Você sabia como vender mais com redes sociais? Esse é um objetivo de muitos empreendedores, já que hoje ter contas comerciais no Instagram, Facebook, Linkedin e até mesmo no TikTok é indispensável. Se você já iniciou uma estratégia em redes sociais, mas não está obtendo os resultados esperados, posso dizer o que pode estar acontecendo.
Você se organiza para produzir conteúdos de qualidade? Investe em testes para compreender qual é o caminho mais eficiente para se comunicar com o público? É claro que nem tudo é matemático, mas a presença que você constrói nas plataformas precisa ser efetiva para que produza os resultados almejados por você.
Lembre-se, de alguma forma, você está nas redes sociais para entreter a audiência. E é exatamente isso que as redes demandam: que existam conteúdos relevantes, que prendam a atenção do usuário. Assim, os seguidores passam mais tempo nas redes; você ganha, as redes ganham.
Com isso em mente, podemos ver um passo a passo do que sua marca precisa para impulsionar sua visibilidade, chamar a atenção dos usuários e, como consequência, gerar mais negócios.
1) O poder do storytelling
O Storytelling é algo fundamental, mas ainda continua sendo muito ignorado, e não é atoa que é o primeiro tópico. Dessa vez, não esqueça de trabalhar essa abordagem, porque ela é importante e pode ser a chave de virada para seu perfil ganhar notoriedade.
Assim como um filme, devemos criar um roteiro para desenvolver os conteúdos. Então, é necessário contar uma história por meio das suas postagens e, principalmente, pelos stories. Esse formato de vídeo é ideal para a humanização do perfil – e, para isso, é necessário estabelecer uma rotina.
Considere a jornada de compra ao elaborar o que será veiculado em suas redes sociais (e no marketing como um todo). Antes do momento de compra, existem outras etapas decisivas para o sucesso da comunicação, como a descoberta e a consideração, por exemplo.
Dica: Antes de colocar uma caixinha de perguntas, conte algo e pode ser sobre qualquer coisa. Os seguidores vão se sentir mais à vontade para interagir sabendo que existe uma pessoa que está do outro lado.
2) Se divirta fazendo conteúdo
Não adianta criar conteúdos engessados. Os usuários vão notar que não é algo natural da sua parte. Então, não transpareça que está lendo um texto ou tentando reproduzir algo que você não está confortável de fazer. Surfe na onda de forma espontânea.
Caso você não tenha essa habilidade, veja quem no time pode estar à frente na criação desses conteúdos.
3) Mais vídeos e menos fotos
O temido vídeo. Pois é, não tem outro jeito. Para que os seguidores se identifiquem com sua marca, vamos ter que mostrar esse rostinho. Um ponto forte da produção de conteúdo é HUMANIZAR o perfil, porque redes sociais é sobre pessoas.
Fuja o máximo possível de fotos de bancos de imagem, pois isso irá criar um distanciamento maior entre empresa e público. Essas fotos são ótimas como um “quebra galho”, mas não podem ser determinantes na sua estratégia.
4) Engajamento é melhor que ter muitos seguidores
Desmitifique o tal de crescer na quantidade de seguidores. Além de deixar entretidas, você tem a responsabilidade fazer os usuários realizarem ações (curtir, comentar, comprar, compartilhar, marcar, seguir, etc). Pessoas engajadas têm um poder maior de falar mais da sua marca e fazer compras recorrentes.
Não quebre o fio condutor que rege as redes: ALIMENTAR – ENTRETER – ENGAJAR
Dica: Se seu engajamento estiver muito baixo, responda suas próprias enquetes pelos stories. Essa não é uma tática para enganar os algoritmos, mas sim para estimular seus seguidores mais tímidos na hora de iniciar um diálogo.
5) Faça o Social Listening
Está aí um ótimo radar para saber como trabalhar os conteúdos e vender mais com as suas redes sociais. Veja o que a audiência está falando da sua empresa para entender qual ponto pode ser melhorado ou se existem assuntos possíveis de serem abordados nesses canais.
Existem plataformas na internet que podem te ajudar no Social listening ou você consegue pesquisar organicamente usando hashtags e visitando as principais páginas que se relacionam com sua temática.
6) Diversifique os formatos dos criativos
Se o Instagram disponibilizou uma infinidade de ferramentas é porque estão lá para serem usadas. Não seja econômico, faça Reels, IGTV, utilize filtros personalizados, enquetes, carrossel de imagens, challenges, dublagens, etc. Não faltam opções para serem exploradas.
Assim, você vai perceber o que seu público se interessa mais e depois replicar mais vezes. Encontre o formato que é a sua cara e deixe os usuários mais interessados pela sua sua história.
7) Entenda o tom da sua marca
Uma pessoa tem uma personalidade, não é? Modos de se comunicar, maneiras de agir, preferências… o mesmo acontece com marcas.
O tom é a maneira como você irá lidar com as situações na internet. Pode-se dizer que é a personalidade que sua marca abraça nas redes sociais. Então, se será mais bem humorado com memes ou se terá conteúdos educativos e didáticos é você que deverá avaliar. Existem empresas que apostam em criar diferentes tons para cada canal, então, estude antes e entenda o que seus seguidores esperam do seu trabalho.
Além dos assuntos apresentados, veja mais questões práticas e pontuais para serem feitas:
- Responda os comentários;
- Coloque o link do site na BIO;
- Insira seu catálogo no Instagram Shopping;
- Veja os melhores horários para postar;
- Acompanhe as tendências.
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