Você já definiu as metas de marketing 2023? Está na hora de se preparar e pensar em novas possibilidades de expandir o seu negócio e garantir um ano promissor.
Quem já trabalha com metas e foco em resultado, certamente sabe como é difícil alcançar os objetivos traçados quando não existe um planejamento bem estruturado. Em outras palavras, você dificilmente chegará a algum lugar se não souber aonde quer chegar.
Portanto, para ter sucesso nessa nova jornada, é indispensável determinar metas que façam sentido para o seu negócio.
Quer saber como desenhar as metas certas para o crescimento da empresa?
Então confira o artigo!
Dicas para estabelecer as metas de marketing para 2023
Antes de tudo, precisamos dizer que não adianta elaborar um plano estratégico de marketing para sua empresa e não segui-lo.
Muitos gestores acabam frustrados justamente por não conseguirem tirar o planejamento do papel. Nesse contexto, para facilitar o processo e aumentar as chances de atingir suas metas de marketing 2023, é fundamental:
- ser específico;
- fixar metas mensuráveis;
- definir objetivos atingíveis;
- ser realista.
Seja específico
Sendo específico, você terá clareza sobre diversos aspectos importantes para o sucesso das vendas do seu produto ou serviço. Afinal, você já terá determinado o público, as personas, os canais e as táticas de venda.
Defina objetivos mensuráveis
Não se esqueça de monitorar as metas tanto qualitativamente quanto quantitativamente, dependendo da métrica. Para isso, vale usar alguma ferramenta de marketing ou até mesmo fazer de forma manual.
Desenhe metas atingíveis
Os objetivos de marketing para sua empresa em 2023 podem até ser desafiadores, desde que não sejam impossíveis de serem alcançadas. Há uma prática que ajuda muito nesse sentido: definir um cronograma com prazos para atingir as metas de marketing 2023.
Seja realista
Na hora de planejar as ações de marketing de 2023, leve em consideração o momento atual pelo qual a empresa está passando e lembre-se de definir os objetivos com base na realidade do negócio.
3 exemplos de metas de marketing 2023 específicas e mensuráveis:
1. Melhorar a reputação da empresa
Para construir uma imagem positiva dobre a marca, é necessário entender quais pontos os clientes valorizam, criando uma cultura que os façam sentirem-se respeitados.
Também é possível melhorar a reputação da empresa ensinando os clientes a usarem seus produtos e serviços da maneira correta. Além disso, você também pode acompanhar as metas das campanhas focadas em relacionamento como, por exemplo, o nível de satisfação do consumidor, o engajamento nas redes sociais, entre outros.
2. Oferecer um produto/ serviço que corresponde à expectativa do cliente
Nesse sentido, seu planejamento de marketing precisa fornecer exatamente o produto ou serviço que, apesar de estar em falta no mercado, é muito requisitado pelos clientes.
Faça algumas análises para saber o que está faltando e encontrar oportunidades de agregar valor ao cliente através de uma demanda do mercado.
3. Fortificar os recursos financeiros da empresa
Para ajudar a empresa a investir em projetos futuros de expansão, tente disponibilizar recursos de capital. Se a empresa tem uma saúde financeira sólida, fica mais fácil acumular capital.
Em geral, o capital para financiar a expansão dos futuros projetos vem das reservas de caixa da empresa. Com um capital de giro mais consolidado você pode apostar em uma sazonalidade de vendas ou investir mais em uma campanha de mídia paga, porém, sem meter os pés pelas mãos.
Desse modo, é possível criar ações inovadoras e investir em tecnologias que possam gerar um impacto positivo e trazer retorno para a marca.
Como atingir as metas de marketing 2023 com o funil de vendas
Para determinar a saúde da sua máquina de aquisição de clientes e traçar estratégias focadas no alcance das metas para 2023, também é preciso desenhar o funil de vendas.
Nesse caso, o primeiro passo é entender os diferentes funis do seu negócio. Para isso, é possível separar os funis de várias formas, dependendo do nicho. Assim, essa divisão pode ser com base no canal de aquisição, por exemplo, também por país, por produto, etc.
Enfim, cada funil vai ter um perfil, formas de otimização e fontes de recursos diferentes umas das outras. Logo, é importante fazer essa segmentação.
Até mesmo porque sem ter um funil claro, as empresas tendem a investir em ações com pouco desempenho, pois não conseguem saber onde estão as principais oportunidades de crescimento.
A seguir, veja algumas ideias de objetivos de marketing para projetar o funil da sua empresa para o ano que vem.
– Calcule a receita necessária a partir das estratégias de Inbound Marketing.
– Identifique sua taxa de fechamento e quantas oportunidades você precisa para atingir suas metas de negócio.
– Determine quantos leads qualificados por vendas (SQLs) você precisa.
– Identifique a quantidade necessária de leads qualificados pelo marketing (MQLs).
– Defina quantos leads você precisa gerar. .
– Verifique quanto tráfego é necessário para atingir suas metas de marketing 2023.
– Defina seus benchmarks a cada trimestre.
– Faça um orçamento para Inbound Marketing
E você, como costuma fazer definir os objetivos da sua empresa? Se precisar de ajuda para planejar suas metas de marketing 2023, conte conosco.
Leitura recomendada: