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4Ps do Marketing, de volta ao básico

Metade do ano já foi e num piscar de olhos estaremos em 2023. Mas hoje vamos dar um passo atrás para dar vários à frente depois.

Que tal esquecer um pouquinho as automações de marketing e ações avançadas para focar em um conceito antigo?

Tudo começa com uma base sólida, e se você pular etapas pode ser que as estratégias mais avançadas não deem resultado.

Por isso, hoje eu trouxe de volta os 4Ps do Marketing!

P1 – Produto

Não se apegue a nada físico neste conceito. Seu produto pode ser uma roupa, um prato, a prestação de um serviço ou algo digital como um e-book.

  • O importante é você saber como desenvolver um produto que todo mundo quer comprar ou que se venda sozinho. Quem  não quer né?

Para isso, se baseie nas seguintes perguntas que o pai do Marketing, Philip Kotler, define em seu livro Princípios de Marketing.

  • Que desejo ou necessidade do cliente esse produto satisfaz? O que faz com que determinado público precise ter seu produto?
  • Que funções ou novidades esse produto precisa ter para chamar a atenção?
  • Como é o processo de produção desse produto?
  • Qual o diferencial do seu produto?
  • Como é o design do mesmo, incluindo características técnicas?
  • Qual é o ciclo de vida do seu produto?
4 ps do marketing - produto

P2 – Preço

Definir o preço do produto é fácil. Basta calcular quanto custa para produzir, promover e entregar, definir qual será sua margem de lucro e encontrar um valor que faça a conta fechar!

  • Acha mesmo que é fácil? Até mesmo a descrição acima dá um trabalhão para colocar em prática.

E eu preciso te dizer que o preço de um produto não é só o número de unidades monetárias que seu cliente irá pagar para tê-lo.

Quando se fala em Marketing em sua essência, preço está mais alinhado ao posicionamento de marca.

Pense em quantas marcas de Smartphone existem, quantos modelos existem e a variedade infinita de preços disponíveis.

Agora me diga, por que as pessoas fazem fila para comprar o aparelho de maior valor? Parcelam a compra em 12, 24 ou até 36 vezes para tê-lo?

É por causa do valor agregado. A empresa que o fabrica desenvolveu um produto fantástico e aliado a isso desenvolveu um branding matador.

P3 – Praça

Como você vai chegar até seu cliente *|PRIMEIRO_NOME|*? Como fazer isso da forma mais rápida, eficiente e barata? Eis o desafio.

No inglês o 3º dos 4Ps do marketing se refere a “Place” que seria melhor traduzido como lugar. Mas o termo Praça acaba sendo até mais adequado uma vez que não se trata apenas do ponto de venda ou local físico onde as pessoas encontrarão seu produto.

  • Neste P você precisa focar em logística, sobretudo atuando em um país de proporções continentais.

Encontrar os melhores meios de chegar ao seu cliente pode fazer a diferença em sua estratégia de negócio. E o que mais vemos são lojas virtuais com fretes absurdos, por exemplo. 

Talvez seja o caso de revisar com atenção o 3º dos 4Ps do marketing.

Aqui se destaca aquela marca de refrigerante que está em praticamente todos os países do mundo. Os caras levaram Praça realmente a sério e por isso são líderes globais no segmento.

P4 – Promoção

Por último e não menos importante a promoção. É aqui que entram os canais de comunicação, mídias sociais, sites, outdoors, rádio, tv, mídia online e etc.

  • É muito comum ouvir de quem não está tendo bons resultados neste P que “Marketing não funciona” sendo que os outros 3 P’s foram simplesmente ignorados.

A promoção é a publicidade. Em sua essência publicidade é tornar algo público ou de conhecimento amplo.

Então de nada adianta promover um produto mal desenhado, ou com o preço/proposta de valor desalinhados em uma praça mal definida.

No fim das contas é a promoção que leva a culpa, mas o segredo para um marketing eficiente está na boa execução e planejamento de todos os 4Ps

E para ter uma boa promoção concentre-se em responder às seguintes perguntas:

  • Como a concorrência promove seus produtos? Isso tem influência nas suas ações?
  • Se o seu mercado é sazonal, qual deve ser o cronograma para aproveitar as oportunidades de vendas e promoções?
  • Quais são os melhores canais e ações de relações públicas para apresentar as suas ações para possíveis clientes?
  • Quando e onde você pode divulgar, de forma eficiente, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?

Seu dever de casa hoje é repensar os 4Ps do seu Marketing

Reserve um tempo com seus sócios, caso possua, e tentem juntos repassar cada um dos 4Ps.

Você vai se surpreender com a quantidade de insights e melhorias que surgem deste exercício. Um conceito com mais de 60 anos se mantém relevante e atual.

E aí bora pôr em prática?

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