O Youtube é a maior plataforma de vídeo da atualidade, alcançando públicos de diferentes idades, perfis e interesses. Sendo assim, empresas que investem em mídia paga não podem ignorá-lo. O site ocupa o segundo lugar no ranking de mais acessados pelos brasileiros. O Youtube Ads, sistema de anúncios da plataforma, tem uma característica muito importante: o vídeo. Conteúdos audiovisuais estão dominando todas as plataformas e aumentam muito as taxas de conversão dos anúncios.
Entenda mais detalhes sobre o Youtube Ads e aprenda como anunciar na plataforma para alcançar clientes em potencial.
Entendendo o Youtube Ads
O Youtube Ads é uma ferramenta que permite que qualquer negócio anuncie seus produtos/serviços dentro do Youtube. Então, esqueça a ideia de que só os grandes têm espaço para expor seus anúncios: assim como Facebook Ads e Google Ads, o sistema possibilita que campanhas de todos os tamanhos sejam veiculadas.
Por se tratarem de serviços da mesma empresa, o Youtube (e o Ads) são vinculados ao Google Ads. Então, se você já tem uma conta de anúncios, criar uma campanha é ainda mais fácil.
É dentro do Google Ads que você cria, edita e otimiza campanhas para exibição no Youtube.
Formatos de anúncios do Youtube Ads
O Youtube Ads oferece, basicamente, três tipos de anúncios: Bumper Ads, TrueView e Discovery, e cada formato possui suas características e objetivos.
- Bumper Ads: Os Bumper Ads são exibidos no começo de vídeos e não podem ser ignorados pelos usuários. Eles são ideais para alcance, ou seja, impactar o maior número de pessoas possível.
- TrueView: Os anúncios TrueView não cobram por impressões aleatórias, isto é, só consomem investimentos caso o usuário tenha assistido ao anúncio por completo ou executa a chamada para ação. Este formato se divide em dois tipos: puláveis, que aparecem antes, no meio e após o vídeo e só são pagos quando o usuário assiste ao menos 30 segundos; e não-puláveis, que também aparecem em todas as fases do vídeo, mas que não podem ser pulados. Eles duram 15 segundos e você paga de acordo com as impressões.
- Discovery: Como o próprio nome sugere, são focados em descoberta. O criativo é uma miniatura do seu vídeo acompanhado de uma breve legenda. É exibido em buscas.
Youtube Ads e seu poder de segmentação
A plataforma de anúncios em vídeo mais usada do mundo também oferece possibilidades quase infinitas quando o assunto é segmentação.
Além da base enorme de canais com os mais variados temas imagináveis, é possível criar segmentações de público com base em interesses de busca, comportamentos online e dados como idade e gênero, além da clássica geolocalização.
Sendo assim se você, por exemplo, tem uma loja de móveis planejados em São Paulo e deseja anunciar no Youtube Ads, uma ideia de segmentação seria:
Segmentação de Canais
Um dos temas mais comuns entre canais do Youtube certamente é a construção civil. Então se sua persona está construindo, e mais especificamente, está na fase de acabamento, considere posicionar seu anúncio em canais que abordem este tema.
Segmentação por interesses de busca
Lembre-se que o Youtube também pertence ao Google e é claro que a plataforma iria se beneficiar do gigantesco banco de dados sobre buscas realizadas a cada segundo. Graças a isso é possível então anunciar para pessoas que buscaram por móveis planejados, ou termos similares. Então quando essa pessoinha está no youtube, o google conta pra ele que ela buscou por móveis planejados. E então mesmo que ela não vá ver um vídeo sobre construção civil ou acabamento, seu anúncio poderá ser exibido.
Segmentação por Comportamento Online
Esse é bem parecido com o anterior, só que mais amplo. Como assim? Você pergunta. Todo e qualquer usuário de contas google, ou que possuam login no Chrome, por exemplo, possuem um grande histórico de visitas e buscas no navegador. Com base nesses dados que são reunidos ao longo do tempo, o Google/Youtube consegue “prever” grandes acontecimentos na vida dos usuários, tais como: mudança de emprego, mudança de endereço, se tornar pai ou mãe, etc. Você pode estar um pouco assustado(a) agora, mas tudo isso é aceito pelo usuário nos termos de privacidade do Google ao criar uma conta. E para nossa loja fictícia de móveis planejados, isso é ótimo, já que conseguimos segmentar pessoas que estão construindo ou reformando suas casas.
Segmentação por idade, gênero e geolocalização
Essa é a mais clássica de todas. Será que o google sabe a idade e gênero das pessoas?! Ô se sabe! Então vamos aproveitar e segmentar o público com idade e gênero ideal para ver nossos anúncios. E tem também a segmentação por localização, essa é bem tranquila de entender, então se temos nossa loja em São Paulo-SP, bora anunciar para esse público que está na terra da garoa, certo?
Youtube Ads é caro?
A resposta é o bom e velho depende!
Como dito anteriormente, o Youtube Ads é uma plataforma completa de anúncios com soluções para todas as etapas do funil de vendas. Isso quer dizer que com os anúncios de vídeo no Youtube sua marca pode construir uma audiência, ter mais reconhecimento e alcance, além de conseguir gerar mais tráfego para o site/loja e é claro, gerar muitas conversões.
A depender de sua estratégia e objetivo, anunciar no Youtube Ads pode custar os olhos da cara ou sair a preço de banana.
Geralmente objetivos de topo de funil como reconhecimento de marca, alcance ou visualizações no vídeo custam menos do que cliques em links ou conversões. Isso porque o objetivo do Youtube, assim como o do Facebook ads, é manter os usuários o máximo de tempo possível nas plataformas. Então toda e qualquer ação que os tirem de lá vai custar mais caro.
Uma dica de ouro é criar uma segmentação bem estruturada e também anúncios criativos que realmente chamem a atenção do usuário nos primeiros 5 segundos. Assim você consegue uma boa taxa de interação e faz com que seus vídeos sejam mais assistidos
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