vídeo.
Faça todos os testes possíveis e identifique “padrões” que tragam resultados em suas campanhas e replique-os em oportunidades futuras.
Agora que você já sabe o que precisa para dar start em campanhas promissoras no Facebook Ads, entenda mais sobre a ferramenta e seus objetivos.
Objetivos de campanha que você deve conhecer
Reconhecimento de Marca: Mostre seus anúncios a pessoas com maior probabilidade de lembrar deles.
Alcance: Mostre seus anúncios ao máximo número de pessoas.
Tráfego: Envie as pessoas para um destino, como um site, aplicativo, evento do Facebook ou conversa do Messenger/Whatsapp.
Engajamento: Obtenha mais curtidas na Página, respostas a eventos ou reações a publicações, comentários ou compartilhamentos.
Instalação do Aplicativo: Mostre seu anúncio para as pessoas com mais probabilidade de baixar e se engajar com seu aplicativo.
Visualizações de Vídeo: Mostre às pessoas anúncios de vídeo.
Geração de Cadastros: Adquira cadastros para o seu negócio ou marca.
Mensagens: Mostre às pessoas anúncios que permitam que elas se engajem com você no Messenger, WhatsApp ou Instagram Direct.
Conversões: Mostre seus anúncios a pessoas com maior probabilidade de executar ações valiosas, como fazer uma compra ou adicionar informações de pagamento, no seu site, aplicativo ou no Messenger.
Vendas do Catálogo: Use seu público-alvo para mostrar às pessoas anúncios com itens do seu catálogo.
Tráfego para o Estabelecimento: Use seu público-alvo para mostrar às pessoas anúncios com itens do seu catálogo.
Aqui na RG Digital os objetivos que temos os melhores resultados são: Alcance, Tráfego, Mensagens, Visualização de Vídeo, Geração de Cadastro, Conversões e Vendas do Catálogo.
Lembrando que tráfego com facebook ads é sempre teste. O que dá certo para nós e para os nossos clientes pode não gerar resultados expressivos para você.
Os tipos de públicos que você deve anunciar
Basicamente há três grupos de públicos que você pode anunciar. São eles:
- Públicos Personalizados: são uma opção de segmentação do próprio Facebook que permite que você anuncie para sua lista de e-mails, telefone, visitantes do site, pessoas que se envolveram com seu Instagram, pessoas que mandaram mensagens, etc. Esse tipo de público é muito poderoso e costuma trazer bons resultados.
- Públicos Semelhantes: mais conhecidos como lookalikes, os públicos semelhantes têm como objetivo alcançar novas pessoas propensas a se interessar pela sua empresa por serem semelhantes aos seus melhores públicos personalizados existentes.
- Públicos de Interesse: os públicos de interesses são frequentemente utilizados por quem está começando a anunciar no Facebook Ads e também para quem deseja trazer escala para as campanhas. Se trata, basicamente, de adicionar interesses que façam sentido para a sua persona. É muito difícil encontrar um bom público de interesse, mas quando você encontra, é:
Faça campanhas que tenham esses 3 tipos de públicos. É claro, se você tiver começando, com certeza não terá tantos dados para rodar anúncios de públicos personalizados e semelhantes, mas na medida que for crescendo é muito importante anunciar para eles.
Os criativos que você deve apostar para Gerar Tráfego com Facebook ads
Um criativo é o conjunto de informações que compõem um anúncio, como textos, imagens e botões. Como dito nos princípios do tráfego, você precisa testar em seu negócio qual fará mais sentido para sua conta e para qual etapa do funil de públicos seu cliente está.
Nas campanhas de conversão que fazemos aqui na RG, costumamos obter ótimos resultados com:
- Vídeos dos Produtos (Convidando para o Site)
- Carrosséis de Produtos (Com ou sem Preço);
- Foto Profissional de Produtos (Com ou sem Preço);
Bom, se você chegou até aqui, com toda certeza já tem mais conhecimento para criar boas campanhas no Facebook Ads. Boa sorte!
Ficou com alguma dúvida? Me mande uma mensagem pelo Instagram @agenciargdigital e tire sua dúvida!