Conseguir tráfego no Google ads tem se tornado um desafio cada vez maior. Não somente no Google Ads, atrair gente para o seu site ou e-commerce está cada vez mais difícil. Mas por que? Por causa da boa e velha lei de oferta e procura.
São cerca de 930 mil e-commerce e mais de 10 milhões de sites publicados somente no Brasil, ou melhor, com domínios terminados em .br.
Então a disputa por espaço na primeira página do Google tem sido ferrenha. Sobretudo nos últimos anos onde o Google tem criado cada vez mais espaço para vídeos do youtube e menos espaço para links de site.
Isso porque a plataforma recentemente começou a indexar vídeos, ou seja, o Google, graças ao boom das pesquisas por voz, agora consegue identificar palavras-chave que são ditas dentro de vídeos e em breve isso irá se expandir para podcasts também. Mas isso é assunto para outro artigo né?
Voltando ao tráfego é importante começar por um conceito simples:
Tráfego pago x Tráfego Orgânico
Se você já atua com marketing digital e possui um site ou e-commerce e principalmente, um google analytics instalado e configurado, sabe bem a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico.
Mas não podemos seguir adiante e falar de tráfego no google ads, sem antes explicarmos que:
- Tráfego Pago: são os acessos que chegam ao seu site ou loja virtual provenientes de anúncios em Google, Facebook, Portais ou demais plataformas de anúncios online. De maneira geral é o tráfego que você obtém investindo, ou seja, comprando espaços publicitários para veicular um anúncio.
- Tráfego Orgânico: se refere aos acessos obtidos sem a necessidade de investimento em mídia. Em sua maioria estarão aqui as visitas obtidas por meio de buscas no Google onde seu site aparece de maneira orgânica na página de resultado de buscas.
Qual deles é melhor? Depende do momento de compra, ou melhor, em que etapa do funil de vendas está o visitante.
Pode ser que você consiga muito tráfego orgânico, mas se sua página de destino não oferecer o que o usuário procura ele logo fechará e sairá em seguida, isso faz com que sua taxa de rejeição aumente.
Isso influencia diretamente na reputação do seu site/loja e pode até prejudicar suas campanhas no google ads. Por isso uma coisa que sempre dizemos é que tráfego pago e tráfego orgânico são irmãos gêmeos de mães diferentes.
Como o Google Ads funciona?
Falando de Google Ads em si, temos um artigo super completo que fala exatamente sobre como anunciar no Google Ads? A leitura é quase obrigatória.
Mas dá para fazer um breve resumo aqui e explicar como o Google Ads funciona. O formato mais tradicional da plataforma é o Search e funciona da mesma forma que as buscas orgânicas.
O usuário faz uma busca e logo surgem os resultados, neste caso os resultados pagos. Antigamente chamados de Links Patrocinados.
Ao ver o anúncio o usuário pode decidir clicar e visitar a página. É neste momento que o Google ganha dinheiro, quando a pessoa clica no anúncio. Se o ad for bom e a página de destino convincente o anunciante pode ter conseguido um cliente e todo mundo sai ganhando.
É focado neste propósito de oferecer a melhor experiência ao usuário que o Google desenvolveu toda a robusta plataforma de anúncios que existe hoje. Então o que antes eram apenas os links patrocinados, agora se estende ao Youtube e sites parceiros com os formatos de anúncios em vídeo, imagem e gifs.
Nestes outros formatos você pode, mas não estará limitado apenas à escolha de palavras-chave, já que a Inteligência artificial do Google mapeou inúmeros perfis de consumo para que anunciantes possam segmentar melhor o público em suas campanhas.
O Tráfego no Google ads é mais qualificado?
Há quem diga que sim, eu particularmente por trabalhar com Google ads desde 2014, concordo.
Isso porque, especialmente nos anúncios de texto, nas campanhas de search, é possível impactar o público ideal no momento exato de compra.
Por isso gerar tráfego no google ads é essencial para manter seu funil de vendas saudável.
A plataforma de anúncios do Google é uma das mais antigas na web. Talvez por ter começado cedo e acumulado anos e anos de dados sobre todos nós, o Google ads consegue identificar padrões de comportamento que dão todas as pistas a respeito de possíveis clientes.
Por exemplo, para concessionárias e montadoras, a plataforma oferece estudos personalizados que conseguem prever quando alguém irá comprar um carro novo ou trocar de veículo.
Como eles fazem isso? “Observando” as pesquisas que aqueles usuários fazem em um determinado período de tempo.
Pense bem, comprar um veículo é algo complexo e depende de vários fatores. Então a pessoa que está neste momento de compra, vai certamente, recorrer ao doutor sabe tudo para saber sobre taxas de juros, condições de financiamento, marcas e modelos, consumo de combustível e etc.
5 passos para gerar mais tráfego no Google Ads
Mas se você veio a este artigo para saber como gerar mais tráfego no google ads, não se desanime, pois é sobre isso que vamos falar a seguir.
Siga estes 5 passos que preparamos e consiga mais tráfego no google ads.
1 – Revise/Crie sua Persona
Achou que o primeiro passo seria abrir o Google ads e fuçar na ferramenta? Errou!
O primeiro passo para gerar tráfego no google ads é revisar a sua persona. Se você ainda não sabe o que é persona pode ler tudo a respeito neste outro artigo aqui: O que é persona e como definir a sua?
Rever ou criar um personagem que irá representar o seu perfil de cliente ideal irá nortear toda a estratégia por trás das campanhas de tráfego no google ads. Isso porque você vai mapear as dores e temores do seu público. A partir disso poderá supor como ele ou ela irá buscar a solução no Google e só isso já é meio caminho andado.
2 – Mapeie seu Funil de Vendas
Você se lembra do exemplo do cara que quer comprar um carro que falamos acima? Pois é, só sabemos que ele está no momento de compra por causa do funil de vendas.
Sobre funil de vendas a Thaísa explica tudo aqui.
Entendeu? Precisamos somar o momento de compra às dores da persona para construir uma estratégia poderosa que vai encontrar seus clientes no momento crucial.
O funil de vendas vai inclusive ajudar a definir qual a página de destino ideal para aquela campanha de tráfego no google ads.
Por exemplo, se sua persona ainda está no topo de funil, nada de falar sobre venda, preço, frete ou condições. Nesta fase sua persona nem sabe o que quer comprar então se você manda ela direto para uma página com seu produto/serviço preço e botão para comprar, nada feito.
Então mapeie e estruture sua campanha de tráfego no google ads de acordo com o funil de vendas
3 – Escolha poucas e boas palavras-chave
Naquele outro artigo sobre como anunciar no Google ads eu vou mais a fundo neste tema. Mais uma verdade absoluta sobre palavras-chave é que elas são como filhos. Filho dá trabalho. Sobretudo nos 3 primeiros meses de vida.
Então, se você escolher ter muitas palavras-chave, saiba que terá muito trabalho para acompanhar e otimizar sua campanha de tráfego no google ads, especialmente nos 3 primeiros meses, que é o período mínimo de maturação de qualquer campanha por lá.
Se não pode ser muitas, então quantas? Entre 10 e 20, no máximo. O mais importante aqui não é a quantidade e sim a qualidade destes termos de busca. Isso porque como disse antes, o Google é muito inteligente e ele próprio começa a associar seus termos a palavras-chave que você nem havia mapeado.
Seu trabalho então será acompanhar os termos de busca que estão indo melhor, observar quais não estão bons e avaliar os termos sugeridos pelo google, que por algum motivo, exibiram seus anúncios quando alguém buscou.
4 – Avalie e otimize seu site
E o site, vai bem? Carregando rápido, tá bonitão com imagens, vídeos, texto bem escrito. Show de bola.
Se você não deu check em nenhuma das opções acima, bora por a mão na massa.
No ano passado o Google lançou as Core Web Vitals. Basicamente novas diretrizes que estão sendo consideradas para avaliar a qualidade dos sites. Temos um artigo em que falamos sobre elas bem aqui: core web vitals, por que investir em experiência de usuário?
A vantagem é que agora com este novo jeito de avaliar os sites o Google também disponibiliza um relatório que ajuda os desenvolvedores mostrando exatamente o que melhorar.
Além de toda essa questão técnica é tão ou mais importante que a página de destino faça sentido para o usuário e tenha relação direta com o anúncio. Isso aumenta a qualidade do seu anúncio, diminui o custo por clique (CPC) e por consequência irá aumentar a taxa de cliques (CTR).
Se quiser se aprofundar sobre Métricas do Marketing Digital temos estes 2 artigos super legais:
Métricas do Google Analytics para Iniciantes
5 – Acompanhe e otimize suas campanhas
De nada adianta criar as campanhas com estratégia, escolher lindas palavras-chave, caprichar na copy e deixar tudo esquecido no churrasco.
É essencial um acompanhamento diário das campanhas. Mas nada de neura, também é bom dar espaço para elas respirarem.
Se seu objetivo é gerar tráfego no google ads precisa estar sempre ligado(a) nestes quesitos:
- CPC – Fique de olho no custo por clique e avalie a oscilação de valores. É claro que este custo varia de acordo com segmento de mercado, concorrência pela palavra-chave e sazonalidade.
- CTR – Esta é considerada por muitos como a taxa mais importante do Google ads. Basicamente é a taxa de cliques que o anúncio recebe. Pega-se o número de pessoas alcançadas e divide-se pela quantidade de cliques recebidos. A partir de 4% é bom, mas sempre dá para melhorar. Dobre a meta.
- Índice de Qualidade – O Google ads dá uma nota de 0 a 10 para suas palavrinhas. Essa nota se baseia na relevância da palavra-chave com seu anúncio e página de destino. Palavra boa e nota baixa? Observe se ela aparece no texto do anúncio e na página de destino, se não basta corrigir assim. Considere palavras com notas abaixo de 7 ruins. 7 e 8 valem a pena observar um pouco mais. 9 e 10 é ourooo!
Como mensurar o tráfego do Google ads
Pronto! Tudo feito e otimizado para gerar mais tráfego no google ads. Fim, certo? Só que não!
Agora é a hora da verdade. Hora de saber se sua estratégia está funcionando. Você observar a performance das campanhas no próprio Google ads. Lá você vai ver quantas pessoas foram alcançadas, quantas impressões os anúncios tiveram e quantos cliques receberam
Mas isso não está totalmente certo porque entre o clique no anúncio e a visita no site existe um abismo chamado conexão à internet no Brasil. Se a pessoa está no 4g a realidade é uma se está Wifi, é outra. Mas se seu site está em dia com as Core Web Vitals você se safa desta variável.
Por isso, o Google Analytics é a ferramenta mais adequada para mensurar o tráfego do Google ads e de outros canais. Por lá você poderá ver quantas visitas realmente aconteceram. Quantos daqueles cliques na campanha de tráfego no google ads viraram visitas reais? Quais palavras geraram mais tráfego? E quais geraram mais vendas?
Tudo isso está lá graças à integração nativa das duas soluções do Google que você pode fazer em apenas alguns cliques estando logado na mesma conta de acesso a ambas.
Espero que tenha gostado deste conteúdo e que suas campanhas de tráfego no google ads decolem a partir de hoje. Aproveite para se inscrever e receber toda semana em seu e-mail novidades sobre Google Ads, Facebook Ads, E-mail Marketing, SEO e Inbound Marketing.